Plenário

Lideranças

João Carlos Nedel Foto: Lívia Stumpf
João Carlos Nedel Foto: Lívia Stumpf

Nesta segunda-feira (4/4), no período de Lideranças da sessão ordinária, foram feitos os seguintes pronunciamentos:

ATRASO - João Carlos Nedel (PP) destacou matéria publicada pelo jornal Zero Hora sobre as obras da Copa 2014 e a lentidão de como as coisas acontecem no país. Disse que o mesmo problema se aplica em Porto Alegre, onde inúmeras obras demoram muito a acontecer como o acesso norte do Porto Seco, o alargamento da Vicente Monteggia, a recuperação dos corredores das avenidas Osvaldo Aranha e Protásio Alves. Observou que obras em andamento, como a ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho, estão desatualizadas devido à demora para o seu início. (VBM)

LIXÕES - Adeli Sell (PT) disse que tem dialogado com o secretário da Saúde e reclamou da proliferação de lixões na cidade. Apontou um na Orfanotrófio, onde há uma “reciclagem a céu aberto”. Segundo Adeli, na Dona Malvina existem outros cinco lixões. O mesmo se repete no extremo-sul, onde encontrou os mesmos lixões que encontra no centro próximo à Praça da Matriz. O que está acontecendo, assinalou Adeli, é que o DMLU não fiscaliza a empresa licitada. “O gestor público que não cobra essa ação comete prevaricação”. Para ele, o diretor-geral do DMLU está prevaricando e questionou onde estão os contratos e as planilhas. “A coleta seletiva virou peça de ficção”, provocou. (FCC)

DIFICULDADES - Nilo Santos (PTB) disse que há um convite para que o secretário da Saúde venha à Câmara Municipal, mas que a solicitação chegou apenas na sexta-feira (1/4), no final da tarde. Criticou a maneira como a Cosmam está conduzindo a questão da saúde pública. Disse que poderia chegar na tribuna e afirmar que “essa UPA fui eu quem propus”. Para Nilo, não é assim que se conduz o processo. Pontuou que atualmente realiza um trabalho sobre as populações de rua da cidade. (FCC)

MULTAS - Idenir Cecchim (PMDB) disse considerar um absurdo a Brigada Militar querer cobrar valores altos para manter convênio com a Smic. "Por que estão pedindo dinheiro justamente num período de troca de governo", questionou. Sobre o DMLU, disse que teve oportunidade de falar com a direção do departamento e que a qualquer momento todos os contratos podem ser colocados à disposição do vereador do PT. Cecchim se colocou a favor da reforma do código de posturas do município instituindo multas pesadas contra quem suja a cidade. (FCC)

DEMOCRACIA - Dr. Thiago Duarte (PDT) afirmou que os trabalhos da Cosmam estão ocorrendo de forma propositiva e democrática. “Reaproximamos médicos que estavam apartados da Secretaria”. Garantiu que está mediando o problema das emergências, as pichações, a regulação de leitos para que pacientes não precisem retornar a postos de saúde antes de ser encaminhados aos hospitais. “Se o secretário não pode estar em todas as sessões é compreensível”. De acordo com Dr. Thiago, quando não pode vir o titular da pasta envia seus representantes. "É importante ser democrático", encerrou. (FCC)

SAÙDE – Engenheiro Comasseto (PT) lembrou que o tema saúde não passa um dia sem ser um grande debate. "A criação das UPAs é esperada por todas as comunidades". Lembrou ser um trabalho conjunto dos governos Federa, Estadual e Municipal. "A primeira UPA a ser instalada já tem quase a totalidade de seu recurso, mas para as outras três precisa ainda a localização e a verba". Comasseto sugeriu que um dos período temáticos das quintas-feiras seja utilizado para auxiliar na escolha e na liberação das verbas das UPAs. (RT)

DMLU – Reguinaldo Pujol (DEM) concorda que a coleta de lixo não está das melhores. Mas afirmou que o diretor do departamento, Mário Monks jamais prevaricou em suas atitudes. "Pode ter sido uma negligência administrativa", afirmou. Pujol sugeriu que o diretor seja convidado para esclarecer os problemas que a cidade vem enfrentando com relação a coleta do lixo. (RT)

GOVERNO -  Mário Fraga (PDT) informou que foi convidado pelo Prefeito José Fortunati para exercer a vice-liderança do governo na Câmara Municipal. Fraga afirmou que pretende realizar um trabalho conjunto com os atuais líderes do governo, João Antonio Dib e DJ Cássia. Com relação ao lixo, ele informou que o diretor do DMLU reconhece que houve atraso no cronograma de recolhimento mas que aos poucos estão colocando em dia. (RT)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495) 
Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)