Plenário

Lideranças

No período de Lideranças da sessão desta quarta-feira (31/10) da Câmara Municipal, os vereadores discutiram os seguintes assuntos:

QUESTIONAMENTOS - Adeli Sell (PT) questionou o plenário sobre qual a verdade com relação aos panfletos distribuídos na área central da cidade, mais precisamente para os ambulantes, informando que serão distribuídas casas para essas pessoas. Outro fato questionado foi a obra realizada no terreno localizado nos fundos da Carris, com a promessa de que seriam casas para a associação dos funcionários. Adeli quer saber o que existe de verdade nesses fatos. “Questionar, fiscalizar e cobrar é dever de todo político”, afirmou. (RT)

CRÍTICA – Nilo Santos (PTB) pediu a vereadora Margarete Moraes (PT) que “tenha mais cuidado” ao criticar os colegas vereadores em seus pronunciamentos. “Ela foi infeliz quando decidiu atacar o nosso líder de bancada, Dr. Goulart, que foi indicado para uma sub-relatoria da comissão que vai tratar da revisão do Plano Diretor”, disse. “Goulart vai tratar da proteção e prevenção do patrimônio cultural e natural da cidade.” De acordo com Margarete, Goulart não teria capacidade para defender o tema. “Ele é um médico com diversas especialidades no exterior”, disse Nilo, ressaltando que inclusive o vereador é autor de letra carnavalesca reconhecida em CD premiado por Margarete quando secretária da Cultura. (RT)

SECRETARIA – Mário Fraga (PDT) defendeu o secretário da Juventude, Mauro Zacher (PDT). Segundo Fraga, a Secretaria da Juventude vêm realizando um bom trabalho, e, se for feita uma análise profunda, é pouco o tempo de existência para receber tantas críticas. O vereador disse ter solicitado ao secretário que permaneça na pasta, pois, para ele, o trabalho está sendo produtivo. Fraga lembrou também que a secretária municipal da Educação, Marilu Medeiros, anunciou que mais uma escola será construída e creches serão reativadas. (RT)

AUDIÊNCIA – Sebastião  Melo (PMDB) comentou que a audiência pública realizada nesta quarta-feira para debater mudanças na Previdência Municipal é um tema "importante, complicado e que deve ser avaliado e analisado com muito cuidado". Para ele, a Previdência deve ser tratada com profissionalismo. Melo disse aceitar o desafio do debate, pois o importante, na sua opinião, são os interesses da cidade e do cidadão. “Precisamos ter cuidado na elaboração da lei previdenciária dos municipários para que, no futuro, todos tenham o mesmo benefício”, ressaltou. (RT)

ESCOLAS - Maristela Maffei (PCdoB) falou sobre proposta do MEC que pretende extinguir escolas especiais no Estado. “Não podemos permitir que fechem estas escolas, pois elas são motivos de inclusão na sociedade”, afirmou. Maffei disse ainda que faltam iniciativas e ações políticas em relação ao tema e defendeu que o papel das escolas é fundamental pois lá, as crianças são tratadas por profissionais adequados. A vereadora aproveitou para convidar os demais vereadores e a comunidade escolar para um debate que será realizado na próxima quarta-feira (7/11), na Cece, que tratará do tema. “Não podemos permitir um retrocesso nesta área”, disse.(RA)

HOSPITAL -  Luiz Braz (PSDB) comentou sobre visita ao Hospital Parque Belém, localizado na Zona Sul da Cidade. “Acredito que maioria da população ainda tem em mente a figura de um hospital velho, arcaico e desatualizado”, ressaltou Braz informando que o hospital foi totalmente remodelado. “Agora temos lá uma instituição de saúde de primeiro mundo, com alas totalmente prontas para receber a população”. Braz defendeu que o Hospital poderia abrigar o Pronto Socorro da Zona Sul, tão esperado pela comunidade.  "Temos pronto socorro em várias regiões da cidade, menos lá”. Na opinião do vereador, caberia sacrificar um pouco do orçamento para outras demandas para ofertar este trabalho à Zona Sul. (RA)

BANCO - Ismael Heinen (Dem)  falou sobre a conquista dos brasileiros que vão abrigar os jogos da Copa do Mundo em 2014. “Espero que façamos um evento de brasileiros, resgatando o turismo com sobriedade”. O vereador também comentou sobre a inauguração de mais uma agência do Banco Sicredi em Porto Alegre. “Este banco nasceu aqui no Rio Grande do Sul e merece todos os elogios dos gaúchos”. Disse que o banco adota um sistema de cooperativas de créditos, onde cada associado tem participação nos lucros. “Diferente dos demais onde poucos ganham”. (RA)

INFORMÁTICA - Newton Braga Rosa (PP) disse que levantamento no setor informática no Estado constatou um déficit de 1.700 profissionais na área. Disse que em 2006 a Associação de Empresários ligados a área fez um convênio com três escolas de 3º Grau para que as mesmas capacitassem jovens egressos do 2º Grau, ministrando cursos. “A procura foi enorme”, ressaltou. O vereador informou que a mesma Associação o procurou para que fizesse algo semelhante no Município de Porto Alegre. “Estamos estudando para saber como inserir no governo municipal esta iniciativa”, informou. O vereador considera que uma vez implantada a proposta, o exemplo servirá positivamente para outras cidades do Estado. (RA)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)