Lideranças
No período de Lideranças da sessão ordinária desta quarta-feira (4/8) os vereadores discutiram os seguintes temas:
DROGAS Dr. Thiago (PDT) informou ter participado em Brasília do Seminário Internacional de Políticas Públicas sobre drogas. Dr. Thiago disse que na Holanda o usuário de droga é tratado como doente e atua como sentido de reduzir os danos. Prevenir é mais importante que curar, afirmou. O vereador informou também que no dia 16 de agosto a Comissão de Seguridade Social da Família da Câmara Federal realizará audiência pública em Porto Alegre para tratar do assunto drogadição. "Esta será a primeira ação da Frente Parlamentar Anti drogas do Legislativo no segundo semestre", disse. (RT)
VIAGEM Engenheiro Comasseto (PT) viajou a Brasília no mês de julho com objetivo de tratar no Ministério da Cultura dos eventos nativistas do Rio Grande do Sul. De acordo com ele, o objetivo foi tratar com o Ministério a liberação de recursos para o festival Laçador da Canção Nativa. Comasseto espera que esses recursos sejam bem aplicados em nome da cultura riogrendese. No Ministério das Cidades, disse existe a proposta de liberação de R$ 480 milhões para mobilidade urbana. (RT)
CENTRO - Tarciso Flecha Negra (PDT) pediu mais atenção ao Centro Histórico e seus monumentos. "O Centro poderia ser mais bonito e atrair mais turistas, que tirariam mais fotos e divulgariam a Capital em suas cidades". Tarciso, porém, agradeceu à Smov, especialmente ao Departamento de Iluminação Pública, que fez melhorias nas luzes da Rua da Praia, conferindo mais segurança para as pessoas. O vereador também lamentou a redução dos espaços de lazer e esportes nos bairros. "Depois não adianta chorar sobre o leite derramado", disse. (CB)
VETOS - Aldacir Oliboni (PT) manifestou indignação de sua bancada com os vetos feitos pelo Executivo a emendas dos vereadores ao projeto do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental. Oliboni lamentou, especialmente, as muitas emendas de cunho social vetadas e de importância fundamental, como a que previa um recuo de 60 metros para construções na orla do Guaíba. Oliboni fez um apelo para que se consolide, na Casa, a ideia de criar uma nova comissão para avaliar os vetos do prefeito ao PDDUA. (CB)
ACAMPAMENTO - DJ Cassiá (PTB) definiu como desrespeito e falta deconsideração a atitude da Fundação do MTG na reunião da Cedecondh ocorrida ontem. Segundo o vereador, a FMTG alegou, em documento, que não prestaria contas dos gastos do Acampamento Farroupilha de 2009 à Câmara porque já havia prestado a quem deveria. DJ lembrou que o Acampamento usou espaço público e recebeu recursos do município. (CB)
ACAMPAMENTO II - Idenir Cecchin (PMDB) concordou com Dj Cassiá, alegando que é preciso adotar a Lei da Ficha Limpa também para o Acampamento Farroupilha. Na sua opinião, não é possível que a máquina pública seja usada e não haja prestação de contas. Para Cecchin, é preciso exigir a prestação dos gastos de todos que usarem espaços e recursos públicos para eventos. O vereador ainda afirmou que "ninguém tem o direito de prometer à Câmara que vai prestar contas e não cumprir a promessa, como fez a FMTG. (CB)
HPS - Fernanda Melchionna (PSOL) apresentou denúncia de que há um surto de contaminação pela bactéria acinetobacter no HPS de Porto Alegre. Conforme ela, a ala de cardioclínica do hospital está interditada desde sexta-feira passada porque oito dos 12 leitos estão contaminados. "Este problema é fruto da falta de investimentos em pessoal e em infraestrutura", disse Fernanda, cobrando explicações da Prefeitura sobre o caso. (MAM)
UPA - Engenheiro Comassetto (PT) disse que a Prefeitura e o Estado precisam definir logo se querem ou não participar do projeto federal das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Segundo ele, os recursos federais estão disponíveis há mais de um ano e até agora nenhuma das quatro UPAs foi instalada. Comassetto defendeu a implantação de uma unidade junto ao Hospital Parque Belém, na zona Sul. "Hoje, se alguém sofre um acidente no Lami leva 40 minutos até chegar ao HPS." (MAM)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)