Plenário

Lideranças

Alceu Brasinha Foto: Lívia Stumpf
Alceu Brasinha Foto: Lívia Stumpf

Na sessão ordinária desta segunda-feira (18/04) os vereadores trataram dos seguintes temas no período de Lideranças:

SAUDOSO – Alceu Brasinha (PTB) disse que foi a Santa Cruz de la Sierra e que os táxis da cidade boliviana não passam de “lata velhas” e que ficou com saudades de Porto Alegre. “O transporte público de Porto Alegre é bom demais”. Segundo Brasinha, aqui tudo funciona, os ônibus, os táxis, as secretarias e a gestão. Na cidade boliviana, explicou Brasinha, o trânsito é caótico, pois os motoristas não respeitam a sinalização, avançam buzinando sem qualquer respeito às leis de trânsito. Para Brasinha, o transporte público da capital gaúcha é um exemplo positivo. (FCC)

TÓQUIO – Idenir Cecchim (PMDB) assinalou que se sente feliz com o “Brasinha Internacional”. Conforme Cecchim, ele torce para que Brasinha possa viajar a Tóquio para conhecer o “verdadeiro sistema de transporte integrado”, englobando trens de alta velocidade, metrô, ônibus, funcionando em perfeita harmonia. Cecchim elogiou ainda a operação de fiscalização da SMIC que em sua opinião é irretocável. Ele quer que os fiscais recebam adicional de periculosidade em seus salários, pois “correm muitos riscos”. (FCC)

HPS – João Antônio Dib (PP) saudou o Hospital de Pronto Socorro, que amanhã, 19 de abril, completa 67 anos. “Trata-se de um projeto feito pelo José Loureiro da Silva, o melhor prefeito da história de Porto Alegre”. Dib informou que o prédio tem estrutura para oito andares, mas que foram erguidos quatro pavimentos conhecidos até hoje. Ele cobrou do município uma homenagem a dois ex-diretores do HPS, os médicos Luiz Carlos Eli e Sérgio Cattani de Curtz. Segundo Dib, essa é uma reivindicação de antigos médicos que serviram no HPS. (FCC)

CPI – Reginaldo Pujol (DEM) disse entender ter um compromisso com Porto Alegre em não se manifestar antes do encerramento da CPI do PróJovem. Como relator, Pujol disse não querer emitir opinião: "mas não posso deixar de afirmar que a Comissão não é chapa branca ou operação abafa, como muitos disseram". Todos os integrantes da CPI estão realizando um excelente trabalho, e as irregularidades apontadas estão sendo averiguadas, isso mostra que a comissão é séria e realiza um trabalho correto. (RT)

PLÁGIO - Fernanda Melchionna (PSOL) falou sobre documento referente aos referenciais curriculares da rede municipal de ensino de Porto Alegre, que segundo ela foram copiados de outros municípios brasileiros. Salientou que até mesmo a apresentação é uma cópia da prefeitura municipal de Niterói e que outros parágrafos inteiros foram, segundo ela, plagiados. Questionou se as realidades dos dois municípios são iguais e criticou a Secretaria Municipal de Educação e a diretoria pedagógica, que deveriam dar o exemplo em trabalhos em pesquisa, mas estão apenas copiando o que já está pronto. (VBM) 

PROPOSTA - Professor Garcia (PMDB) relatou visita à Câmara Municipal de São Paulo, que segundo ele, também debate questões comuns ao Legislativo porto-alegrense, como a mobilidade urbana e de temas correlatos à realização da Copa do Mundo. Propôs a aproximação das duas câmaras de vereadores. Disse que o presidente da Câmara de São Paulo virá a Porto Alegre em maio para ações conjuntas entre os dois legislativos. Também propôs uma reunião com todas as câmaras municipais da Grande Porto Alegre para tratar de questões comuns das cidades. (VBM)

FESTA - Mario Fraga (PDT) falou de festa, realizada neste final de semana, na Praça do Triângulo, no Bairro Belém Novo.”Antecipamos as comemorações da Páscoa para que as crianças e a comunidade fossem beneficiadas em função do feriado”, disse o vereador. Fraga agradeceu ainda a presença da Smam, Dmae, DMLU e Smed que, segundo o vereador estiveram envolvidas no evento. “Houve transversalidade, uma herança deixada pelo ex-prefeito José Fogaça e seguida por Fortinati”, ressaltou Fraga. (RA)

RUA - João Antônio Dib (PP) comentou polêmica envolvendo a troca do nome da Rua dos Andradas para Rua da Praia. Sugeriu que, embaixo do nome atual fosse colocado o novo. “Para se trocar o nome uma rua é muito complicado. Precisaria ir até um cartório de registro de imóveis e mudar todas as escrituras e documentos fiscais”, esclareceu Dib. Falou que em 1973 já teve sta preocupação. “Fui até o GBOEX que me deu algumas placas de alumínio dizendo Rua dos Andradas e embaixo Rua da Praia. “Estão até hoje lá”, disse o vereador. (RA)

METRÔ - Mauro Pinheiro (PT) falou sobre reunião da Frente Parlamentar do Metrô, realizada na última sexta-feira (15/4). Disse que estiveram presentes representantes da EPTC, Ministério das Cidades e Trensurb. “No encontro foi feito um relato bastante importante sobre o trânsito na cidade”. Ele falou ainda sobre uma pesquisa feita em Brasília, onde foi constatado que Porto Alegre tem o 5º pior trânsito do país. “Alguns motivos apontados são a tomografia, a falta de planejamento estratégico e o fato de que nos últimos dez anos a frota de automóveis particulares cresceu 40%”. (RA)

SAÚDE - Aldacir Oliboni (PT) defendeu que as questões relacionadas à saúde deveriam ser prioridades em todos os governos. “Alguns não tem, pois grande parte dos municípios acaba utilizando os serviços de Porto Alegre”, disse Oliboni. Para ele é preciso trabalhar a ideia de ampliação dos PSFs. “grande parte da população da capital não tem atendimento em casa e fica dependendo dos postos de saúde”. Oliboni falou também sobre comentários de que algumas unidades de saúde estariam fechando. “Na unidade São Carlos existe este boato, mas se for verdade, queremos apelar ao governo municipal para que não feche”. (RA)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)