Plenário

Lideranças

Reginaldo Pujol Foto: Eduarda Amorim
Reginaldo Pujol Foto: Eduarda Amorim

Durante o período destinado às comunicações de lideranças, na sessão ordinária desta quarta-feira (4/5), os vereadores trataram dos seguintes temas:

CLIMA - Maristela Maffei (PCdoB) relatou sua participação em recente seminário nacional sobre mudanças climáticas promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. Segundo Maristela, o relatório final do evento aponta que a "segurança internacional no planeta passa por mudanças", necessitando resposta multilateral e uma normativa internacional capaz de gerar desenvolvimento sem causar danos ambientais. "Os riscos pelas alterações climáticas são reais." Maristela ressaltou que, no século XXI, há uma clara mudança de consciência universal como resultado das políticas de preservação do meio ambiente. (CS)

ONDE - Mauro Pinheiro (PT) cobrou resposta do Executivo sobre a lotação em cargo em comissão de Ana Pelini, que foi presidente da Fepam durante o Governo Yeda Crusius e agora ocupa cargo no Executivo municipal. "Por onde anda Ana Pelini?", questionou Mauro Pinheiro, observando que ela aparece no quadro de cargos em comissão da Procempa, ao mesmo tempo em que o prefeito José Fortunati anuncia a sua nomeação como sua assessora especial. Lembrou que a Procempa tem, hoje, mais de 50 CCs lotados na autarquia e salientou que a população tem direito a saber essas informações. (CS)

TRÃNSITO - Tarciso Flecha Negra (PDT) parabenizou Paulinho Rubem Berta (PPS) pela festa que promoveu com a comunidade do Bairro Rubem Berta em comemoração aos 24 anos daquele bairro. "Paulinho é um vereador que luta pela comunidade. Ele valoriza o seu passado de líder comunitário." O vereador também apelou para que sejam retomadas as campanhas de educação no trânsito e respeito às faixas de segurança. "O início da campanha anterior foi muito bom, teve muita mídia, mas passado o primeiro ano foi tudo esquecido. Para haver paz no trânsito é preciso campanhas de mais longa duração". (CS)

INQUÉRITO - Pedro Ruas (PSOL) informou ter recebido notificação do Ministério Público do RS dando conta que foi aceita representação, levada por ele e a presidente da Casa, Sofia Cavedon (PT), questionando o último reajuste tarifário do transporte coletivo na Capital e pedindo sua anulação. O MPE informa ter instaurado inquérito na Promotoria de Defesa do Consumidor para apurar a legalidade do reajuste. "Há 22 anos não temos licitação para o transporte coletivo em Porto Alegre. Os reajustes tarifários são ilegais. A ATP não tem legitimidade para reivindicá-los, pois não há concessão em vigor neste momento." (CS)

PLANILHA – João Antônio Dib (PP) esclareceu que Ana Pellini está lotada no gabinete da Articulação Institucional da Prefeitura Municipal. Ele prosseguiu afirmando que em 1956 foi convidado para assumir o cargo de diretor de planejamento do setor de transportes na Capital. A partir daí, ele organizou as 16 empresas para operarem o transporte coletivo da cidade “e que são as mesmas de hoje”. Segundo Dib, não há concessionário de transporte público em Porto Alegre. O sistema ocorre por permissão em condição precária e provisória. “Nunca houve concessão em Porto Alegre, apesar da intervenção terrível do PT”, afirmou. (FCC).

PROFECIA – Alceu Brasinha (PTB) assinalou a passagem dos 30 anos da primeira conquista do campeonato brasileiro pelo Grêmio no Morumbi: “Foi muita alegria, muita festa e, eu vi o Tarciso jogar. Hoje poderá ocorrer o efeito imortalidade”, continuou. Brasinha acredita que o Grêmio irá reviver sua imortalidade para reverter o placar contra a Universidade Católica do Chile e irá às quartas-de-final da Copa Libertadores. Sobre outro tema, se queixou da dificuldade de realizar a atividade de micro e pequeno empresário, "pois tem de se cuidar dos assaltantes, dos fiscais e dos falsos fiscais". (FCC)

FRAUDE - Fernanda Melcchiona (PSOL) disse que a Universidade das Ciências da Saúde de Porto Alegre passa por uma grave crise porque dois de seus principais dirigentes foram condenados por licitação fraudulenta, envolvendo serviços de comunicação prestados por uma agência, beneficiada por essa fraude. Conforme Fernanda, as denúncias partiram dos alunos da Universidade. A vereadora solicitou o afastamento da cúpula da instituição que, em sua opinião, está agindo contra as investigações. (FCC)

CANSADO – João Antônio Dib (PP) ponderou que as leis devem ser fruto da experiência e da luta e que o maior perigo da humanidade é o cansaço dos bons. “Eu não sou bom, mas sou um otimista”. Para ele, o governo federal é insatisfatório porque a presidente da Republica, os ministros e o presidente da Petrobrás não se entendem sobre aumento de combustíveis. Para Dib, “há um Congresso Nacional vergonhoso”. Ele assegurou que existem diversos líderes com processos judiciais e que são ficha suja. “Há excesso de senadores. Não tem como se manter otimista diante das barbaridades que a imprensa publica. Então não valem as leis nem os regimentos internos”, finalizou Dib. (FCC) 

OPORTUNISMO - Reginaldo Pujol (DEM) chamou a presidente da Casa, vereadora Sofia Cavendon (PT), de oportunista. “Ela propõe aos vereadores que tomem ônibus hoje às 18h30 no Centro rumo à Restinga, justamente em dia de jogo. Sabemos que vão estar lotados. Não ando de ônibus demagogicamente e não concordo com este gesto fantasioso”, disse. Falou também sobre manifestação do vereador Pedro Ruas (PSOL): “Essa ilegalidade (no aumento das tarifas de transporte coletivo) vem sendo chancelada por vários governos. Mas o que me preocupa é que em fevereiro combinamos que faríamos um seminário na Casa sobre o assunto e agora fico sabendo que Sofia foi ao Ministério Público tratar do tema”. Pujol declarou ainda que não quer mais o evento. (RA)

VIOLÊNCIA - Maristela Maffei (PCdoB) falou sobre a violência, que segundo ela, o mundo todo vem vivendo ultimamente. “Temos vários exemplos de jovens que vêm sofrendo e não tem como se defender”. Disse que os Estados Unidos manda milhares de jovens para as frentes de batalhas. “Eles têm as vidas ceifadas e são mortos cruelmente”. Na opinião da vereadora, os americanos são os mesmos terroristas que nos brindam com o enforcamento de Sadan Hussein e agora com o assassinato de Osama Bin Laden. Falou também das brigas de torcidas no jogos em Porto Alegre. “As pessos que vão aos jogos estão sendo agredidas com garrafas de cervejas que são arremessadas nos carros”. (RA)

ESTARRECIMENTO - Idenir Cechim (PMDB) disse ter ficado estarrecido ao ler em revista que a prefeita de Fortaleza, do PT, mandou fazer um jardim na Avenida onde mora o namorado. “É uma barbaridade usar dinheiro público para beneficiar o namorado”. Cechim disse ficar preocupado porque todos os dias tem visto atos parecidos. ‘O governador da Bahia mandou servir três toneladas de carne para os sem-terra acampados em frente ao palácio e eles esqueceram de reclamar por reforma agrária”, comentou o vereador dizendo que os gastos foram feitos com verbas públicas. Na opinião do vereador a presidente Dilma Roussef está com pneumonia em função de tanta corrupção que tem visto. (RA)

ILUMINAÇÃO - Luiz Braz (PSDB) falou do projeto Reluz, votado na Casa. Disse que 70% da cidade vem recebendo as novas lâmpadas de vapor de sódio em troca das de mercúrio. “A cidade está ficando mais bonita e com esta benfeitoria passa a economizar energia elétrica e poluindo menos”, declarou o vereador. Ele destacou ainda que a aprovação da proposta na Casa está fazendo diferença. “Este projeto iniciou na Câmara e ganhou o conjunto da Cidade”. Braz falou também sobre o alto índice de corrupção em todos os níveis institucionais no Brasil. “A gente até fica com nojo de tanta impunidade”, disse o vereador exemplificando o Mensalão. “É um exemplo de que vale a pena roubar”. (RA)

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)