Plenário

Lideranças

Em Lideranças, os vereadores trataram dos seguintes assuntos nesta quarta-feira (28/5):

PONTAL - Margarete Moraes (PT) disse que a bancada de seu partido estranhou a forma como chegou à Casa projeto do Pontal do Estaleiro, assinado por 17 vereadores. "O projeto poderia ter sido enviado pelo prefeito, que pode propor mudanças no regime urbanístico". Margarete acredita que o prefeito José Fogaça não assinou a proposta porque não concorda com o projeto. A vereadora também pediu que a Câmara negocie com a prefeitura a reabertura de diálogo do Executivo com o Simpa sobre a política salarial do município.(MAM)

DIRETOR I - Neuza Canabarro (PDT) pediu esclarecimentos ao relator do projeto de revisão do Plano Diretor, Luiz Braz, sobre a intenção dele de apresentar um substitutivo à proposta. A vereadora, que preside o Fórum das Entidades, teme que com o substitutivo os trabalhos voltem à estaca zero. Informou ainda que hoje ocorrerá a 35ª reunião do Fórum, quando serão colhidas as últimas emendas que o grupo apresentará à comissão do Plano Direitor. (MAM)

DIRETOR II - Luiz Braz (PSDB) garantiu a Neuza Canabarro que a apresentação de um substitutivo ao projeto de revisão do Plano Diretor não fará com que os trabalhos voltem à estaca zero. Conforme ele, a idéia é apresentar uma proposta que seja acolhida pela maioria dos vereadores que integram a comissão de revisão do Plano. "O objetivo é poder fazer um texto capaz de aproveitar contribuições apresentadas à comissão, deixando apenas as questões mais polêmicas para serem debatidas pelo Plenário." (MAM)

ORÇAMENTO - João Dib (PP) disse que ficou satisfeito com os números sobre a execução orçamentária da prefeitura no primeiro quadrimestre de 2008. Observou que a arrecadação de IPTU, por exemplo, em quatro meses representou 50% da previsão para todo o ano. Destacou ainda o superávit primário de R$ 150 milhões verificado no período. Dib ainda comentou proposta aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados que aumenta o número de vereadores no país. "Só pode ser porque os deputados querem mais cabos eleitorais." (MAM)

PLANEJAMENTO - Dr. Raul (PMDB) destacou a importância do Centro de Planejamento Familiar (CPF), previsto em lei originada de projeto de sua autoria. Conforme o vereador, o centro oferece serviços de educação e informação sobre medidas ligadas à fertilidade em escolas, clubes de mães e empresas. Dr. Raul ressaltou ser fundamental à população poder saber como e onde realizar procedimentos como vasectomia, ligadura de trompas e tratamentos contra infertilidade, por exemplo. O vereador ainda disse que a construção do camelódromo vai "de vento em popa" e admitiu ser favorável a uma nova CPMF, desde que a aplicação de seus recursos seja fiscalizada. (CB)

CASAS - Alceu Brasinha (PTB) afirmou que o Demhab nunca entregou tantos imóveis para a população carente como neste governo municipal. "Vão passar de 5 mil casas até o final da atual administração, mais do que o total dos 16 anos do governo do PT", garantiu. Segundo Brasinha, o que mais impressiona é o "trabalho sem ódio" realizado pelo governo Fogaça. "A cidade está avançando", disse. (CB)

SIMPA - Professor Garcia (PMDB) garantiu que o Simpa tem se reunido freqüentemente com o governo municipal e, nesta semana, teve atendidas duas reivindicações importantes: a ampliação da licença-maternidade para seis meses e o reajuste da Gratificação de Incetivo Técnico (GIT) para os técnicos-científicos. Garcia ainda informou que foi assinado o termo de bônus-moradia de R$ 40 mil para as famílias do entorno do Arroio Cavalhada, que serão desalojadas para as obras de ampliação da pista do aeroporto. (CB)

FÓRUM - Sofia Cavedon (PT) pediu, em nome da bancada de oposição, uma posição do presidente da Comissão do PDDUA, vereador Nereu D´Avila (PDT), quanto à solicitação do Fórum das Entidades para prorrogação do prazo de entrega de emendas. "O Fórum recebeu há duas semanas os últimos sub-relatórios da Comissão. As mais de 70 entidades vêm trabalhando com afinco desde novembro do ano passado", acrescentou. A vereadora considerou impossível que as entidades analisem e se posicionem até o prazo estabelecido, 30 de maio. "O Fórum pede mais 90 dias e essa Casa tem responsabilidade com isso". (TG)

CLIMA - Beto Moesch (PP) manifestou-se para comentar sua participação na Conferência Nacional do Meio Ambiente, realizada em Brasília. Informou que o tema do congresso foi as mudanças climáticas, que vem ocorrendo seguidamente no Brasil. “O evento foi presidido pela então ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que fez pronunciamento forte alertando para esse tema”. Na opinião do vereador, são os municípios, as entidades ecológicas e as associações de bairros que devem apontar soluções para esse fenômeno climático. “As nações têm soluções para o planeta, mas os municípios é que devem apresentar soluções para o dia-a-dia”, defendeu Moesch. (RA)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Taidje Gut (reg. prof. 13614)
Regina Andrade (ref. prof. 8423)