Plenário

Lideranças

Mauro Pinheiro Foto: Livia Stumpf
Mauro Pinheiro Foto: Livia Stumpf

Os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas nos tempos de Lideranças da sessão desta quinta-feira (3/12):

SUPERMERCADOS – Mauro Pinheiro (PT) está preocupado com a informação de que mais uma loja da rede Wal-Mart será inaugurada na Avenida Protásio Alves, ao lado de um supermercado de pequeno porte, que está no mercado há 44 anos. "O proprietário do supermercado está apreensivo, pois com a abertura desta nova loja, com a concorrência desleal, os pequenos acabam quebrando". Pinheiro convocou os vereadores para, juntos com o prefeito, buscarem uma solução com o objetivo de proibir a abertura de grandes lojas perto das pequenas que acabam sem sobrevida e fecham. (RT)

ORÇAMENTO – João Dib (PP) entende que a Câmara Municipal passa por um momento importante, a votação do orçamento do município. Segundo ele a Lei Orçamentária do Município (LOM) determina valores para que sejam utilizados em determinados setores. A prefeitura, afirmou Dib, tem realizado uma boa execução orçamentária. "Com relação ao reajuste do funcionalismo, o prefeito afirmou, em maio, que pagaria em três parcelas, através de um decreto". A Câmara, lembrou Dib, assistiu impune a atitude do prefeito e nada fez. "Um decerto não supera a lei que obriga o pagamento integral". (RT)

DEP – Airto Ferronato (PSB) cumprimentou a equipe do Departamento de Esgotos Pluviais (Dep) pela execução da nova rede de esgotos no bairro Santana. Conforme ele essa obra beneficiará cerca de 25 mil pessoas da região, com casas de bomba e macrodrenagem. Ferronato lembrou que a obra foi  licitada, contratada e aprovado o projeto quando ele esta do Dep como diretor. O vereador lembrou também que  os recursos para realização da obra foram captados no Governo Federal. (RT)

MORTE – Ervino Beson (PDT) agradeceu as manifestações de solidariedade pela morte do seu irmão. “Venho agradecer de público a equipe do médico Luiz Pereira Lima, junto com o seu corpo de enfermagem da Santa Casa de Misericórdia. Também agradece a todos amigos, políticos e pessoas que me confortaram em um momento tão doloroso”, disse.(RT)

EXPLORAÇÃO - Nilo Santos (PTB) criticou o Wall Mart por se instalar no Estado e prejudicar os pequenos empreendedores. Segundo o vereador, ao não proporcionar empacotadores e atendentes das balanças, tira muitos empregos da população porto-alegrense. “Os caixas é que acabam fazendo este serviço, trabalhando dobrado e ganhando apenas como caixas”. Falou ainda que os clientes também são prejudicados com essas ações. “Além de ficarem mais tempo na fila, acabam auxiliando os caixas”. (RA)

PISA - Na opinião de Pedro Ruas (PSOL) a frase da vereadora Maria Celeste (PT) publicada nos jornais de hoje dizendo que esta Câmara não pode se omitir diante dos fatos que vêm aparecendo na investigação da operação Solidária referentes ao PISA, remete os vereadores a uma reflexão. “Não temos ainda todos os elementos para uma verificação e denúncia, o que temos é a obrigação de não nos omitirmos”, enfatizou Ruas. Segundo o vereador, os parlamentares, além das atividades Legislativas, tem a função de investigar os atos do Executivo. “São duas faces da nossa atividade”. (RA)

PISA II - Valter Negelstein (PMDB) disse que o diretor do Dmae vem até a Câmara Municipal de Porto Alegre na próxima segunda-feira (7/12) para prestar todos os esclarecimentos em relação as denuncias de irregularidades no projeto do PISA. “Sugiro que todos os vereadores se façam presentes para não levantar injurias sem fundamento contra as pessoas”. Em relação ao tema, disse que o prefeito determinou como prioridade geral do município o levantamento de todos os dados referentes ao projeto. “Já solicitou ao TCE que investigue as denuncias”. Negelstein ressaltou, no entanto, que se as denúncias não forem comprovadas, alguém terá de pagar por isso. (RA)

PISA III - Pedro Ruas (PSOL) disse que o PSOL vem acompanhando pela imprensa as investigações que estão sendo feitas sobre denúncias de corrupção na prefeitura. “O que sei é conteúdo de matéria jornalística, não foi uma denúncia iniciada por nós como o foi o caso do governo Yeda”, afirmou. Para Ruas, é obrigação dos vereadores a fiscalização de “algo potencialmente muito grave”. Falando da necessidade de investigação do caso, Ruas pediu “punição para quem agiu mal”. Recordando que os vereadores Nagelstein e Melo pediram a saída do seu partido do governo Yeda, Ruas afirmou que o PMDB “perdeu uma oportunidade extraordinária no estado ao não se afastar do governo”. (CK)

IDOSOS - Dr. Raul (PMDB) afirmou que alguns partidos estariam se aproveitando da situação na prefeitura. “Jogar penas ao vento é muito fácil, recolhe-las depois ninguém consegue”, disse. O vereador aproveitou a oportunidade para saudar os seus colegas da Medicina da Ufrgs com quem se formou há 30 anos, em 1979, “em plena ditadura”. Elogiou o trabalho de todos os que, ao longo desse tempo, vêm “salvando vidas”. Saudou ainda os 40 anos do clube futebol ao qual é filiado, o Atlético Porto-alegrense, e saudou a aprovação pela Casa de projeto, ontem, que beneficia idosos e deficientes com a marcação de consultas por telefone. (CK)

Regina Tubino Pereira  (reg. prof. 5607)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Carla Kunze (reg. prof. 13515)