Plenário

Lideranças

Nilo Santos Foto: Mariana Fontoura
Nilo Santos Foto: Mariana Fontoura

Em sessão ordinária desta segunda-feira (30/5), os vereadores de Porto Alegre se manifestaram, no período de Lideranças, sobre os seguintes assuntos:

IGREJA – Elias Vidal (PPS) disse que a Assembleia de Deus Ministério da Restauração é mais uma igreja que vem para se somar as tarefas que classificou como árduas na vida das pessoas. Elias lembrou que ressaltou que tem trabalho pastoral há dez anos junto à Igreja Adventista e disse que, se não existissem as igrejas, as pessoas não teriam apenas mais problemas com as drogas, mas também de saúde. “Os senhores (da Assembleia de Deus), juntos com outros pastores, nos organizamos para cumprir as tarefas dessa missão de Deus”, finalizou. (LO)

LOTAÇÃO - Mario Fraga (PDT ) falou sobre a possibilidade de implantação de linhas de lotação para o extremo sul da Cidade. Disse que em audiência pública feita na Casa o presidente da EPTC informou que os estudos estão avançados. “Em breve teremos linhas para a Restinga e Belém Novo”, informou o parlamentar. Esclareceu, no entanto, que o projeto esta circulando na Casa. “Se não for aprovado pelos vereadores, ficará muito difícil”, alertou Fraga pedindo o apoio dos demais vereadores ao projeto do Executivo. “A chance é agora”. (RA)

REAJUSTE - Nilo Santos (PTB), dirigiu-se à presidente da Casa, cumprimentando-a pela luta ao lado dos municipários pelo aumento reivindicado junto ao Executivo. "Sugiro que a presidente tenha o mesmo empenho e conceda o reajuste aos servidores da Câmara Municipal, incluindo inflação e aumento real", destacou. Apelou ainda à sensibilidade da presidente para que atenda a outros itens como o aumento do vale-alimentação e salientou que as perdas salariais dos servidores precisam ser repostas: "eles continuam trabalhando na Casa, independentemente do resultado das urnas". (VBM)
 
PAUTA
- Aldacir Oliboni (PT) disse ter certeza absoluta de que Sofia Cavedon (PT) vai se empenhar para atender a pauta dos servidores da Câmara. Salientou que todos os trabalhadores merecem aumento, mas que a questão precisa passar pela Mesa Diretora. Comentou também a Conferência Municipal de Saúde, que segundo ele, dará as diretrizes com as mudanças que a cidade precisa para um melhor atendimento à população. "São necessários os serviços de pronto-atendimento 24 horas, com equipes multidisciplinares". (VBM). 
 
VAGAS -
Idenir Cecchim (PMDB) disse que as boas notícias estão acontecendo e citou o exemplo do Sindilojas que está oferecendo 700 vagas para pessoas que querem se qualificar para trabalhar no comércio da Capital. “Estão sobrando vagas e faltando candidatos”, por isso, saúdo a iniciativa do Sindicato”. Observou que no final do curso todos serão encaminhados para emprego. Salientou que o Sindilojas com esta atitude demonstra responsabilidade social. Também comentou os bons resultados obtidos por empreendedores do Camelódromo e citou exemplos de duas comerciantes populares que venceram. (VBM)
 
ALFÂNDEGA
- Adeli Sell (PT) disse que as boas iniciativas sempre são elogiadas, mas voltou a criticar a iluminação da Praça da Alfândega. Observou que o local à noite é uma escuridão, tornando-se perigoso. Também fez um apelo ao DMLU para que faça uma limpeza urgente da praça, que segundo ele, está uma imundice. Informou que já fez parte com o governo do Estado para dar maior segurança pública à área. Outra crítica foi em relação ao transporte público. Disse que recebe muitas reclamações de usuários das linhas Agronomia, T7 e o drama que vive a comunidade do bairro Belém Novo. (VBM)

LOTAÇÃO – Reginaldo Pujol (DEM) disse que a linha de lotação da Restinga já poderia estar funcionando pois já existe a lei que permite a concessão. Segundo ele, este tema está sendo tratado desde 1998. Pujol afirmou também que estão fazendo um favor para ele quando distribuem panfletos afirmando que ele é contra as linhas de lotações da Restinga e Belém Novo. “Quem me conhece sabe que eu milito desde 1998 neste tema, e esta informação só reforça a minha preocupação com a população da região sul e centro-sul”, argumentou.(RT)

MOÇÃO – Pedro Ruas (PSOL) entende que a Moção de Repúdio que foi votada ao relatório do novo Código Florestal mostra a preocupação da cidade de Porto Alegre com relação ao meio ambiente. Para ele, anistiar os criminosos até julho de 2008 é um retrocesso a legislação. “ O código anterior permitia a proteção ao meio ambiente. O votado agora, além de   desrespeitar, perdoa ao criminosos que desmataram”, argumentou. Segundo Ruas, com a aprovação desta moção Porto Alegre mostra que tem posição e preserva o meio ambiente. (RT)

GREVE – Sofia Cavedon (PT) informou que a greve dos municipários chegou ao fim, com a intermediação do Legislativo. Ela agradeceu ao líder do Governo na Câmara, vereador João Antônio Dib (PP) que ajudou nas reuniões com objetivo de encontrar uma solução para a classe. Sofia entende que a categoria sentiu confiança com a recepção do Prefeito para as negociações. Ela também pediu desculpas aos vereadores por ter participado das manifestação junto aos grevistas, pois afirmou que estava sendo cobrada da categoria do magistério. ”Sou professora e vou me aposentar como tal, não podia deixar de apoiá-los”, disse. (RT)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)

Leia também:
Ministério Restauração faz sete anos e recebe homenagem
Comunicações