Plenário

Lideranças/Grande Expediente

Durante os períodos destinados ao Grande Expediente e às Lideranças, na sessão ordinária desta segunda-feira (29/8), os vereadores trataram dos seguintes temas:

CPMF - Elói Guimarães (PTB) defendeu a recriação da CPMF, conhecida como "Imposto do Cheque". Para ele, apesar da carga tributária brasileira, demasiadamente pesada para a economia, o retorno da CPMF deveria ocorrer com a finalidade de prover a área da saúde com recursos. “Existem também problemas de gestão, mas a questão central da crise é a falta de recursos." Para Elói Guimarães, a proposta é uma defesa da saúde dos pobres, porque, em sua opinião, os ricos têm dinheiro para fazer cirurgias enquanto os desvalidos chegam ao centro cirúrgico depois de esperar de dois a três anos. O vereador criticou ainda a greve dos servidores da saúde de Porto Alegre, pois "existem setores que não podem parar". (FCC)

CICLOVIA - Mauro Pinheiro (PT) pediu ao prefeito José Fortunati que cesse as obras da ciclovia da Restinga. “Ela não está dentro da Lei”, disse o parlamentar. Segundo ele, o traçado não deve ter obstáculos no meio da pista. “A Lei diz que não podem ter degraus ou rampa que obstruam a passagem dos usuários, o que não está sendo respeitado nesta obra.” Pinheiro disse ainda que estão sendo gastos R$ 1 milhão na construção de 10 quilômetros. “É um verdadeiro desperdício do dinheiro público”, criticou o vereador, dizendo que já ingressou no Ministério Público pedindo providências. (RA)

PITACO - Idenir Cecchim (PMDB) criticou o Ministro Carlos Lupi, do PDT que, segundo o vereador, vem a Porto Alegre "dar pitaco" nas coligações locais. “São palpites desastrados, como fez na ocasião da aliança entre PDT e PMDB para o governo do Estado”, disse Cecchim. O vereador disse ainda que não sabe o que Lupi vem fazer em Porto Alegre e se meter nas eleições municipais. “Parece capacho de seu próprio emprego e um grande puxa-saco. Deixa até o próprio PDT constrangido”, considerou o vereador. “O grande mérito dele foi ter sido jornaleiro do Brizola”. (RA)

ATAQUE - Nilo Santos (PTB) disse que vem sofrendo ataque pessoal de um funcionário da saúde. “Ele seguidamente lidera badernas aqui na Casa”, informou o vereador, enfatizando que o mesmo está enviando e-mails para várias pessoas com críticas a posição dele, Nilo, em relação à greve dos funcionários da secretaria da Saúde. “Eu discordo realmente da solicitação dos servidores que querem assinar carga horária de 40 horas e trabalhar somente 30”, ressaltou Nilo Santos. Conforme o vereador, o funcionário  pede ainda no documento que não votem em Nilo nas próximas eleições. “Realmente não quero o voto dele porque uma pessoas assim só pode ser mau caráter.” (RA)

FUMO - João Carlos Nedel (PP) lembrou que hoje é o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo. “É um grande oportunidade para refletirmos sobre os malefícios que o fumo causa nas pessoas”, considerou Nedel. O vereador lembrou ainda que é autor da Lei que proíbe fumo em locais públicos. “Graças à minha iniciativa que, desde 2006, Porto Alegre está livre do fumo e a saúde da população, preservada.” Ele citou ainda dados segundo os quais, em 2010, 70 pessoas foram multadas por desrespeitar a Lei e que, neste ano, apenas quatro. “O que significa que a Lei está sendo cumprida.” (RA)

CICLOVIA – Reginaldo Pujol (DEM) afirmou que as explicações sobre os problemas da ciclovia da Restinga devem ser esclarecidos pelo governo Municipal. Principalmente, afirmou, por aqueles que defenderam o plano cicloviário de Porto Alegre. Segundo Pujol, se existem problemas a população obteve chance de dialogar, e o secretário da EPTC realizou os traçados necessários da ciclovia. (RT)

PDT – Dr. Thiago Duarte (PDT) solicitou a Idenir Cecchim (PMDB) que deixe o PDT de lado. Segundo ele, o partido já tem muitos problemas. “O ministro Carlos Lupi tem seus méritos”, afirmou. Com relação aos loteamentos irregulares na zona sul, Dr. Thiago afirmou que existe um compromisso do Executivo de não despejar as famílias. Outro tema abordado por ele foi com relação ao Dia Mundial de Combate ao Fumo. O vereador protocolou projeto com o objetivo de proibir o fumo em locais fechados. (RT)

Fernando Cibelli de Castro (reg. prof 6881)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)