Plenário

Sessão ordinária / Comunicações

Vereador Idenir Cecchim Foto: Mariana Fontoura
Vereador Idenir Cecchim Foto: Mariana Fontoura
No período de Comunicações, na sessão ordinária da tarde desta quinta-feira (21/3), na Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadores abordaram os seguintes assuntos:

PREVENÇÃO – Idenir Cecchim (PMDB) disse acreditar que a segurança deve realmente ser de responsabilidades dos governos federal, estadual e municipal. “A Polícia Civil vem fazendo um bom trabalho de esclarecimento de crimes”, destacou. Contudo, o vereador ressaltou a necessidade das forças policiais terem condições de trabalho também na segurança preventiva. “Temos de evitar os crimes e não apenas resolvê-los”, afirmou. “Estamos cansados de todos os dias fazer um enterro.” Cecchim explicou ainda que não foi possível ser construído o Território da Paz na Bom Jesus visto que o projeto acarretaria na derrubada de 50 casas. “Os tecnocratas de Brasília fizeram um projeto grande demais para aquela área”, criticou. (HP)

SÍNDROME – João Derly (PCdoB) destacou duas datas comemoradas neste 21 de março: os dias mundiais da Síndrome de Down e da Luta contra a Discriminação Racial. “Famílias com filhos que têm Síndrome de Down são guerreiras que enfrentam muitas dificuldades”, afirmou. O vereador destacou seu afilhado Yves Levi Dupont, judoca que foi o mais novo atleta com Síndrome de Down a receber no Rio Grande do Sul a faixa-preta. Derly também manifestou o repúdio, em nome do PCdoB, pela divulgação do índice de aumento de passagens para o transporte coletivo da Capital, de 6,51%. “Quem mais perde sempre são os trabalhadores, que têm necessidade de pegar diariamente ônibus para exercer suas funções.” (HP)

PASSAGENS – Clàudio Janta (PDT) lamentou que o Conselho Municipal de Transporte Urbano (Comtu) não exerça funções em defesa do interesse dos trabalhadores. “O Comtu deveria fiscalizar e buscar preços mais baratos para as passagens”, afirmou. O vereador lembrou que os empresários do setor reclamam trabalhar com prejuízos no transporte urbano. “Então devolvam as concessões para que a prefeitura faça nova licitação”, reclamou. Conforme Janta, nenhuma empresa que trabalhe no vermelho continua funcionando. “Se o transporte coletivo não dá lucro, devolvam as concessões à prefeitura”, repetiu. Janta disse ainda acreditar que o prefeito José Fortunati não deverá aceitar o valor sugerido pelo Comtu. (HP)

SEGURANÇA I - Alberto Kopittke (PT) falou sobre a segurança em Porto Alegre.  O vereador apresentou um projeto que visa estabelecer um estudo de impacto sobre a segurança pública. Kopittke fez um apelo para que o prefeito implante medidas que garantam a segurança. “Este é um tema importante, precisamos de parcerias, de mecanismos de segurança que protejam o cidadão e de equipamentos que auxiliem a polícia. Com integração e diálogo vamos vencer a violência”, concluiu. (TA)

CIDADE - Alceu Brasinha (PTB) parabenizou o governador Tarso Genro pelo trabalho que tem sido feito em relação à segurança. “A polícia tem feito um ótimo trabalho, estamos tendo bons resultados”, disse. O vereador exaltou a qualidade do transporte de Porto Alegre, que, segundo ele, “está cada vez melhor”. No entanto, criticou o sistema de lotações da cidade “Temos que ampliar as isenções nas lotações; esses benefícios são importantes para a população.” (TA)

SEGURANÇA II - Delegado Cleiton (PDT) parabenizou o Sindicato de Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia, que completou 33 anos no dia 20 de março. “São anos de luta e defesa dos direitos e interesses dos agentes policiais”, disse. Sobre segurança pública, o vereador cobrou mais investimentos. “É importante destacar o empenho da Secretaria de Segurança Pública e do Governo do Estado em relação à segurança, mas esses 33% que são destinados para segurança têm que ser dobrados.” O vereador também falou sobre a aprovação em primeiro turno da PEC das domésticas. “Esta é uma luta importante que amplia os direitos e traz dignidade ao trabalho das empregadas domésticas”, declarou.  (TA)
Textos: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
           Thamiriz Amado (estagiária em jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)