Plenário

Sessão ordinária/ Comunicações

Nos período de Comunicações da sessão desta quinta-feira (15/8), os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos:

FADERS - Paulo Brum (PTB) saudou a Faders e seu trabalho pela inclusão social das pessoas portadoras de deficiência (PPDs). Brum lembrou que, no dia 19, além da semana estadual, começam também as semanas municipal e nacional das PPDs. Conforme o vereador, há muito que comemorar nessa área. “Várias conquistas já estão ao alcance”, disse, lembrando que, antes da Constituição de 1988, as PPDs eram cidadãos de segunda classe. “Nosso voto era facultativo, por exemplo.” Segundo ele, mesmo com os avanços, é preciso estar atento para que todas as conquistas saiam do papel. (CB)

FADERS II - Reginaldo Pujol (DEM) cumprimentou o trabalho da Faders, que ocupou o período de Comunicações Temáticas na sessão de hoje. O vereador disse que torce para que tenham êxito todas as ações da Faders, que luta pela inclusão social das PPDs, e garantiu seu compromisso de apoiar as causas da entidade. “Essas pessoas enfrentam adversidades diariamente com coragem e destemor, e seu trabalho tem na base essa disposição de promover a felicidade e inclusão.” (CB)

TESTE - Christopher Goulart (PDT) lembrou que ontem protocolou projeto que determina a realização de teste de proficiência para os cargos em comissão. O vereador afirmou que propõe o debate na Câmara sobre o princípio da moralidade e da eficiência. Também divulgou que, amanhã, haverá uma ação de emprego apoiada pela Fasc, às 9 horas, no Largo Glênio Peres, para o preenchimento de vagas na Celulose Riograndense. Segundo ele, o salário médio é de R$ 1.200, com contratação imediata e todos os benefícios. (CB)

CPI - Cláudio Janta (PDT) falou sobre o “momento histórico” o qual a Câmara Municipal vive devido a protocolização da CPI da Procempa realizada ontem. “Queremos acompanhar a investigação que o governo já vem fazendo”, ressaltou. O vereador ainda disse que se a prefeitura “permitir que fiquem gastando milhões”, ela nunca terá dinheiro suficiente para construir escolas e investir na saúde. “Se uma minoria da base do governo acha que é normal jogar dinheiro pela janela, roubar dinheiro público, tirar dinheiro da saúde e da educação, o mundo está perdido”, afirmou. Janta enfatizou que será fiel à população de Porto Alegre e pediu que seus CCs sejam tratados de igual forma aos das vereadoras Séfora Mota (PRB) e Lourdes Sprenger (PMDB), exonerados ontem devido ao apoio das parlamentares à CPI. (LV)

ADVOGADO - Elizandro Sabino (PTB) destacou a Sessão Magna alusiva ao Dia do Advogado, realizada no teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa, que foi promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil no Estado (OAB/RS). O vereador estendeu o cumprimento pela data aos parlamentares que também têm formação na advocacia. Lembrou os avanços sociais conquistados com o apoio da classe, que luta pela preservação do Estado Democrático de Direito. E aproveitou para fazer um convite a todos para a sessão solene em homenagem ao presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, que em 3 de setembro receberá o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre. (MM)

PRECONCEITO - Delegado Cleiton (PDT) iniciou lembrando que todas as pessoas querem o passe livre para estudantes, mais médicos nas comunidades e outras pautas importantes que são reivindicadas pela sociedade. Falou também sobre um manifestante do Bloco de Lutas pelo Transporte Público que pegou um táxi na frente da Assembleia Legislativa. “Cheguei a brincar com ele que a luta não era só por 20 centavos”, disse. “Mas o que me chocou, na verdade, foi ver um estudante, um jovem, pegar a foto de uma vereadora e posar com ela no meio das pernas, pelado. Isso é preconceito contra a mulher”, afirmou. (MM)

CPI - Alberto Kopittke (PT) falou sobre o pedido de CPI para investigar a invasão da Câmara. “Entendo a iniciativa que a base governista tomou para ouvir os jovens que estiveram ocupando a Casa. Tenho certeza que eles estarão aqui para falar sobre isso. Só espero que essa ação não seja uma manobra para impedir a investigação da fraude na Procempa, nem do dinheiro que foi jogado pela janela. Até porque a sociedade vai perceber e verá os interesses que podem estar por trás dessa manobra”, afirmou. O parlamentar também pediu apoio aos projetos que proíbem a propaganda de cigarros e também a realização de eventos pela indústria do tabaco em espaços públicos da Capital. (MM)

Textos: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
   Luciano Victorino (estagiário de Jornalismo)
  Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)