Plenário

Sessão ordinária / Comunicações

Nesta segunda-feira (3/6), na sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadores e vereadoras trataram dos seguintes assuntos no período de Comunicações:

PRESÍDIO - Delegado Cleiton (PDT) pediu apoio dos vereadores à proposta encaminhada ao Governo do Estado de fechamento do Presídio Central e a construção, no mesmo local, de um Centro de Eventos para a Capital. Lembrou que várias entidades ligadas ao sistema prisional e aos direitos humanos têm visitado este local e criticado as condições em que vivem os apenados. "O Presídio Central precisa ser um local de ressocialização", disse. "Ou mesmo de socialização, pois muito dos que lá estão nunca foram socializados." Conforme o vereador, um presídio não pode contribuir para a diminuição da auto-estima dos apenados. "Precisamos fechar e transformar aquele presídio que só nos traz vergonha." (HP)

DEMOCRACIA - "Cada dia me espanta mais um governo eleito democraticamente pelo povo usar de violência e autoritarismo para calar este mesmo povo." Ao fazer esta afirmação, Sofia Cavedon (PT) disse que irá continuar o debate sobre a derrubada de árvores na região do Gasômetro e lembrou que várias entidades se manifestaram, não apenas contra a retirada das árvores, mas ao projeto a ser feito no local. "É inaceitável uma atitude autoritária deste porte na cidade berço da democracia participativa", salientou. "Aqui se brinca de participação", criticou. Sofia também disse saber que, na próxima semana, o Executivo deverá encaminhar ao Legislativo o Plano Plurianual, a seu ver feito sem debate popular. "A missão deste parlamento será tentar suprir a ausência de democracia que o governo municipal vem demonstrando, ato após ato." (HP) 

INOVAÇÃO - João Carlos Nedel (PP) lembrou ter estado em representação da Câmara Municipal, na semana passada, em viagem a São Francisco, Estados Unidos, juntamente com Valter Nagelstein (PMDB), Idenir Cecchim (PMDB) e Alberto Koppitke (PT). "O tema de nossa viagem foi inovação, também em nossas ideias", salientou, ao citar visitas feitas a empresas do Vale do Silício. Conforme disse Nedel, entre os convênios encaminhados está um com a Universidade de Stanford. "De concreto, já foi firmado convênio para a implantação de uma incubadora de empresas de tecnologia", festejou. Nedel lembrou que esta incubadora será financiada pela Pucrs e será instalada próxima ao campus dessa universidade. "Esta viagem será extremamente produtiva para Porto Alegre, com uma abertura de mentes para coisas novas e importantes para o futuro de nossa Capital", disse. (HP)

PROCEMPA - Mauro Pinheiro (PT) disse que a Procempa precisa ser elogiada por diversos aspectos. O vereador lembrou, entre vários fatos, que foi esta empresa quem iniciou a informatização das escolas municipais, desenvolveu o sistema de tarifação do Dmae, ligou as redes telefônicas dos órgãos municipais, contribuindo para redução nos custos, criou infovia com fibra ótica no município e foi a primeira a abandonar os grandes computadores adotando os micros. "Tudo isto foi a Procempa quem fez", salientou. "Mas de 1989 a 2004. Hoje, a empresa é manchete pela má gestão de seu presidente", completou. "Esperamos uma atitude imediata do prefeito. A história da Procempa está sendo destruída", pediu. "Não queremos o seu fim, mas a empresa forte e modelo como já foi." (HP)

SÃO FRANCISCO - Valter Nagelstein (PMDB) apresentou relato de viagem que fez na semana passada a São Francisco (EUA) e disse que Porto Alegre precisa buscar parcerias em políticas de desenvolvimento sustentável com aquela cidade. "Lá há a experiência de pequenos mercados orgânicos, há o forte incentivo ao ciclismo e uma rede de transporte público com bondes, trólebus e hidrovias, todos integrados." Lembrou que a Califórnia saiu da era do ouro, apostou na tecnologia e hoje colhe os frutos da cultura do empreendedorismo. "Gigantes como Google e Facebook nasceram lá", ressaltou. (MAM)

SÃO FRANCISCO II - Alberto Koppitke (PT) disse que, após a viagem a São Francisco (EUA), constatou que o grande desafio de Porto Alegre é estimular o conhecimento científico e o empreendedorismo, como faz a cidade norte-americana. "Os habitantes de lá descobriram que a riqueza está na soma de conhecimentos entre empresas, poder público e a sociedade. E o mais fantástico é que toda a cidade é voltada para os mais jovens, pois é da cabeça de um deles que pode sair a próxima revolução mundial." (MAM)
 
ÁRVORES - Idenir Cecchim (PMDB) criticou a vereadora Sofia Cavedon (PT). “Ouço a Sofia reclamar da Justiça e querendo saber quem determinou o corte das árvores. Que coisa impressionante; ela não se convence de que o Ministério Público, assim como a população e os meios de comunicação, querem o progresso da cidade”, afirmou. O vereador também elogiou o chefe da Casa Civil do Estado e a Brigada Militar por cumprir a lei. “A cidade é de todos, e não só de meia dúzia. Porto Alegre deve continuar se desenvolvendo, devemos criar condições melhores para a cidade.” (TA)
 
Textos: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
           Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
           Thamiriz Amado (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)