Plenário

Sessão Ordinária/Comunicações

Durante o período destinado às Comunicações e Grande Expediente, na sessão ordinária desta segunda-feira (7/11), os vereadores trataram dos seguintes temas:

HOMENAGEM - Elói Guimarães (PTB) destacou a importância da Comenda concedida pela Câmara Municipal ao jornalista Flávio Pereira, lembrando que a medalha procura distinguir pessoas que se destacam pelas contribuições que prestam à cidade em diversas áreas. Destacou ainda "o talento e esforço" de Flávio Pereira, bem como a sua trajetória em diversos veículos de comunicação. "A cidade quer te agradecer pelo muito que tens feito na área de comunicação", disse Elói ao homenageado. (CS)

HOMENAGEM II - Carlos Todeschini (PT) disse que a homenagem a Flávio Pereira podia ser estendida a todos os jornalistas "que dedicam seu espaço à construção de ideias livres em favor de um mundo melhor. Segundo Todeschini, a coluna representa a vontade do jornalista em contribuir para a democracia. Destacando que a Rede Pampa se afirma na contramão do monopólio da comunicação no Estado, Todeschini lamentou a falta de controle social e público na área de comunicação e defendeu a necessidade de se "passar a limpo todos os poderes do país". (CS)

CONVÊNIOS - Mauro Pinheiro (PT) registrou  o Jogo da Solidariedade que aconteceu nas dependências da Ulbra neste final de semana com o objetivo de angariar fundos para algumas entidades necessitadas. Com o arrecadado no evento foram beneficiadas a Apae e a Associação Pestalozzi, de Canoas. “Foi com grande satisfação que participei desta iniciativa que arrecadou recursos para estas entidades”, reconheceu o vereador. Ele falou ainda sobre o convênio que a prefeitura manteve com o Instituto Ronaldinho. Disse que pediu algumas informações ao Executivo após o rompimento do contrato. “Precisamos saber onde estão uma série de materiais que foram comprados e não sabemos onde estão”, salientou o parlamentar informando que no total a prefeitura repassou ao Instituto R$ 5.789 milhões. (RA)
  
CAMPANHA - Toni Proença (PPL)  falou sobre a campanha que a Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura da Câmara está divulgando. “Juntamente com outras parcerias estamos divulgando uma campanha de doação de livros com o objetivo de mobilizar a sociedade para que doe livros para os internos da Fase”, esclareceu o parlamentar. Ele disse que a campanha pede livros juvenis e gibis. “Para que leiam enquanto estão abrigados na Fase”, ressaltou o vereador. Falou ainda que esteve na Feira do Livro e viu no estande da Câmara o resultado da campanha. “Fiquei muito satisfeito com o que vi, pois constatei que a sociedade está se mobilizando e doando livros. A campanha está de vento em popa”. (RA)

UPA - Raul Torelly (PMDB) informou que  a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da zona norte, localizada junto ao terminal Triângulo, vai atender a mais de 300 mil pessoas. Disse que seis médicos estarão trabalhando durante as 24 horas, inclusive nos fins de semana, realizando, alguns tipos de exames, o que segundo ele desafogará as emergências dos hospitais próximos como o Cristo Redentor e o Conceição. Acredita que a UPA estará em funcionamento em até quaro meses. Destacou, ainda, a necessidade de mutirões, principalmente na área  de traumato-ortopedia. Acredita que essas medidas ajudarão a cidade a ter mais saúde. (VBM)

LIVROS - Tarciso Flecha  Negra (PSD) disse que a campanha para a doação de livros para os internos da Fase é uma forma de resgatar a cidadania. Também destacou a atuação dos deputados federais Romário e Danrlei que vêm percorrendo o país para ajudar as crianças com algum tipo de deficiência. Lembrou do jogo realizado no último sábado na Ulbra, que segundo ele foi uma festa linda com a participação das crianças dentro e fora de campo. “Já conhecia o Romário e o Danrlei como jogadores, agora vejo o trabalho deles no aspecto social. É preciso crescer e unir a sociedade para trabalhar por essas crianças”, acrescentou. (VBM)

PLANEJAMENTO - Dr. Thiago Duarte (PDT) elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Fundação de Proteção, sob a  coordenação de Luís Augusto Lara, que segundo ele está aplicando um método importante com as mulheres visando o planejamento familiar. Disse que é algo a ser seguido por outras secretarias. Também defendeu que os jovens internos da Fase não sejam separados pelos crimes cometidos e sim por suas dificuldades e características individuais. Lembrou que as ações educacionais são muito importantes para a recuperação dos jovens. Também destacou a Feira do Pêssego e o projeto aprovado para a criação do Centro de Eventos Ervino Besson. (VBM)

BANCAS - Adeli Sell (PT) disse que trabalha para que a Feira do Livro seja o momento do apogeu, um ponto de encontro da cultura, da difusão, do debate, da transformação. Defende atividades permanentes para estimular ainda mais o hábito da leitura em Porto Alegre. Acredita que a doação de livros é uma forma de estimular a cidade a ganhar mais leitores. Observou que existem muitas bancas de instituições na Feira do Livro. Acredita que a parceria do espaço entre os órgãos públicos poderia potencializar a divulgação das empresas e gerar economia. Acredita que algumas medidas podem fazer com que a próxima edição da Feira seja ainda melhor. (VBM)

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)