Sessão Ordinária / Comunicações e Lideranças
Os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas nos períodos destinados às Comunicações e às Lideranças, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (21/08):
Texto: Juliana Demarco (estagiária de jornalismo)
ALERTA - Bernardino Vendruscolo (PROS) afirmou que, enquanto constatar problemas em Porto Alegre, irá, primeiramente, alertar o governo municipal por meio dos discursos no plenário. "E se, mesmo assim, o problema não for resolvido, eu vou criticá-los até que algum representante do município me ouça." O vereador questionou se não há nenhum secretário do governo que esteja observando a questão do volume de lixo espalhado em diversas ruas da Capital. "Será que vai ser preciso cair uma chuva forte e entupir os bueiros para que o Executivo faça alguma coisa?", perguntou. (JD)
MORADIA - Sofia Cavedon (PT) afirmou que a reivindicação por moradia é uma das lutas mais legítimas da sociedade, pois envolve a dignidade dos seres humanos e suas famílias. "Somos parceiros na luta pelo fim do conflito que envolve a ocupação Marcos Klassmann", disse. A vereadora destacou também os 17 anos da Semana dos Direitos das Pessoas com Deficiência e afirmou que, quando não há estrutura suficiente para os cidadãos na cidade, é porque a própria sociedade está deficiente. "As ações em prol dos deficientes dá ânimo àqueles que necessitam de acessibilidade para se incluírem na sociedade", disse. (JD)
SEMANA João Ezequiel (PSOL) comentou que seu pai também era portador de deficiência física e teve poliomelite. Eu fico muito feliz que hoje, no Brasil, já conseguimos erradicar essa doença. Os profissionais de saúde, como eu, estão sempre empenhamos nessa causa. Aproveito para parabenizar o presidente do Comdepa, Rotechild Prestes, e dizer que ele me representa. Sobre o despejo das famílias da Ocupação Marcos Klassmann, afirmou que a bancada do PSOL estará junto com essas famílias. Precisamos apoiar a luta dessas pessoas que estão sendo despejadas. Mais de 700 famílias, entre idosos e jovens, ficarão sem direito à moradia, concluiu. (MK)
LUTAS - Engenheiro Comassetto (PT) defendeu os direitos humanos e à moradia. Temos uma grande luta que nós, dos Poderes Executivo e Legislativo, precisamos enfrentar. Existe a invisibilidade das pessoas com deficiência. Essas políticas públicas não chegam nas pessoas, sempre as mantém escondidas e fora da escola. No Brasil, cerca de 14% da população é considerada com deficiência, com anormalidades no funcionamento vital das pessoas., refletiu, acrescentando que a gestão passada aprovou o Plano Diretor de Acessibilidade do Município de Porto Alegre. Este plano está muito aquém do que a sociedade merece. As calçadas da Capital continuam com barreiras físicas, sem rampas e estrutura adequada. Já avançamos fazendo a Lei, agora precisamos canalizar recursos. (MK)
OCUPAÇÃO Comentando a ameaça de despejo dos moradores da Ocupação Marcos Klassmann, Pedro Ruas (PSOL) afirmou que os vereadores têm o mesmo compromisso da inclusão social, independentemente de partido, seja oposição ou situação. Vocês moram numa vila com um nome muito honrado. Eu sei que a situação de vocês é gravíssima. Contem conosco, a luta de vocês é justa. Queremos uma sociedade inclusiva. Quando o direito a moradia é negado, o direito à ocupação é natural, complementou, dizendo que a luta das pessoas que têm necessidades especiais também tem o apoio da bancada do PSOL. (MK)
LUTA - Engenheiro Comassetto (PT) afirmou que, na história recente do Brasil, está acontecendo o maior programa habitacional do país. Falta uma política habitacional que priorize a habitação de interesse social. Por que, em Porto Alegre, ainda não funciona a regularização fundiária?", questionou. Segundo ele, o programa já lançado pode financiar os projetos habitacionais, mas a responsabilidade de fazer a gestão precisa ser das entidades. "O Estatuto da Cidade prevê que os vazios urbanos podem pagar o IPTU progressivo. Uma cidade que respeita a cidadania não exclui as pessoas, explicou. (MK)
Texto: Juliana Demarco (estagiária de jornalismo)
Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)