Plenário

Sessão ordinária / Comunicações e Lideranças

Na sessão ordinária desta segunda-feira (12/8), vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos nos períodos de Comunicações e Lideranças:

MERCADO - Idenir Cecchim (PMDB) saudou notícia que indica estarem sendo finalizados os preparativos para reabertura do Mercado Público, após o sinistro ocorrido no final do mês de julho. Disse ter visitado este local no sábado (10/8), quando manteve contato com os lojistas do local. “Senti a ansiedade dos empresários e permissionários. Eles prestam um grande serviço para a cidade”, afirmou. “O Mercado é o nosso melhor cartão de visitas. Ele está sempre se modernizando sem perder suas características. É a alma de Porto Alegre e estamos todos felizes pela sua reabertura.” Cecchim também se solidarizou pelo falecimento de Marcelo Jacobi.

GARIBALDI - Bernardino Vendruscolo (PSD) disse que, na quinta-feira (15/8), a cidade deverá receber a visita de descendentes de Menotti Garibaldi, filho de Giuseppe e Anita. “Mandei e-mails para as secretarias municipais de Meio Ambiente, Cultura e Obras e Viação pedindo a limpeza da praça que tem um monumento a Garibaldi”, revelou o vereador. “Até o momento não recebi nenhuma resposta”, lamentou. ”Este monumento não foge à regra. Está igual aos demais da cidade”, completou. O vereador disse ainda que fará pedido de informações ao Executivo sobre a instalação de empresas funerárias na cidade. “Recebi denúncias sobre uma reserva de mercado”. (HP)

AEROMÓVEL - Engenheiro Comassetto (PT) disse estarem prontos estudos iniciados em 2011 sobre aeromóvel ligando o centro de Porto Alegre à Cohab Cavalhada, na Zona Sul. “São 60 mil passageiros por dia. Isso viabiliza um trem e não é necessário que seja o metrô”, afirmou. Comassetto lembrou que a linha ligando a Estação do Trensurb ao Aeroporto Salgado Filho, por aeromóvel, foi feita com recursos do governo federal. O vereador também destacou a presença da presidente Dilma Rousseff no Estado, no final de semana, bem como a inauguração de escola técnica federal em Osório, e disse que o governo federal vem mudando o enfoque na área de educação. Comassetto também prestou conta de participação em reunião do Conselho Nacional das Cidades, realizada entre 30 de julho e 1º de agosto, em Brasília. (HP)

JUVENTUDE – Márcio Bins Ely (PDT) lembrou o Dia Mundial da Juventude, comemorado nesta segunda-feira (12/8), e afirmou que o atual governo municipal, desde a gestão anterior, vem priorizando pauta de políticas públicas voltadas a essa faixa etária. Bins Ely destacou a criação da Secretaria Municipal da Juventude e lembrou ainda que, em seu primeiro mandato, propôs a criação do Estatuto da Juventude, “um projeto pioneiro”. O vereador igualmente saudou a passagem do Dia dos Pais e do Dia do Advogado, em 11 de agosto, e afirmou que a classe dos advogados, bem como a OAB, entidade que os congrega, “presta relevantes serviços para a democracia e a Justiça, se destacando por suas iniciativas junto à sociedade. (HP)

DENÚNCIA - Mauro Pinheiro (PT) recebeu na última semana denúncia contra a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e disse que gostaria de esclarecimentos do secretário Carlos Henrique Casartelli. Segundo ele, a Secretaria teria investido mais de um milhão de reais, sem licitação, para realizar palestras e oficinas e publicar um livro no ano passado. “Não questiono o evento em si, mas o modo como ele foi produzido, sem licitação e em ano eleitoral.” O pedido de verba, diz o vereador, teria sido negado num primeiro momento, mas reavaliado a aprovado por outro procurador, que ocupava cargo em comissão. Mauro Pinheiro pediu que a presidência da Câmara convide Casartelli para prestar esclarecimentos ao Legislativo. “Gostaria de entender o porquê do interesse nesses livros específicos e na realização dessas oficinas e palestras”, concluiu. (LV)

Textos: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
   Luciano Victorino (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)