Plenário

Sessão ordinária / Grande Expediente e Comunicações

Na sessão ordinária desta segunda-feira (6/10), os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas nos períodos de Grande Expediente e Comunicações:

BALANÇO - Sofia Cavedon (PT) lamentou que os eleitores da Capital não entenderam seu trabalho na construção de direitos. “Realmente eu esperava mais das urnas, porque entendo que o meu trabalho mudou a vida das pessoas”, disse, lembrando que lutou pelo reconhecimento do trabalho das cooperativas e a exigências para contratar cooperativas por parte do Executivo e destacando que isso foi possível graças a uma legislação que propôs na Casa. Sofia disse ainda que ajudou na luta dos rodoviários pelo fim do banco de horas que reprimia e explorava trabalhadores que faziam de 10 a 12 horas, enfrentando o frio, a chuva e a violência no trânsito. Por fim, destacou o projeto conjunto da bancada do PT na Câmara que determinou as Áreas Especiais de Interesse Social (Aeis) no Morro Santa Tereza com a transformação de um parque estadual no local de frente para o Beira-Rio. (FD)

PROTESTO - Delegado Cleiton (PDT) lamentou que o deputado federal mais votado no Rio Grande do Sul tenha sido Luiz Carlos Heinze (PP), que fez 161 mil votos condenando a existência de negros, quilombolas e homossexuais. Disse que se sente triste e indignado ao ver uma votação expressiva para quem “dissemina homofobia, preconceito e racismo” e concluiu citando um pensamento de Antoine de Saint-Exupéry: “Tu te tornas responsável por aquilo que cativas”, disse o vereador. “Este senhor cativou mais de 160 mil pessoas”, lamentou. (FD)    

BALANÇO I - Fernanda Melchionna (PSOL) agradeceu os 23.310 votos recebidos nas eleições deste domingo (5/9), lembrando que é fruto do reconhecimento do trabalho do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). “Me orgulho de ter contado com o apoio de centenas de jovens que saíram às ruas voluntariamente para fazer campanha, apoiando as ideias do partido.” A vereadora saudou o vereador e futuro deputado estadual Pedro Ruas (PSOL) como o grande vitorioso no processo eleitoral deste domingo (5/9). Finalizou destacando o desempenho da presidenciável Luciana Genro nas urnas, o que, na sua opinião, demonstra a força das propostas do PSOL. (FD).

Texto: Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)