Plenário

Sessão Ordinária/Lideranças

Os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes temas nos tempos de Liderança da sessão desta segunda-feira (21/5):

PROCEMPA I - Mauro Pinheiro (PT) saudou a decisão da 7ª Vara da Fazenda que concedeu liminar à Promotoria de Defesa do Patrimônio Público determinando que a Procempa não poderá contratar novos Cargos em Comissão (CCs). Disse que embora o órgão da Prefeitura tenha muitos CCs, não consegue realizar o trabalho que deveria prestar. Lembrou que em 2004, a Procempa possuía apenas 10 Cargos em Comissão e os serviços eram melhores. Acrescentou que só com a intervenção da justiça foi possível parar com a farra das contratações. (VBM)

PROCEMPA II - Sofia Cavedon (PT) disse que observa, há muito tempo, que existe uma ligação íntima entre a Secretaria da  Educação de Porto Alegre com a Procempa. Afirmou que vários eventos foram realizados pelo órgão, que burlam a licitação. Observou, ainda, que uma série de materiais, de toda ordem, foram comprados para o Instituto Ronaldinho Gaúcho. Também se disse espantada que a Secretaria da Educação tenha cancelado uma reunião com a Atempa, sob alegação que uma vereadora seria beneficiada. Afirmou que as monitoras das escolas infantis ficaram frustradas pelo cancelamento e que a reunião não se constituiria em ato político como foi alegado. (VBM)

PROCEMPA III - João Dib (PP) criticou a postura dos vereadores Mauro Pinheiro e Sofia Cavedon, ambos do PT, em relação à Procempa. Segundo Dib, os vereadores estão usando o período pré-eleitoral para divulgar "meias verdades" sobre a empresa. Dib sustentou que todos os atos praticados pela Procempa envolvendo licitação para contratação de serviços e compra de equipamentos estão dentro da lei. "E os vereadores só souberam das ações da companhia porque a Prefeitura de Porto Alegre é transparente e presta à sociedade as informações necessárias. (MAM)

PISA - Paulinho Rubem Berta (PPS) rebateu reclamações de Adeli Sell (PT) sobre transtornos que a obra do Pisa estaria causando a quem navega pelo Guaíba. O vereador observou que a sinalização dos locais onde não é permitida a navegação foi determinada pela Marinha. "Além disso, está havendo ampla divulgação dos locais impróprios. Quem está errado é quem insiste em navegar nestes locais." (MAM)

EDUCAÇÃO - DJ Cassiá (PTB) cobrou de Sofia Cavedon (PT) uma postura mais crítica em relação à Secretaria Estadual de Educação. "A vereadora só vem reclamar aqui da Smed, que cumpre a lei do piso nacional, mas não fala nada sobre o Estado, que está fora da lei." Cassiá pediu que Sofia ocupe a tribuna e faça uma comparação entre os anos que ela dirigiu a Smed e a gestão atual da secretaria. "A atual secretária, Cleci Jurach, está fazendo uma revolução na educação infantil", garantiu ele (MAM)

DIABETES - Elias Vidal (PV) exibiu medalha de 635º colocado na Corrida para Vencer o Diabetes, realizada no final de semana na Capital. Disse que mais de dez mil pessoas participaram do evento, que tem por objetivo conscientizar sobre a doença e recolher recursos para financiar o tratamento de 2,5 mil crianças atendidas pelo Instituto da Criança com Diabetes. "Porto Alegre é a terceira capital do país em mortes pela doença, que causa problemas circulatórios, renais e de visão", alertou o vereador. (MAM)

CASARÃO - Pedro Ruas (PSOL) destacou trabalho do jornalista Paulo Germano publicado no jornal Zero Hora deste domingo (20/5), páginas 4 e 5, sobre o casarão da Rua Santo Antonio, 600 em Porto Alegre, para onde durante a ditadura militar presos políticos eram levados, interrogados e torturados. O local se tornou o símbolo da violação de direitos humanos disse o vereador destacando que lá foi assassinado o sargento Manoel Augusto Soares, depois encontrado com as mãos amarradas no Rio Jacuí. Saudou ainda a iniciativa do prefeito José Fortunati para identificar outros locais que serviram de base dos torturadores durante a ditadura. (FD)

IGP - Dr.Thiago Duarte (PDT) destacou a reforma que está sendo proposta no Instituto-Geral de Perícias do Estado (IGP) e pediu a intervenção da Assembléia Legislativa para que seja mantida a independência dos legistas, peritos e papiloscopistas, na confecção e preenchimento de laudos. Pede ainda que cargos de diretor-geral, corregedor e supervisor sejam cargos efetivos do IGM para assegurar a independência. “A perícia é fundamental para que a justiça possa ter clareza quanto as provas como assegura a constituição estadual de 1989” afirmou o Dr. Thiago. (FD)

EXPLORAÇÃO - Nelcir Tessaro (PSD) saudou a iniciativa da secretária nacional de Direitos Humanos Maria do Rosário que acompanhada de nomes famosos como a cantora Fafá de Belém, lançou antes da partida Inter e Coritiba no estádio Beira Rio a campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Alertou que os casos podem ocorrer perto da gente, na vizinhança, com a participação da própria família. Campanhas como esta encorajam as vítimas a procurar as autoridades e denunciar o uso da violência. (FD)

COPA - Airto Ferronato (PSB) lamentou que o treinamento para trabalhadores visando a Copa do Mundo de 2014 no Brasil foi mal divulgado em Porto Alegre. Lembrou que durante sessão da Comissão da Copa na Câmara, houve uma chiadeira geral porque muitos não ficaram sabendo da existência de cursos de especialização que beneficiariam  principalmente os jovens. “Não se ouviu manifestações nos meios de comunicação ofertando vagas de treinamento”, revela Ferronato. Sugeriu que nas próximas vezes se reserve uma sala no Mercado Público para que todo o cidadão possa buscar informações e se inscrever. (FD)

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Flávio Damiani (reg prof. 6180)