Plenário

Sessão Ordinária / Grande Expediente e Comunicações

Nos tempos de Comunicações e de Grande Expediente da sessão desta segunda-feira (9/4), os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos:

DESPEDIDA – Reginaldo Pujol (DEM) disse que abril tem sido marcante em sua vida. Lembrou que deixa a Câmara neste mês, com a volta de Kevin Krieger (PP), e que, em abril de 1975, assumia, pela primeira vez, a direção de um órgão público - o Demhab. “Dos dois períodos em que estive no Demhab tenho recordações muito positivas”, afirmou. Disse que assumiu o Demhab quando “queriam acabar com o órgão porque havia a Cohab, mas, felizmente, isso não aconteceu”. Segundo Pujol, o loteamento da Restinga Nova foi um dos projetos do Demhab que deram certo, mas não o único. Na época, conforme o vereador, foram criados 18 conjuntos habitacionais por atuação direta do Demhab, em parceria com a Cohab. Pujol ainda garantiu que não está se despedindo da Câmara. “Pretendo voltar para cá pelo voto popular”, declarou. (CB)

LIXO - Sofia Cavedon (PT) denunciou as sérias deficiências na coleta do lixo em Porto Alegre. “Recebemos reclamações todo dia de focos de lixo, e cabe a esta Casa uma análise mais detida dessa temática”, disse. Sofia lembrou que os problemas se agravaram depois que a coleta foi totalmente terceirizada e se encerrou a ação direta do DMLU nas vilas. Segundo a vereadora, o discurso da prefeitura é de que a população não tem cuidado com o lixo, “mas os focos se multiplicaram”. Sofia garantiu que o problema ocorre em toda a cidade, mas as vilas são as que mais sofrem. Conforme a vereadora, a empresa terceirizada falta ou não entra nas pequenas vias e becos onde antes o DMLU atuava. De acordo com Sofia, a cidade está colapsada por causa do lixo: há focos de ratos, e os dejetos entopem bueiros e valões, provocando alagamentos. De acordo com Sofia, o DMLU gasta mais hoje, mas é ineficiente. (CB)

CETE - Professor Garcia (PMDB) pediu hoje ao secretário do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe, que repense na decisão de proibir que os usuários do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete) tenham o direito de escolher o profissional de educação física para acompanhar nas caminhadas. “Acho muito forte está decisão do governo do Estado não permitindo que as pessoas tenham livre arbítrio”, considerou o vereador. Garcia informou que mais de mil pessoas usam o Centro de Treinamento diariamente. “Entendemos que todos tenham cadastro médico, mas dizer qual profissional deve acompanhar é demasia.” (RA)


CPI - Luiz Braz (PSDB) falou sobre a atitude do prefeito José Fortunati que liberou os vereadores da base aliada para que assinem a CPI do Instituto Ronaldinho Gaúcho. De acordo com Braz, “A única coisa que espero é que não haja oportunismos e que tenhamos a convicção de que uma CPI é instalada para investigar.” O vereador comentou ainda que amanhã (10/4) a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa estará reunida para ouvir o parecer do vereador Elói Guimarães (PTB) sobre a possibilidade de instalação da CPI,  pedida pelo vereador Mauro Pinheiro (PT). “Eu acredito que após esta decisão, nem deveríamos os reunir”, disse o vereador. (RA)

DÍVIDAS - Reginaldo Pujol (DEM) alertou que a população de baixa renda, no Brasil, tem sofrido as consequências pelo endividamento com financiamentos de recursos oferecidos pelos bancos. "Foi esse tipo de financiamento que gerou a crise pelo sub prime nos Estados Unidos", disse Pujol. Ele ressaltou que os aposentados não estão tendo condições de pagar os financiamento e estão tendo de refinanciar suas dívidas. "O povo foi estimulado a se endividar e, agora, a refinanciar seu endividamento." Observou que os banqueiros sempre foram favorecidos pelo sistema econômico brasileiro e que as pessoas da classe baixa serão as mais prejudicados pela política econômica atual. (CS)

ABANDONO - Maria Celeste (PT) afirmou que Porto Alegre vem enfrentando um "completo abandono dos serviços públicos" e precarização do DMLU na coleta dE lixo. Ao mostrar fotos de zonas periféricas da cidade ao plenário, Celeste frisou que bairros como Lomba do Pinheiro, Santa Rosa e Jardim Protásio Alves sofrem com o acúmulo de lixo nas ruas e com o esgoto a céu aberto. "Precisamos de um programa efetivo para direcionar resíduos da construção civil e podas de árvores para um lixo adequado. Hoje vemos esse tipo de lixo sendo colocado em terrenos abandonados e em locais públicos."Quando chove, as ruas alagam e o lixo se espalha entre o esgoto, provocando um caos para os moradores". (ES)

ALÍVIO - Elias Vidal (PPS) elogiou a postura do prefeito José Fortunati ao liberar a base aliada do governo para assinar a CPI do Instituto Ronaldinho Gaúcho. "Isso só me deixa mais aliviado de que eu estava no rumo certo ao colocar minha assinatura no documento". Para Vidal, muitos vereadores terão que rever suas críticas e suas posições. "Quero especialmente me referir aos vereadores Idenir Cecchim e Paulinho Rubem Berta por terem me chamado de palhaço na época. Espero que se arrependam ou tenham a mesma postura com os vereadores da base que agora farão parte da CPI", disse. Para o parlamentar, o preço que se paga por posições polêmicas é sempre injusto. (ES)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)