Plenário

Sessão ordinária / Grande Expediente e Comunicações

Delegado Cleiton (PDT) Foto: Ederson Nunes
Delegado Cleiton (PDT) Foto: Ederson Nunes
Nos períodos de Grande Expediente e de Comunicações da sessão plenária de hoje (7/10), os vereadores trataram dos seguintes temas:

IDOSOS - Luiza Neves (PDT) apresentou relato de viagem que fez, representando a Câmara Municipal, a Minas Gerais no último dia 23 de setembro. Na cidade de Juiz de Fora, ela participou de evento comemorativo aos dez anos do Estatuto do Idoso. Conforme ela, no encontro foi decidido que será solicitada uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff para discussão de uma política nacional para o idoso. Luíza anunciou ainda que apresentará proposta para criação da Frente Parlamentar em Defesa do Idoso no Legislativo de Porto Alegre. "O estatuto trouxe conquistas, mas é preciso avançar mais. É preciso aprovar novos projetos que assegurem mais direitos." (MAM)

ATRASOS - Engenheiro Comassetto (PT) criticou a gestão da prefeitura por atrasar obras na cidade financiadas com recursos federais. Citou os casos do Pisa e do BRT, cujas obras, segundo ele, estão atrasadas por problemas em projetos sob responsabilidade da Prefeitura. "O Pisa está com cinco anos de atraso porque o projeto original foi modificado sem justificativas adequadas e sem transparência. No caso das obras dos corredores de ônibus para implantação do BRT (ônibus rápido), observou que estão paradas porque o Executivo não elaborou os projetos e não os aprovou junto ao Ministério das Cidades. Comassetto cobrou também a aprovação do projeto 029/13, da bancada do PT, que institui o programa de gestão pública no transporte coletivo na cidade. (MAM)

FESTA – Mario Fraga (PDT) comentou que no último final de semana, foi realizada a 33º edição da Festa do Ridículo. Também agradeceu, o vice- prefeito Sebastião Melo, o secretário da cultura, Roque Jacob, que reuniu 15 mil pessoas. (GS)

SOLIDARIEDADE – Delegado Cleiton (PDT) parabenizou o filho Gabriel, que está completando 23 anos hoje. Lembrou também que hoje fez um ano que as eleições de 2012 aconteceram no Brasil. O vereador elogiou o vereador Cláudio Janta, que se desligou do PDT para ingressar no partido Solidariedade, e disse que também foi convidado para se filiar ao partido. No entanto, resolveu ficar no PDT. “O PDT é o meu lugar”, salientou. (GS)

WINOGRON – Alberto Kopittke (PT) mostrou uma reportagem no telão sobre “Um brasileiro na Guerra do Yom Kipour”, do médico ortopedista e seu pai Abraão Winogron. O vereador também criticou uma obra do DEP que foi iniciada na Vila Safira e reclamou que o Departamento nunca mais apareceu para fechar o valão aberto. Kopittke convidou a todos para participarem, no dia 16 de outubro, do debate sobre “A Democracia na Era da Internet", que será realizado no auditório Ana Terra, da Câmara de Porto Alegre.  (GS)

SAFIRA – “Porto Alegre está muito bem servida, a Capital tem uma oposição operosa”, comentou Reginaldo Pujol (DEM). Ele elogiou a vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) por ser a única vereadora da oposição que estava presente, naquele momento, no Plenário Otávio Rocha. Pujol ainda criticou o vereador Alberto Kopittke (PT), que reclamou das obras do DEP na Vila Safira. (GS)

Texto: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
  Guga Stefanello (reg.prof. 12.315)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)