Plenário

Sessão ordinária / Grande Expediente e Comunicações

Nos períodos de Grande Expediente e de Comunicações da sessão plenária desta segunda-feira (14/10), os vereadores trataram dos seguintes temas:

INVASÃO - Márcio Bins Ely (PDT) tratou de vários assuntos no período destinado ao Grande Expediente. Inicialmente ele apresentou informações sobre a CPI da Invasão, da qual é relator, destacando que o prejuízo para o erário foi da ordem de quase R$ 1,3 milhões pelos 10 dias em que a Câmara Municipal ficou parada. “Recursos públicos que poderiam ser aplicados em várias áreas”, afirmou. Ele também fez referência à ativista do Greenpeace Ana Paula Maciel, presa na Rússia por pirataria; destacou o anúncio do metrô de Porto Alegre; criticou o aumento da taxa de juros no Brasil; e lamentou o leilão de petróleo que está para ser realizado no campo de Libras. “Não existe um país no mundo que venda o petróleo desta forma. Nós não podemos compactuar com isto aí!”, alertou, criticando a prática “entreguista” do governo federal. (GF)

SEMINÁRIO - Alberto Kopittke (PT) convidou os vereadores para o ciclo de seminários Diálogos Necessários, que será realizado na próxima quarta-feira (14/10). Conforme o parlamentar, esta será a segunda edição dos debates e o tema será A Democracia na Era Digital. “As ruas estão discutindo a própria ideia de participação política. Para garantir a legitimidade da democracia do mundo, precisamos reconstruir o processo deliberativo”, afirmou. Para o vereador, é insuficiente para a população escolher apenas de quatro em quatro anos um representante, sendo necessário integrar neste meio tempo o parlamento com os cidadãos por meio da Internet. (LV)

IAPI - Alceu Brasinha (PTB) falou sobre a Vila do IAPI e a vontade que seu projeto de lei que propõe a criação da Semana do IAPI seja aprovado, para tornar possível comemorar a aprovação junto à inauguração do Parque do Alim Pedro. “Agradeço o bom senso do nosso querido prefeito Fortunati pela revitalização do Alim Pedro”, destacou. (LV)

IAPI II - Guilherme Socias Villela (PP) destacou o número reduzido de vereadores no Plenário Otávio Rocha. “Essa casa é um deserto de vereadores”, afirmou. Villela falou sobre a a área da Vila do IAPI, afirmando que o bairro foi planejado “conforme uma concepção urbanística de jardim”. “Eu estimo que parte dos problemas do IAPI, como falta de iluminação, sejam resolvidos até o final do governo Fortunati”, concluiu. (LV)

Texto: Gustavo Ferenci (reg. prof. 14.303)
  Luciano Victorino (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)