Plenário

Sessão Ordinária / Grande Expediente e Lideranças

  • Vereador Alexandre Bobadra
    Vereador Alexandre Bobadra (PSL) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Câmara recebe o padre Jaime José Caspary para falar sobre romaria da Nossa Senhora Desatadora dos Nós.
    Vereador Aldacir Oliboni (PT) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Durante os períodos destinados ao Grande Expediente e às Lideranças, na sessão ordinária desta segunda-feira (29/11), os vereadores e vereadoras fizeram as seguintes manifestações:

PALESTINA - Alexandre Bobadra (PSL) se manifestou em solidariedade ao povo palestino. “Como presidente da Frente Parlamentar Brasil-Líbano na Câmara Municipal, descendente de libanês e 'árabe de coração', saúdo a data de 29 de novembro, Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino”. O vereador ressaltou pedido de compreensão da comunidade israelense como demonstração de solidariedade e entendimento entre os povos, “na busca de alternativas sólidas para a questão árabe-israelense em um futuro melhor para todos”. Ele disse que o Brasil é um exemplo de paz e harmonia, “onde árabes e judeus são amigos, tendo, inclusive, reconhecido a Palestina como nação”. Ele disse ainda que “espera que seja encontrado o caminho para superar as diferenças históricas para que haja paz e segurança entre todos”, ratificou. (GS)

ESCOLAS - Comandante Nádia (DEM) convidou para o debate que ocorre nesta terça-feira (30/11), às 19h, no Legislativo, sobre as escolas cívico-militares. Disse que a participação é importante para que aqueles que se dizem contrários possam compreender que o modelo não interfere no projeto pedagógico das instituições de ensino. A parlamentar ressaltou que a proposta garante a presença de militares na escola para dar maior segurança dos alunos antes do acesso às aulas, assim como de servidores, professores e à comunidade do entorno. Adiantou que estarão presentes, em participação online: o coordenador nacional do projeto; a secretária municipal da Educação de Porto Alegre, Janaina Audino; a secretária municipal da Educação de Bagé, onde existem escolas cívico-militares já em funcionamento. A vereadora disse esperar que a Capital tenha ao menos duas escolas até o próximo ano. (MG)

SAÚDE - Aldacir Oliboni (PT) disse estar preocupado com a nova cepa do vírus da covid-19 (ômicron), identificada em países da África. Observou que o alerta da OMS é importante porque ainda não se sabe se as vacinas combatem essa variante. Ressaltou que os porto-alegrenses têm um grande percentual de vacinados, com quase 1 milhão de pessoas com ciclo completo (duas doses), mas que é importante a exigência de passaporte vacinal, pois se percebe que em outros países, onde houve flexibilização dos protocolos, ocorreu a elevação de casos. Falou ainda sobre a terceirização dos Pronto Atendimentos na Zona Leste da cidade e afirmou que é preciso monitoramento da prefeitura sobre atendimentos, procedimentos e outros dados que comprovem eficiência ou não da medida. E cobrou o chamamento de profissionais concursados para o Pronto Atendimento da Cruzeiro, HPS e Hospital Presidente Vargas. (MG)

Texto

Glei Soares (reg. prof. 8577)
Milton Gerson (reg. prof. 6539)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)