Sessão Ordinária / Lideranças
Durante o período destinado às Lideranças, na sessão ordinária desta quarta-feira (8/6), os vereadores trataram dos seguintes temas:
RODEIO - Bernardino Vendruscolo (PROS) divulgou a realização do 60º Rodeio de Poesia Crioula, que ocorrerá na Fundação Pão dos Pobres nos dias 25 e 26 de junho. Destacou que o Rodeio é realizado a cada dois anos e lembrou que uma lei de sua autoria, aprovada pela Câmara, incluiu o Rodeio no calendário de eventos oficiais de Porto Alegre. Mas disse ter ficado surpreso em constatar que o evento ainda não consta em nenhum calendário oficial da prefeitura. Citou outros projetos de sua autoria que reconhecem personalidades, eventos e entidades que se destacaram na cidade e lamentou que, na maioria dos casos, nada foi executado pelo Executivo. "Parece que quem está dirigindo este município não tem interesse nestes eventos culturais." (CS)
INCLUSÃO - Tarciso Flecha Negra (PSD) disse ter participado ontem, como presidente da Cece, da solenidade que marcou a inauguração da Escola Jardim Floresta, no Lami. Destacou a necessidade do poder público atender demandas educacionais daquela região e lembrou que a nova escola atenderá 120 crianças com idades entre zero e 6 anos que residem no Loteamento. Parabenizou a diretoria da escola e a secretária da Smed, Cleci Jurach, pela iniciativa e se disse emocionado pela abertura da escola em uma comunidade carente. Ressaltou ainda a importância da inclusão das crianças de famílias mais pobres por meio do esporte e da educação. "O esporte nos traz companheirismo e cidadãos equilibrados, e a educação nos dá o conhecimento. É hora de todos refletirem sobre qual país queremos construir." (CS)
ANIMAIS I - Lourdes Sprenger (PMDB) criticou projetos de lei de autoria de Rodrigo Maroni (PR), que tramitam na Câmara e tratam de temas ligados à defesa e ao bem estar dos animais. Segundo ela, o projeto que visa a assegurar a circulação segura de animais na cidade e a proposta que permite o sepultamento de animais em cemitérios públicos apresentam problemas legais para tramitar, pois não deveriam tramitar como projeto de lei ordinária e sim como projeto de lei complementar. Além disso, identificou que as propostas invadem prerrogativas do Executivo, impondo obrigações ao chefe do Executivo e ferindo independência dos poderes, e solicitou que a Casa vete a tramitação dos dois projetos. (CS)
ANIMAIS II - Ao comentar as críticas feitas por Lourdes Sprenger (PMDB) a projetos de sua autoria, Rodrigo Maroni (PR) lamentou que a vereadora tenha por hábito ir à tribuna apenas para desmerecer os seus projetos que tratam sobre o bem estar animal. "A vereadora não fez mais nada, durante seu mandato, além de criticar os meus projetos. A senhora é praticamente uma funcionária não contratada do meu gabinete", ironizou Maroni. O vereador afirmou que não imaginava, quando assumiu o mandato de vereador, que enfrentaria esse tipo de situação na Câmara. "Eu duvido que uma pessoa que goste dos animais fale tão mal dos seres humanos. Infelizmente, isso é a realidade da política brasileira. Isso acontece no Brasil." (CS)
Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)