Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

Na sessão ordinária desta quarta-feira (27/6), fizeram uso dos tempos de Lideranças os seguintes vereadores de Porto Alegre:

RIO+20 - Engenheiro Comassetto (PT) comentou sua participação no encontro do Rio de Janeiro na semana que passou, retrucando as informações de que o evento foi um fracasso. Lembrou que lá ocorreram debates de interesse mundial com a participação de segmentos sociais tratando de assuntos como o desenvolvimento tecnológico para a sustentabilidade. Prova disso, segundo ele, foram os projetos apresentados pela indústria automobilística para fabricação de carros elétricos e de cidades inteligentes, mantidas com energia eólica, aproveitamento da água da chuva e de resíduos orgânicos. (FD).

SUSTENTABILIDADE - Beto Moesch (PP) também relatou a participação na Rio+20 e citou temas discutidos pelas cúpulas dos Estados. Destacou que os eventos paralelos tiraram conclusões que serviram de base para as reuniões de cúpula. Num desses encontros, lembrou Moesch, discutiu-se o Direito Ambiental e suas perspectivas. Os juristas brasileiros consideraram um retrocesso a alteração do Código Florestal, o que, segundo o vereador, “representou também um retrocesso para o planeta, e se procurou definir uma pauta para evitar que isso ocorra em nível mundial”. O grupo C40, composto por grandes metrópoles, apresentaram alternativas que surpreenderam, conforme Moesch. (FD).

PROCEMPA I - Mauro Pinheiro (PT), denunciou o plano de saúde da Procempa, para secretários e cargos de confiança do Executivo, extensivo para os familiares e demais dependentes, o que representa uma economia de mais de R$ 200 mil ao bolso dos assessores. “Esses não têm problemas de fila ou de atendimento em hospitais”, destacou. O vereador pediu que se apure irregularidades na Procempa, segundo ele “uma empresa pública que tem vários problemas e denúncias de irregularidades”. (FD).

PROCEMPA II - Bernardino Vendruscolo (PSD) disse que é muito grave a denúncia do vereador Mauro Pinheiro (PT), embora duvide da sua verdade. “Não queremos denuncismo em época de eleição, mas, se isso for verdade, deveremos agir imediatamente”, sustentou. Por outro lado, o vereador citou a publicação no Diário Oficial desta quarta-feira do seu projeto que trata do aproveitamento do Parque Farroupilha. Ao mesmo tempo, lamentou que outros projetos de sua autoria, de interesse cultural, não foram aprovados pela Câmara (FD).  

SAÚDE I - João Dib (PP) disse ao colega Mauro Pinheiro (PT) que, antes de criticar a política de saúde da prefeitura, deveria apresentar uma proposta para que o governo federal envie mais verbas para a cidade. Lembrou que, nos governos Lula e Dilma, houve enorme diminuição nos recursos destinados a Porto Alegre. "O PT dá bolsa-família, dá isenção de IPI, mas quem paga a conta são os municípios", reclamou Dib. (MAM)

BACIA - Airto Ferronato (PSB) elogiou obra que o DEP vai realizar na Praça Celso Luft. Trata-se, segundo ele, de uma bacia de contenção para amenizar problemas de drenagem que hoje afetam cerca de cem mil pessoas. "A bacia será subterrânea, uma exigência da comunidade apresentada em várias reuniões", observou. Ferronato ressaltou, porém, que o projeto da obra estava pronto desde a época em que ele foi diretor do DEP e só será executado agora porque foi incluído no PAC. (MAM)

SAÚDE II - Dr. Thiago Duarte (PDT) se desculpou por não ter citado o nome do colega Mário Fraga (PDT) em ato de reinauguração da unidade de saúde do Belém Novo ocorrido ontem. Observou que Fraga é um grande lutador da região e merece o reconhecimento de todos. Thiago também elogiou o plano da prefeitura para ampliar os leitos hospitalares na cidade. "A criação da ala de pacientes crônicos no Hospital Vila Nova, por exemplo, vai desafogar o HPS, que hoje abriga doentes neurovegetativos que lá estão há mais de dois anos." (MAM)

PROVIDÊNCIAS - Carlos Todeschini (PT) disse que sua bancada apresentará Pedido de Providências para que a prefeitura exija a devolução aos cofres públicos de dinheiro gasto irregularmente com conselheiros da Procempa. Segundo ele, alguns conselheiros da empresa continuaram se beneficiando de plano de saúde oferecido pela Procempa mesmo após terem deixado a função pública. "E alguns inclusive ainda colocaram como dependentes filhos e netos", acrescentou Todeschini. (MAM)

QUALIDADE - Idenir Cecchim (PMDB) lamentou o discurso do vereador Mauro Pinheiro (PT), que, segundo ele, deveria ter utilizado o seu tempo para comemorar o plano anticrise anunciado pela presidente Dilma durante a manhã de hoje. Observou que o seu colega tem dificuldades para comemorar as coisas boas, inclusive do seu partido. Também cumprimentou os vereadores da Casa. Disse que os seus colegas demonstraram grande qualidade e atuaram como protagonistas na escolha dos candidatos à prefeitura. Aproveitou para dizer que o empresário Assis sepultou a CPI Ronaldinho Gaúcho. (VBM)

CULTURA - DJ Cássia (PTB) disse que um dos temas mais esquecidos do país é a cultura, destacando que esta área faz parte das prevenções e da educação. O vereador destacou as iniciativas da prefeitura. Informou que, na próxima terça-feira, será inaugurado o primeiro estúdio popular do Brasil, que dará oportunidade a jovens da periferia. Acrescentou que, na última quinta-feira, foi assinado um convênio com a Ufrgs que garantirá o pré-vestibular popular. Também anunciou que, dentro de alguns dias, será inaugurada a Praça da Juventude na Vila Bom Jesus. (VBM)

Flávio Damiani (reg prof. 6180)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)