Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Movimentação de plenario. Na foto, o vereador Thiago Braga.
Vereadores Aldacir Oliboni (ao fundo, sentado) e Thiago Braga, ambos do PT (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

Em sessão ordinária da tarde desta quarta-feira (6/12), da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadores trataram dos seguintes assuntos, no período de Lideranças:

MESA DIRETORA – Aldacir Oliboni (PT), falando em Liderança de Oposição, pediu que seja revista decisão de partidos da Casa em relação à formação da Mesa Diretora, bem como da ocupação de presidência das comissões permanentes, além da designação de assessores de plenário, que deixaram o PT e o PSOL fora. Esta exclusão foi definida no começo do ano passado, quando foi iniciada a atual legislatura. “O PT e o PSOL não aceitam esta forma inadequada (de composição dos cargos) e, para nós, isto é contrário ao Regimento desta Casa”, salientou. “Uma das maiores bancadas desta Casa está fora deste acordo”, completou ainda Oliboni. O vereador lembrou que os dois partidos têm sido parceiros na votação de projetos de lei, e muitas vezes contribuído para a derrubada de vetos impostos pelo Executivo. “No próximo ano, isso pode mudar”, alertou. (HP)

CIDADE BAIXA – Thiago Braga (PT) disse que irá protocolar projeto de lei que estabelece a criação de um Comitê Gestor para a Cidade Baixa. “Este comitê deverá ser formado pelo Executivo e por representantes do bairro a serem eleitos pela população”, revelou o vereador. O objetivo é discutir questões atinentes ao bairro, entre as quais questões ligadas à especulação imobiliária, como destacou ele. “A ideia é transformar a Cidade Baixa em um polo de turismo, cultural, gastronômico e de entretenimento”, salientou ainda. Conforme Thiago, o bairro concentra, principalmente nas ruas Lima e Silva, José do Patrocínio, República e João Alfredo, muitos comércios de pequeno porte, mas que geram um grande número de empregos. Esta situação, conforme o vereador, também concorre para que um grande volume de pedestres circule no bairro, fazendo com que ele seja um lugar seguro justamente pela presença constante de pessoas em circulação. (HP)

Textos: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6064)