Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Na sessão de hoje (26/2), os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes temas nos discursos de Lideranças:

DEFICIÊNCIA – O vereador Paulo Brum (PTB) destacou a aprovação de projeto na Câmara Federal que cria a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, ocorrida na quarta-feira (25/2). Destacou que a comissão será a porta de entrada das proposições que tratem do tema no Congresso Nacional, que também irá acompanhar, monitorar e fiscalizar os programas governamentais da área e terá o objetivo de receber e avaliar denúncias de abusos e discriminação de pessoas com deficiência. Disse ainda que haverá um foco para o acompanhamento das pesquisas com células-tronco. Brum ainda convidou a sociedade a participar de ato do Movimento Direitos Iguais, no sábado (28/2), no arco da Redenção, organizado por mães e pais de deficientes, no Estado, sob a coordenação de Simone Goulart. (MG)

CONQUISTAS - Cláudio Janta (SDD) criticou a presidente Dilma Roussef por afirmar que não houve aumento da gasolina no Brasil. Disse que não defende impeachment, mas cobrou a retomada do programa de governo e o cumprimento de promessas de campanha. Falou do movimento dos caminhoneiros, que reivindicam o aumento do fretes diante do aumento de combustível e insumos, e que prejudica toda sociedade, já que eleva custos em todas as cadeias produtivas do país. Também criticou as propostas das Medidas Provisórias 664 e 665 que retiram direitos dos trabalhadores. Criticou a defesa da presidente de aumento abaixo da inflação da tabela do Imposto de Renda e convidou a população a comparecer, no dia 15 de março, aos atos de protesto contra os desmandos do governo. (MG)

SECRETARIADO - Delegado Cleiton (PDT) parabenizou o prefeito Fortunati pela escolha dos nomes que substituíram parte do secretariado municipal. Disse que não esteve na posse porque, no dia, projetos importantes estavam sendo votados no plenário. Elogiou o ex-secretário da Juventude, Luizinho Martins, pelo trabalho realizado, com ações junto aos grafiteiros, músicos, do cursinho pré-vestibular popular e do incentivo ao Carnaval de rua, “que alguns não entendem e não querem, mas que traz turistas, fomenta o comércio e serviços e deu certo”. Saudou o novo titular da SMJ, Diego Buraldi, e também a escolha para o secretariado do vereador Valter Nagelstein como uma forma de valorização do parlamento da cidade. (MG)

TOMBAMENTO - Bernardino Vendruscolo (PROS) voltou a criticar a atitude do prefeito José Fortunati pelo veto ao seu projeto que propôs o tombamento material e imaterial do prédio do Grêmio Gaúcho, considerado marco referencial da cultura tradicionalista gaúcha. Disse que antes de apresentar o projeto encaminhou proposta ao governo do Estado, sem ter tido retorno. A construção, que tem 117 anos, está localizada na avenida Carlos Barbosa, 1525. Ressaltou que a preservação material, além de estar prevista nos estatutos de 1927 e 1954, deve levar em conta o patrimônio imaterial, já que a iniciativa da construção, de 22 de maio de 1898, partiu do major João Cezimbra Jacques, conhecido com o pai do tradicionalismo, baluarte da cultura regional gaúcha que hoje é cultuada mundialmente. (MG)

BEBIDAS - Cassio Trogildo (PTB) comentou a aprovação doprojeto de Alceu Brasinha (PTB) que libera a venda e o consumo de algumasbebidas alcoólicas nos estádios antes, nos intervalos e depois dosjogos. “Votei favoravelmente e apresentei emenda”, disse. Lembrou que hoje, nacidade, há a Arena do Grêmio e o Beira-Rio, “palco da Copa, onde foi possível avenda de bebida durante todos os jogos”. Na sua opinião, essa é uma “questão decivilidade”, também expressa, na sua opinião, na criação de torcida mista nosGre-Nais. “Quem faz tumulto não é em função da bebida”, afirmou. “Mudou opúblico dos estádios: hoje são famílias e sócios com carteirinha, que podem seridentificados em caso de  tumulto.” (CB)

CARROÇAS – Lourdes Sprenger (PMDB) destacou que o próximo dia 1º de março marcará a proibição da circulação de carroças na terceira zona da cidade a receber a restrição, integrada pelos bairros Navegantes, Farrapos, Humaitá e Anchieta. Lembrou que a legislação resultou de uma luta iniciada em 2004, visando a coibir os maus tratos aos animais de tração. A partir do segundo semestre, disse Lourdes, haverá a conclusão da aplicação da lei, aprovada após debate com a sociedade, com a aplicação da proibição em mais uma zona da cidade. (CS)

 

RUAS – Marcelo Sgarbossa (PT) disse que está tramitando na Câmara projeto de sua autoria que retira dos vereadores a função de propor denominações para logradouros públicos não cadastrados da cidade. Segundo ele, em caso de aprovação do projeto, essas propostas poderiam ser apresentadas pelo Executivo ou pelos próprios moradores interessados. Sgarbossa destacou ainda que as propostas de denominação de ruas representam em torno de 30% do número de projetos que tramitam na Câmara. "Não fomos eleitos para propormos nomes para ruas.” (CS)


RUAS II – Reginaldo Pujol (DEM) criticou proposta de Marcelo Sgarbossa (PT) que retira do vereador a possibilidade de propor denominações para ruas não cadastradas da cidade. Destacou a importância das denominações de ruas, que permitem inclusive que os moradores recebam as correspondências e defendeu que, ao contrário do que está sendo proposto, as funções dos vereadores sejam ampliadas. (CS)

BEBIDAS – Kevin Krieger (PP) disse que, apesar de ter votado contrariamente ao projeto que permite o comércio de bebidas alcoólicas em estádios de futebol, juntamente com os demais vereadores de sua bancada, respeita a posição dos vereadores que votaram favoravelmente à proposta. "Os vereadores precisam pensar o que é melhor para a cidade. É difícil para o parlamentar, muitas vezes, desfazer a imagem desfavorável criada a partir de comentários gerados pelo voto dado em relação a um projeto." (CS)



Textos: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
            Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
            Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)