Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

No período destinado às comunicações de lideranças, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (23/11), os vereadores discutiram os seguintes temas:

HOMENAGEM - Cláudio Janta (SDD) falou sobre a visita realizada ao Conselho Regional do Senac, na última quinta-feira. "Este Conselho reúne pessoas de diversos estados do Brasil. A reunião, que duraria até as 19 horas, durou duas horas menos, devido ao feriado do dia 20 de novembro." Janta destacou que este feriado é para destacar a luta histórica de um povo e muitas pessoas pensam apenas no lazer. "Esta é uma homenagem para relembrar aqueles que muito simbolizaram ao povo negro. Esta é uma homenagem a Zumbi dos Palmares." (CPA)

HOMENAGEM II - Tarciso Flecha Negra (PSD) destacou a importância do Dia da Consciência Negra para a sociedade e citou as diferentes opiniões nas votações realizadas na última semana. "Fico muito feliz em fazer parte deste grupo de pessoas. Os negros são parte fundamental da história do nosso país e devem ser homenageados. Algumas pessoas não compactuam com o mesmo pensamento, mas sempre deve haver respeito." O vereador frisou que esta é uma luta de anos e também uma nova maneira de promover a igualdade racial e evitar o preconceito. (CPA)

FERIADO III - Cássio Trogildo (PTB) falou sobre o feriado do dia 20 de novembro em Porto Alegre. "Parabenizo o vereador Delegado Cleiton (PDT), acredito na força desta luta e deste ideal." Trogildo relatou que o feriado em homenagem ao Dia da Consciência Negra deve ser comemorado como todos os outros feriados. "No próximo ano, a data será comemorada no domingo; porém, nos outros anos, teremos um feriado digno de ser celebrado por toda a população." (CPA)

FERIADO IV - Airto Ferronato (PSB) falou sobre a votação realizada no ano passado sobre o projeto que instituía o feriado em 20 de novembro e disse ter votado contrário ao projeto. "Ano passado votei contra ao Projeto de Lei, mas quero dizer que votei favorável na primeira votação de agora e me sinto feliz com esta decisão." Segundo Ferronato, o dia é marcado por celebrar a religião do povo negro e também a vitória pela luta e história no país." Segundo Ferronato, o dia 20 de novembro será fundamental para que muitas pessoas entendam a cultura do povo negro e encarem o racismo como algo errado e desumano. (CPA)

FERIADO V - Fernanda Melchionna (PSOL) parabenizou os movimentos populares pela luta em favor do feriado da Consciência Negra em 20 de novembro. "Mais de 1.047 cidades no país fazem feriado nesta data e resgatam a memória de Zumbi, o líder contra a escravização." Fernanda lembrou que foram 400 anos de barbárie no Brasil e que nada na luta do povo brasileiro foi fácil, mas sim um processo de luta. "Com o feriado municipal em Porto Alegre não será diferente." (MAM)

FERIADO VI - Reginaldo Pujol (DEM) disse que a bancada do Democratas inicialmente apoiou a emenda que transformava o feriado do Dia da Consciência Negra em data móvel mas que mudará de posição. "Voto não se explica, se assume. Votei na emenda porque, naquela momento, entendi que era correto. Com a mudança das circunstância, porém, seria intransigente não mudar de posição." Disse que seu voto é também uma homenagem a Delegado Cleiton (PDT), que há muito tempo defende o feriado, e ao presidente Mauro Pinheiro (PT), que foi sensível à voz das ruas e voltou atrás em sua emenda. (MAM)

FERIADO VII - Alberto Terres (PT), ao comemorar que a Câmara deve aprovar o feriado da Consciência Negra em 20 de novembro, lembrou dos ancestrais que morreram nos porões dos navios, assassinados ou lutando pela liberdade e que foram separados de famílias para vir para cá servir como mão-de-obra barata. "Esta luta em comemorar o 20 de Novembro é emblemática e significatica. Não queremos buscar cobrar que cometeu os crimes mas queremos marcar a data como um dia contra preconceito. "O feriado nos possibilitará a reflexão sobre o racismo e o preconceito." (MAM)

FERIADO VIII - Pérola Sampaio (PT) observou que o movimento visto nos últimos dias na Câmara de Porto Alegre vai ficar na história da cidade. "Nosso voto de hoje é para mostrar que Porto Alegre não é uma cidade racista", afirmou a vereadora, que reconheceu o esforço de Delegado Cleiton (PDT) em defender este projeto. Agradeceu também o apoio das bancadas que se manifestaram em favor do feriado e reforçou: "Foram mãos negras que construíram a riqueza deste país."

FERIADO IX - Nereu D"Ávila (PDT) ressaltou que, pela manifestação dos vereadores e resultados anteriores, a derrubada da emenda 2 ao projeto que institui o feriado no Dia da Consciência Negra estava assegurada. “Quando fui procurado pelas pessoas do meu partido e outros também, respondi que o nosso partido tinha compromisso pelo voto e também porque, no estatuto do PDT, temos como prioridade o povo negro, o índio e a mulher. Nosso partido não fica no discurso, vai para a prática. Nossa questão é político-partidária, muito mais do que pessoal. Eu tenho consciência de que a vontade absoluta de todos os setores deve ser respeitada”, defendeu. (MK)

FERIADO X – Dr. Goulart (PTB) observou que, em toda sua trajetória de vida, tem convivido com a comunidade negra, onde tem grandes amigos. “Não é de agora que tenho o prazer de conviver com o povo afro e negro. Já tive o prazer de homenagear Jorge Carioca, que foi um negro exemplar. Eu sou de um tempo em que sabíamos da importância da negritude, na época em que não se falava da consciência negra e ainda da Luta na África contra o branco opressor”, comentou Goulart. (MK)

FERIADO XI - Representando o PMDB, Idenir Cecchim revelou a posição favorável da sigla em relação ao projeto que cria o feriado municipal de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. O parlamentar enumerou realizações do partido em favor da comunidade negra, como o primeiro conselho de negros, criado na década de 1980 no governo de São Paulo na gestão de André Franco Montoro (PMDB). "Declaramos nosso firme e decidido apoio ao feriado de 20 de novembro", afirmou. (CV)

FERIADO XII - Rodrigo Maroni (PCdoB) elogiou a atitude de seus colegas que inicialmente foram contrários à proposta do feriado de 20 de Novembro, mas depois reavaliaram seu posicionamento e foram favoráveis à medida. Conforme o parlamentar, este movimento nem sempre é fácil na política. Além disso, Maroni condenou os responsáveis pelo estupro de uma cadela no bairro Restinga. "É bom que essas pessoas saibam que há protetores de olho em todos os cantos. A gente vai constranger, sim, até o final", assegurou. (CV)

FERIADO XIII - Engenheiro Comassetto (PT) foi mais um vereador a abordar o tema do feriado de 20 de Novembro. "No Brasil, Porto Alegre é a 1048ª cidade a dedicar um dia especial para o momento em que se recorda a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695." Para ele, a posição favorável estava consolidada no momento em que o vice-prefeito, Sebastião Melo, participou da Marcha do Orgulho Negro. "O próximo passo é gravar no espaço da cidade todos os territórios negros", adiantou o petista.

FERIADO XIV - Comentando a criação do feriado de 20 de novembro, Kevin Kriger (PP) elogiou a atuação do movimento negro, que visitou todos os vereadores e bancadas para tentar convencê-los a respeito da necessidade de aprovação do projeto. Krieger antecipou e disse que votaria favorável à criação da data, por entender que se tratava de algo relevante e simbólico. O partido do parlamentar, o PP, liberou seus vereadores a votar como melhor entendessem. "Queria pedir ao movimento que, diferente do que vimos aqui na semana passada, não chame e acuse de racistas aqueles que não votarem pela aprovação desse projeto", solicitou. (CV)


Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
          Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
          Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
          Caio Venâncio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)