Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

No período destinado a Lideranças na tarde destaquarta-feira (8/7) na Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadoresdiscutiram os seguintes assuntos:

MUNICIPÁRIOS - Sofia Cavedon (PT) saudou os municipáriospresentes na sessão. "A bancada do Partido dos Trabalhadoresparabeniza esta categoria que está muito participativa e poucocompreendida", disse. Conforme citou, o projeto de lei criado pelosmunicipários é claro e conciso e, por este motivo, deve obter visibilidade.Segundo a vereadora, a classe dos municipários é fundamental para odesenvolvimento de Porto Alegre. Ao finalizar, destacou: "Temos muito oque avançar, mas hoje devemos comemorar esta conquista vinda a partir de umagreve dolorosa de 14 dias. Parabéns pelo resultado que vocês obtiveram."(CPA)

GREVE - Fernanda Melchionna (PSOL) destacou a votação doprojeto sobre o efeito cascata e parabenizou a atitude dos trabalhadores. "Nãotenho dúvidas de que os verdadeiros vencedores desta luta estão aqui, sentados nasgalerias. Estas pessoas que paralisaram sua rotina de trabalho durante 14 dias,para reivindicar." Fernanda ainda ressaltou a importância de a Prefeitura trabalhar junto aos municipários. "Respeitar quem constróia história de luta da nossa Capital é passo fundamental que o nosso governodeve dar. Parabenizo mais uma vez todos vocês. Estamos juntos nesta luta."(CPA)

TRABALHADORES - Clàudio Janta (SDD) parabenizou osservidores pela conquista, porém lamentou que grande parte dos trabalhadoresbrasileiros não estejam em condições de comemorar. “Fico feliz por todos queestão aqui hoje, que lutaram, foram às ruas reivindicar. Mas sinto enormetristeza em saber que grande parte dos trabalhadores do nosso país não podemcelebrar as condições de trabalho que são postas.”  Conforme destacou, a luta por melhorias no trabalhonão está encerrada e este é apenas o começo.  (CPA)

ACAMPAMENTO - Bernardino Vendruscolo (PROS) comentou o trabalho da CPI do Acampamento Farroupilha, proposta por ele. O vereador diz sofrer muitas críticas por enfrentar questões polêmicas. "Não se enganem, sou o vereador mais interessado na divulgação das tradições gaúchas", assegurou. Bernardino mencionou alguns dados da prestação de contas do Acampamento de 2011, citando as empresas que auxiliaram no custeio do evento e apontando a necessidade de investigar eventuais irregularidades. (CV)

PLEBISCITO
 - Nereu D"Ávila (PDT) saudou os 22 vereadores que, no dia 24 de junho, acompanharam a discussão do projeto de realização de um plebiscito sobre o cercamento ou não do Parque da Redenção. O vereador relatou que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já se manifestou favoravelmente à realização da consulta juntamente com as eleições do ano que vem. Ele esclareceu que, como se trata de um mecanismo de participação popular, o voto será facultativo. "O povo vai decidir. Oferecemos a oportunidade de a população decidir a respeito de um fato importante. Todos vão resolver por todos", resumiu. (CV)

Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
           Caio Venâncio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)