Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Nos discursos de Lideranças da sessão plenária de hoje (17/5), os vereadores trataram dos seguintes temas:

AREIA - Adeli Sell (PT) criticou a falta de sinalização adequada no Lago Guaíba para alertar sobre os perigos que os bancos de areia, que se formaram devido às obras do Pisa, representam. Lembrou que recentemente, em reunião da Cuthab, os representantes da Marinha e do Demhab haviam informado que não há perigo para a navegação e que há sinalizações junto aos bancos de areia. Disse que sábado esteve no Lago Guaíba e ficou surpreso com as taquaras que sinalizavam o local. Salientou que é preciso colocar algo visível como bóias e sinalizadores cintilantes. (VBM)

CAMELÓDROMO - Valter Nagelstein (PMDB) comemorou a retomada das obras do camelódromo da Restinga. Disse que o atraso na obra foi causado por um servidor público que "fez um projeto com irresponsabilidade". O vereador ainda reclamou do problema da água, que está com mau cheiro e com gosto ruim. "Não entendo como o gestor da cidade não faz a obra que permitirá a captação junto ao Jacuí. Se o Dmae tem dinheiro em caixa, tem de gastar, pois não é banco para guardar dinheiro." (MAM)

TAXISTAS - Paulinho Rubem Berta (PPS) comemorou decisão dos taxistas de suspender greve marcada para o próximo dia 21. Segundo ele, a reunião desta semana na Câmara serviu para que o Ministério Público tranquilizasse os profissionais ao garantir que não há previsão de mexer nas concessões atuais. "É uma conquista dos profissionais, que obtiveram garantia do MP de que não haverá terrorismo com a categoria." Rubem Berta informou ainda que até julho deve estar concluído projeto de protótipo para banheiros a serem instalados nos pontos de táxis. (MAM)

ORÇAMENTO - Nelcir Tessaro (PSD) reclamou do que ele considera partidarização e pessoalização do Orçamento Participativo. "Há pré-candidatos a vereador que estão agindo de forma irregular. O Ministério Público Eleitoral deveria estar mais atento a este problema." Segundo ele, no último domingo, na região Extremo Sul ocorreu um rodeio que, segundo ele, teve aparato total da Prefeitura, durante reunião do OP. "Na ocasião, um pré-candidato a vereador subiu ao palco para fazer manifestações, com a guarida de um servidor CC do Executivo responsável pelo OP." (MAM)
 
RIO + 20 - Engenheiro Comassetto (PT), entregou à presidência a solicitação da consulta pública no sentido de subsidiar as diretrizes quanto a remoção forçosa de pessoas visando as obras da Copa bem como a necessidade de ampliação urbana que farão parte do relatório a ser apresentado na Conferencia Nacional das Cidades em preparação a Rio + 20.  Comentou ainda a matéria publicada pelo Jornal Metro da Capital, questionando o que chamou de um conjunto de ações do Executivo para favorecer candidatos próprios. Elogiou a postura da secretária municipal da Educação, Cleci Jurach durante visita realizada à Smed. (FD).
 
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Flávio Damiani (reg. prof 6180)