Sessão Ordinária / Lideranças
Os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes temas em tempos de Liderança da sessão desta quinta-feira (12/7):
GRIPE - Engenheiro Comasseto (PT) defendeu vacinação contra a Gripe A nos trabalhadores da Carris. Lá foi detectado que dois motoristas e uma cobradora contraíram a gripe, disse ele, lembrado que houve uma vacinação na empresa, mas apenas para um grupo de trabalhadores. "É necessário que seja estendida para todos já que lidam com pessoas." Também criticou o atendimento dos planos de saúde aos rodoviários, que é deficiente na sua avaliação, e cobrou a construção de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nas regiões do Partenon e Zona Sul da Capital. (FD)
CPI - Mauro Pinheiro (PT) lamentou que na reunião da CPI do Instituto Ronaldinho, na manhã desta quinta-feira (12/6), vereadores da base do governo esvaziaram a sessão durante depoimento da coordenadora pedagógica do Intituto Ronaldinho Gaúcho para os projetos Jogos Gaúchos de Verão e Letras & Gols, Magela Lindner Formiga. "Ela trouxe uma importante contribuição para a comissão ao não saber com quem trabalhou durante os jogos." A coordenadora pedagógica teria dito que não lembrava dos nomes que estavam numa lista apresentada para ela. "As suspeitas de corrupção aumentam a cada depoimento" declarou o vereador. (FD)
CPI II - João Dib (PP) voltou a afirmar que "a CPI do Instituto Ronaldinho não é parlamentar, mas sim para lamentar". Defendeu a participação dos convidados dizendo que não dá para obrigar uma coordenadora pedagógica reconhecer quem trabalhou nos jogos de verão". Disse ainda que ela se comportou corretamente durante a audiência mas lamentou a maneira como a CPI está sendo conduzida ao se referir a pedido de quebra de sigilo bancário e telefônico feito pelo vereador Mauro Pinheiro: "como se fosse uma coisas simples". (FD)
GRIPE II - Dr. Thiago (PDT) alertou para a necessidade de vacinar contra a Gripe A pelo menos a comunidade escolar. "O ideal seria poder vacinar toda a população." Thiago alertou que o pico da doença será até o final de julho e lembrou que, em 2009, houve 297 mortes por Gripe A, quando não havia vacina disponível. "Em 2010, houve vacinação em massa e não houve mortes." Mas, segundo Thiago, o RS baixou a guarda: este ano menos pessoas se vacinaram, e, até agora, ocorreram 29 mortes. Conforme o vereador, o foco deve ser as escolas porque é nesse ambiente que há os maiores aglomerados de pessoas, desde a fila de entrada até a saída. (CB)
PROJETOS - Idenir Cecchim (PMDB) destacou projetos realizados quando era secretário da Smic e atuais, de sua autoria, em tramitação na Câmara. Citou o camelódromo, que humanizou e revitalizou o Centro e a restauração do Mercado e do Chalé da Praça XV. Espero agora que o governo do Estado não atrapalhe as obras do Cais Mauá, disse. Precisamos completar o ciclo de benfeitorias do Centro. Ainda lembrou que o estacionamento subterrâneo está em estudo e pediu apoio ao projeto para disciplinar o uso de outdoors na cidade. Segundo ele, há abuso e falta de controle no uso desses painéis. (CB)
Textos: Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Leia também:
Sessão Ordinária / Comunicações