Plenário

Sessão Ordinária / Grande Expediente e Lideranças

Nos períodos de Grande Expediente e de Lideranças, na sessão desta segunda-feira (25/6), os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos:

AVALIAÇÃO - Maria Celeste (PT) avaliou as visitas da Comissão de Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Segurança Urbana (Cedecondh), da qual é presidente, para mostrar a situação das vilas e bairros de Porto Alegre. Denunciou principalmente a falta de atenção do poder público às vilas como Humaitá, Navegantes, Tio Zéca e Vila Areia, entre outras, lamentando a dificuldade de acesso das pessoas às necessidades básicas como água, luz e moradia. Disse que, apesar dos encaminhamentos feitos pelos vereadores da Comissão, “não houve avanços, e há falta de atendimento nas comunidades irregulares”. Por meio de fotos, denunciou a proliferação de bichos em lixões. “Obras que são prometidas e colocadas no orçamento não são realizadas.” Pediu que o poder público faça cursos e campanhas de conscientização sobre o descarte do lixo (FD).

BIBLIOTECÁRIOS - Fernanda Melchionna (PSOL) falou sobre a manifestação dos bibliotecários que ocuparam a Tribuna Popular na tarde desta segunda-feira (25/6) no Legislativo da Capital. Eles pediram mais atenção e respeito por parte do Executivo, que não nomeou concursados desde 2009. A vereadora lamentou a situação e disse que várias escolas no município estão precisando de bibliotecários. “Manifesto aqui meu apoio intransigente na defesa destes profissionais que não estão sendo respeitados”, disse Fernanda. (RA)

APELO - Paulinho Rubem Berta (PPS) fez um apelo à Smov para que demarque a avenida em frente a uma creche na Zona Norte. Segundo o vereador, as crianças e seus familiares não estão conseguindo atravessar a via. De acordo com Paulinho, trata-se de medida bem simples. “Espero que eu não tenha de apelar ao prefeito”, disse. O vereador ainda cumprimentou a Câmara pela homenagem ao padre José Luís, da PUC Zona Norte, que tem ajudado muito a região. Também agradeceu à presteza do DMLU do Porto Seco, que, rapidamente, atendeu à reivindicação de limpar a Vila Protásio Alves. (CB)
 
CRIANÇAS - Tarciso Flecha Negra (PSD) destacou a importância de valorizar as crianças e jovens, oferecendo-lhes escola, merenda e espaços para a prática de esportes. Uma de suas preocupações, como disse, é garantir que as crianças se alimentem adequadamente para que não tenham doenças graves como a diabetes. Tarciso ressaltou a necessidade de o Município oferecer quadras cobertas, para que possam ser utilizadas no frio ou no calor. Na sua opinião, é preciso sempre zelar pelo futuro das crianças e adolescentes. (CB)

CONTÊINERES - Idenir Cecchim (PMDB) garantiu que os contêineres de lixo são lavados, ao contrário do que afirmou Adeli Sell (PT). “Acho que há má vontade quanto ao contêiner atrás do Theatro São Pedro”, disse. Segundo o vereador, há “um que outro fedorento” porque as pessoas colocam lixo em decomposição nos contêineres. Cecchim ainda afirmou que é preciso “baixar o volume” das festas realizadas em praças nos fins de semana.  Como atestou, nem todas as pessoas querem ouvir música alta e narrações esportivas. “A vizinhança tem que ser respeitada”, pediu. (CB)

CONVENÇÃO - Engenheiro Comassetto (PT) relatou a realização da convenção de seu partido ontem na Assembleia Legislativa, na qual foi apresentado e confirmado o deputado Adão Villaverde como candidato a prefeito de Porto Alegre. Comassetto lembrou que a chapa terá como candidato a vice o Coronel Bonete, do PR, e apoio do PPL, do PTC e do PV. “Estamos preparados para fazer um grande debate e apresentar sugestões que inovem na construção da cidade e incluam os excluídos e temas estruturais, como saneamento, mobilidade e segurança, responsabilidades do município”, disse. “Que a democracia seja vitoriosa!” (CB)

SAÚDE - João Dib (PP) observou que a Casa tem recebido severas críticas contra o governo municipal. Disse que ele faz críticas conscientes ao governo federal. Citou que a União aplica 4% do Orçamento na saúde, quando deveria utilizar 10%. Disse que a saúde em Porto Alegre faz bem com ampliação de leitos do SUS, Emergências e UTIs. Observa que foram aplicados R$ 18,6 mil, o que proporcionou abertura de aproximadamente 500 leitos para atendimento hospitalar pelo SUS. “Se a União não faz a sua parte, o município de Porto Alegre faz.” (FD)

INVESTIGADORES - Alceu Brasinha (PTB) afirmou que o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) têm trabalhado muito nos cuidados da cidade. Estranha que alguns vereadores denunciem a falta de empenho nestes serviços e pediu para que esses vereadores andem pela cidade para ver o que está sendo feito. Condenou os vereadores que integram a CPI do Ronaldinho Gaúcho, na Câmara Municipal, que querem se que estariam, segundo ele, desempenhar função de investigadores. “Quem deve investigar é a Polícia Civil e Ministério Público”. Concluiu dizendo que “vereador não é delegado de polícia e, portanto, não tem por que investigar”. (FD)

GOLPE - Adeli Sel (PT) comentou o momento vivido no Paraguai, “em que o próprio parlamento dá um golpe no seu presidente”. Disse que as pessoas não se dão conta de que estão  próximas do problema. “Dependemos da hidrelétrica de Itaipu, e, se houver problema lá, podemos sofrer as consequências com uma crise energética”, exemplificou. Lembrou que o Brasil vive um grande momento econômico e entende que o governo federal deveria aproveitar o momento para investir no transporte coletivo, incentivar o uso de bicicletas, ao invés de financiar aquisição de carros e motos. Por fim, reclamou da falta de higiene nos contêineres nas ruas de Porto Alegre. “Eles são fétidos e deveriam ser lavados de 3 em 3 dias.” (FD)

Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Flávio Damiani (reg. prof. 6180)