Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Durante o período destinado às comunicações de Lideranças, na sessão ordinária desta quarta-feira (19/3), os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes temas:

ESTREIA - Em sua primeira manifestação da tribuna como vereador suplente, o vereador Dinho (PRB) agradeceu a oportunidade de poder fazer sua fala de estreia. Destacou que, nesse período, poderá “aprender mais sobre o funcionamento e dia a dia do Legislativo”. Dinho assume por 10 dias no lugar da vereadora Any Ortiz (PPS), que se licenciou para tratamento de saúde. (MG)

FIASCO – Clàudio Janta (SDD) criticou a liberação do trabalho voluntário de menores de 12 anos no período da Copa. De acordo com ele, é inadmissível que o país se dobre aos interesses de uma empresa privada, que também conquistou a isenção de impostos, facilidades para a concessão de vistos de turismo e trabalho e de transporte de seus colaboradores. Para Janta, isso se soma à liberação para a venda de bebidas alcoólicas nos estádios, até então proibida por lei devido à pressão da sociedade, e às imposições de privilégios aos seus patrocinadores nas regiões próximas aos estádios onde ocorrerão os jogos. Criticou ainda a justificativa do governo para não corrigir os índices do FGTS dos trabalhadores e disse que recursos do fundo foram utilizados para obras da Copa. (MG)

REPÚDIO – A defesa, sem interferências, do trabalho dos delegados de polícia na formulação de inquéritos foi feita por Delegado Cleiton (PDT). O vereador fez a leitura de nota da Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul (Asdep), que repudia as ofensas feitas ao delegado Marco Antônio Duarte de Souza, responsável pelo inquérito que apurou as depredações e atos de vandalismo praticados em junho de 2013. Conforme Cleiton, não é possível confundir movimentos sociais, estudantis e outros, "que são legítimos, com criminosos que destroem lojas, patrimônio público, jogam foguetes em jornalistas e em policiais". Ele disse esperar que o Ministério Público faça o mesmo, aceite a denúncia e julgue conforme as provas que estão nos autos. (MG)

COPA – Tarciso Flecha Negra (PSD) defendeu a mobilização da sociedade para que o Brasil realize uma Copa de qualidade. Lembrou a grande comemoração por ocasião do anúncio de que o Brasil sediaria o campeonato e que, agora, não adianta criar obstáculos. Para ele, será um vexame o país do futebol não realizar um grande evento. Tarciso afirmou, ainda, que esperava mais do aproveitamento de oportunidades que um evento desse porte poderia trazer para jovens, crianças e adolescentes. Entretanto, vê o foco direcionado apenas para quem vem de fora, com a atenção voltada às melhores hospedagens, transporte e outros serviços para turistas. Reiterou que acredita no crescimento a partir da educação, esporte e turismo. Defendeu ainda que saúde, educação e segurança sejam para toda a população, independentemente de cor da pele. (MG)

LICITAÇÃO - Marcelo Sgarbossa (PT) criticou a aparente calmaria no panorama atual do transporte coletivo de Porto Alegre. "Não conseguimos realizar as audiências públicas, e o edital deveria ter sido lançado dia 6 de março", lembrou. Sgarbossa pediu a reabertura do e-mail que a prefeitura havia disponibilizado à população para o envio de sugestões ao edital, o qual foi encerrado na última segunda-feira (17/3). (JD) 

PICHAÇÃO - Mônica Leal (PP) criticou a pichação sobre grafites recentemente pintados no Túnel da Conceição. Autora do Disque-Pichação (153), a vereadora propôs maior rigidez à punição aplicada ao indivíduo que for flagrado em ato de vandalismo. Segundo ela, atualmente, a Lei de Crime Ambiental prevê pena de três meses a um ano, com prestação de serviço à comunidade ou reparação ao dano patrimonial. (JD)  

ZONA RURAL - Sofia Cavedon (PT) criticou a falta de apoio da prefeitura à zona rural de Porto Alegre. A vereadora afirmou que "essa zona tem sido degradada com focos de lixo, péssimas condições das estradas e ocupações irregulares nos entornos dos Caminhos Rurais". Sofia pediu que se reconstitua no Plano Diretor a Zona Rural e convidou os vereadores a participarem de uma caminhada na "zona estratégica para o desenvolvimento da cidade". (JD) 

COMPROMISSO - Idenir Cecchim (PMDB) elogiou a fiscalização da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) quanto à reforma da Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto. Cecchim também felicitou a preocupação do vereador Marcelo Sgarbossa (PT) com o andamento da licitação dos ônibus da Capital e pediu maior compromisso da prefeitura com o edital do processo. (JD)  

Textos: Milton Gerson (reg.prof. 6539)
            Juliana Demarco (estagiária de jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)