Plenário

Sessão ordinária / Lideranças e Grande Expediente

Durante os períodos destinados às Lideranças e ao Grande Expediente, na sessão ordinária desta segunda-feira (26/5), os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes temas:

REPÚDIO - Mônica Leal (PP) falou da moção de repúdio requerida por sua bancada contra o grupo musical Putinhas Aborteiras. A banda apresentou-se recentemente no programa Radar, da TVE. "Fiquei impactada pela iniciativa da nossa emissora pública de conceder espaço a um grupo que usa uma linguagem chula e faz apologia ao aborto", disse. A vereadora afirmou ainda que a diretora geral da TVE, Marta Kroth, a procurou para pedir que a moção fosse retirada. Entretanto, Mônica disse que a moção de repúdio foi definida por todos os vereadores que compõem a bancada do PP e não apenas por ela. (JD)
 
RACHA - Márcio Bins Ely (PDT) comentou o acidente de carro que ocorreu nesta madrugada, na Avenida Ipiranga. "Uma menina de 19 anos perdeu a vida porque, mais uma vez, o motorista estava embriagado", disse. O vereador falou também do legado que a Copa do Mundo irá deixar para a Capital e se definiu como um "otimista" em relação ao que o evento proporcionará ao povo porto-alegrense. "Será que nós estaríamos falando em metrô se não fosse a Copa do Mundo?", questionou. (JD)

ESCOLHAS - Idenir Cecchim (PMDB) elogiou a festa do PP realizada no domingo em Porto Alegre com a presença do senador Aécio Neves. Lembrou das coligações de partidos que estão enfraquecendo o PT. Segundo Cecchim, esse "esfacelamento" da grande aliança nacional com o PT demonstra que os partidos estão buscando novos caminhos por estarem descontentes com o governo federal. “O PMDB nacional apoia a presidente Dilma e nós, do PMDB gaúcho, apoiamos o Eduardo Campos”, afirmou. (FD)   

  
PRESTES - Jussara Cony (PCdoB) disse que, nestas terça e quarta-feira, o Rio Grande do Sul estará "vivendo um reconhecimento de parte da história do país", referindo-se aos 80 anos da Coluna Prestes. Destacou que a Câmara vai receber os familiares de Luiz Carlos Prestes para a entrega de uma placa na quarta-feira (28/5). Segundo a vereadora, a marcha foi “um feito histórico que propunha inovações no segmento político e o combate aos desmandos do coronelismo”. Concluiu afirmando que "é preciso brigar por espaços aos que lutam pelo país, como negros, mulheres e trabalhadores", como defendia Prestes. (FD)

FIASCO - Clàudio Janta (SDD) concordou com a manifestação de Bernardino Vendruscolo (PROS) sobre a Copa do Mundo e falou sobre a hashtag que criou quando o Brasil foi escolhido como sede do evento: #CopaFiasco2014. O vereador criticou “a entrega da soberania” brasileira para uma empresa privada como a Fifa. “Essa Fifa, que acha que é dona do mundo, conseguiu, através do Conselho de Justiça, a autorização para que menores de 12 anos trabalhem durante a Copa”, reclamou. Janta criticou a venda de bebidas alcoólicas dentro do estádios e as proibições para os estabelecimentos próximos a sedes, que só poderão vender produtos dos patrocinadores da competição. (JM)

SENSAÇÃO - Kevin Krieger (PP) falou da sensação de segurança pública vivida pelos porto-alegrenses nos últimos dias, com a presença de policiais de outras cidades na Capital durante o período da Copa do Mundo. “São dois meses que os policiais militares estarão aqui dando esta sensação de segurança, mas, sem dúvida, o Interior já deve estar sentindo a sensação de insegurança”, comentou. Kevin ainda comentou a quantidade de obras para a competição e o seu andamento, afirmando que esse será um legado para Porto Alegre. (JM)

IDOSOS - Waldir Canal (PRB) comunicou que assumiu a presidência da Frente Parlamentar em Defesa da Terceira Idade. O vereador reafirmou a relevância do tema. “É um segmento importante; nós temos muitas lutas em favor da terceira idade, várias questões no sentido da valorização da pessoa idosa”, disse. Canal também lembrou das diversas violências sofridas pelos idosos e a grande quantidade de reclamações sobre casos dentro do transporte público. (JM)

CONCLUSÕES - Reginaldo Pujol (DEM) comentou as conclusões da Comissão Especial dos Bairros, presidida pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT). Pujol apresentou algumas divergências ao relatório final, mas destacou sua alta qualidade técnica. Falou sobre a emenda que o vereador Alceu Brasinha (PTB) deve apresentar em relação ao Bairro IAPI. O vereador também fez colocações sobre a realização da Copa do Mundo e suas obras na Capital. “Um dos maiores atrasos se encontra aqui na cidade”, disse o vereador, que ainda se solidarizou com a fala de Clàudio Janta (SDD) sobre a competição. (JM)
 
SEGURANÇA – Tarciso Flecha Negra (PSD) destacou que a sua preocupação maior não é com o atraso das obras, mas com a segurança dos turistas que virão para a Copa do Mundo. Para o parlamentar, as manifestações e tumultos violentos assustam quem pretende vir ao Brasil, especialmente aos turistas da Europa, América do Norte e Ásia. Tarciso disse que o atraso na construção de viadutos, duplicação de avenidas, implantação do metrô e outras intervenções fazem parte, mas a proteção aos cidadãos de fora e aos que vivem nas cidades sede é ponto chave para o sucesso da Copa. Conforme Tarciso, uma revista conceituada da Europa publicou matéria enfocando as manifestações contra a Copa. Também o governo japonês teria editado um manifesto com alerta aos seus cidadãos para o que devem encontrar no Brasil. (MG)
 
PARABÉNS – Alceu Brasinha (PTB) parabenizou o governo municipal pelos encaminhamentos feitos para a Copa 2014. Para Brasinha, um evento esportivo como uma final da Copa Libertadores das Américas já movimenta hotéis, restaurantes, meios de transportes. Na Copa do Mundo, acredita, esses e outros segmentos se intensificarão. Lembrou que já foram vendidos, antecipadamente 83 mil ingressos para turistas que virão assistir aos jogos no Estádio Beira-Rio. Chamou de urubus os que agora se manifestam contra a Copa, disse que a cidade ficará com um importante legado e elogiou o governo gaúcho pelo aumento da segurança. (MG)
 
BAIRROS – Márcio Bins Ely (PDT), que presidiu a Comissão Especial que analisou o projeto que altera e cria novos bairros, comunicou em plenário a entrega do relatório dos trabalhos ocorridos ao longo de 90 dias. Segundo Bins Ely, a matéria está 90% ajustada e, possivelmente, tenha condições de ser votada ainda em 2014. O parlamentar destacou que, desde o início dos debates pela prefeitura, em 2012, com a realização de 10 audiências públicas, inúmeras sugestões foram incorporadas e algumas ainda estão sendo apresentadas pelas comunidades. Bins Ely disse que as demandas mais comuns são as de moradores que não concordam com a manutenção da expressão vila antes do nome do bairro. Ele elogiou o trabalho do relator, vereador João Carlos Nedel (PP), e colocou o texto a disposição de todos os pares. (MG)

CREDIBILIDADE – Bernardino Vendruscolo (PROS) cumprimentou os vereadores Alceu Brasinha e Márcio Bins Ely pelo entusiasmo com a Copa. Entretanto disse que não se podem fazer elogios exagerados sob pena de perder a credibilidade diante dos problemas sofridos pela população. Sobre o aumento do policiamento, disse estar satisfeito com a visão de mais policiais nas ruas, mas que acreditar que isso se dá apenas pelo corte de férias dos PMs é forçar demais. Bernardino também falou sobre tolerância na política. Disse que até tem tolerância com algumas coisas, mas não com relação a estelionatários e falsários que estão na política. Avisou que já comunicou a sua posição à direção nacional do seu partido. (MG)
 

Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
          Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
          Juliana Mastrascusa (estagiária de Jornalismo)
          Milton Gerson (reg.prof. 6539)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)