Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

No período destinado às Comunicações de Lideranças, na tarde desta segunda-feira (7/12), os vereadores se manifestaram sobre os seguintes assuntos:

BAIRROS - Marcio Bins Ely (PDT) afirmou que está priorizado para ser votado hoje o projeto que formata os novos bairros de Porto Alegre. "Esta é uma pauta que diz respeito à toda a cidade pois as pessoas ainda fazem confusão com os bairros de Porto Alegre", disse. O vereador destacou que foi apresentado um primeiro rascunho com sugestões dos moradores e que, de posse daquelas contribuições, a Secretaria do Planejamento e Urbanismo fez uma análise do projeto que, posteriormente, veio para a Câmara. "Aqui, organizamos oito audiências públicas analisando bairro por bairro e como eles deveriam ser divididos", ressaltou. Bins Ely afirmou que este processo já está tramitando há quatro anos e que deve ser votado o mais rápido possível para que os cidadãos de Porto Alegre tenham os seus bairros organizados. (JD)

PROJETOS - Kevin Krieger (PP) afirmou que hoje haverá a discussão da lei dos bairros em Porto Alegre e depois haverá o debate do projeto de lei que regulamenta a gastronomia itinerante na Capital. "Temos muitos projetos importantes para votar nesta segunda-feira e espero que consigamos fazê-los", disse. O vereador destacou que houve algumas reuniões para a regulamentação dos food trucks e que agora o projeto de lei está pronto e muito rico para a categoria. "Tivemos muita sensibilidade neste projeto para que todos os pontos a serem debatidos fossem englobados", ressaltou. Krieger destacou o papel das secretarias municipais nos projetos de lei que serão votados e afirmou que sem o trabalho delas não seria possível chegar a projetos tão importantes. (JD) 

PARTIDO - Elizandro Sabino (PTB) saudou os petebistas que estavam presentes no Plenário da Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira (7/12). "Dividir a bancada do PTB com presenças ilustres é uma honra para mim e quero destacar a atuação de todos os colegas petebistas que participam desta Casa legislativa", disse. O vereador destacou também o trabalho do parlamentar Paulo Brum, do PTB, que luta pelos deficientes físicos desde a sua juventude. "O programa Trajetórias, da TV Câmara, destacou a sua história, a sua militância pelas pessoas com deficiência física e a sua busca por mais qualidade de vida para os cidadãos", ressaltou. (JD)

POPULISMO - Idenir Cecchim (PMDB) saudou a militância do PTB que estava presente no Plenário e destacou que este prestígio que eles trazem a esta Casa é de extrema importância para o partido. "Esta militância serve de exemplo a todos os partidos. Quem dera todos nós políticos tivéssemos este apoio e ter junto a verdadeira militância que o PTB faz", disse. O vereador destacou que na semana passada os apoiadores bolivarianos perderam as eleições na Venezuela e na Argentina e ressaltou que os projetos populistas estão sendo rechaçados pela população da América Latina. "Devemos dar ao povo o que é possível e não fazer populismo com promessas que não se pode cumprir", ressaltou. (JD)

LEGALIDADE - Alberto Kopittke (PT) iniciou seu discurso saudando os militantes do PTB que lotavam o Plenário Otávio Rocha e comparando episódios da história do partido com o atual momento político do país. "Vivemos dias que a sigla de vocês conhece muito bem. O golpismo que vemos hoje em dia é o mesmo que levou o presidente Getúlio Vargas (PTB) ao suicídio em 1954 e foi contra esse mesmo sentimento que o vice-presidente João Goulart (PTB) resistiu em 1961 e sucumbiu em 1964", resgatou. Kopittke convidou a oposição brasileira a seguir o mesmo exemplo da Argentina e Venezuela, em que governos de esquerda foram retirados do comando dessas nações por meio do voto. Ele cobrou que é o momento de decidir se estamos ao lado da legalidade ou se estamos dispostos a desrespeitar a Constituição. (CV)

ESCRAVIDÃO – Antonio Matos (PT) destacou a importância do 20 de Novembro para os 300 mil negros de Porto Alegre, "que ajudaram a desenvolver a cidade e lutam pela reparação do que foi feito aos seus ancestrais". Lembrou que, em 1798, a Câmara de Porto Alegre aprovou que todos os escravos fugitivos, ao serem pegos, teriam que ser marcados com a letra F em alguma parte visível do corpo. Parabenizou os vereadores por, ao aprovar o feriado de 20 de novembro, fazer uma pequena reparação ao povo negro e lembrou que o projeto aprovado pela Câmara deverá ser sancionado pelo prefeito José Fortunati na próxima sexta-feira. (CS)

BRIQUE - Delegado Cleiton (PDT) destacou a inauguração do Brique de Ipanema, que até pouco tempo não estava à disposição da população. “O espaço veio para ficar. Parabéns aos expositores. Aproveito para ressaltar também que estivemos na Zona Sul da Capital, neste último final de semana, e visitamos a Rádio Ipanema Comunitária, que estava de aniversário. Através da rádio, seus fundadores e sua direção levam as notícias e as principais reivindicações das pessoas da comunidade”, esclareceu Cleiton. (MK)

PARABENIZAÇÕES – O vereador Tarciso Flecha Negra (PSD), ao dar seus cumprimentos para o futuro presidente da Casa, cumprimentou o seu time, Grêmio, pelo terceiro lugar no Campeonato Brasileiro. “Quero cumprimentar o grande presidente Raul e o meu amigo Roger, treinador do Grêmio, que lutou, se preparou e estudou para ser este grande treinador que se desenha. Roger, tens aqui um torcedor não somente pelo Grêmio, mas também por tudo que você significa para esta nação e exército azul”, comentou Tarciso. (MK)

ABRIGO - Sofia Cavedon (PT) comentou sobre o fechamento do Abrigo João de Barro, após determinação judicial. “A justiça, cansada de estabelecer prazos para o reordenamento que nunca foram cumpridos, pediu o fechamento do abrigo. Este abrigo foi visitado pela Cedecondh e pela Frente Parlamentar de Ação Rua. Sabemos que o mesmo estava completamente inadequado. O tema dos abrigos não é para nós um tema de populismo. A nossa crítica política é pelo reordenamento institucional com absoluta terceirização. A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) tem cinco contratos com diferentes empresas para atender 12 jovens em uma mesma casa institucional, o que aumenta a instabilidade dos pagamentos. Aí eu me pergunto, como fazer a ressocialização de jovens com os problemas apresentados?”, enfatizou Sofia, ratificando que espera que sejam nomeados no Centro Pop os 60 educadores que estavam sendo esperados no concurso. (MK)

ABRIGO II - Kevin Krieger (PP) disse que em 2015 a Fasc vem tratando com o poder judiciário para resolver as questões do Abrigo João de Barro, que acolhe adolescentes que cometeram atos infracionais graves, dentro e fora do abrigo, e estão sob a tutela do município. “Sempre frisei que esta população que hoje está na Casa João de Barro é oriunda da Fase, em sua maioria. O abrigo recebe o perfil de adolescentes que deveriam estar, na realidade, abrigados por esta instituição do governo estadual. Mas, infelizmente, o poder judiciário encaminha para o acolhimento institucional do município. A Procuradoria-geral está trabalhando para reverter este quadro e vamos trabalhar para que nossos abrigos tenham mais espaços. Em 2009 e 2010 fizemos uma reorganização com as casas lares e abrigos residenciais. Os problemas não são causados pela Fasc. Em relação à terceirização, é bom lembrar que em 2015 aprovamos lei criando 300 cargos de educadores sociais. E na última semana foi lançado o edital para a realização do concurso para educadores sociais da Fasc, que está com inscrições abertas até dia 16 de dezembro.” (MK)

Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
          Caio Venâncio (estagiário de Jornalismo)
          Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
          Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)