Sessão ordinária / Lideranças
Na tarde desta quinta-feira (12/4), durante período de Lideranças da Câmara Municipal, os vereadores debateram sobre os seguintes assuntos:
INOVAPOA - Newton Braga Rosa (PP) assumindo como vereador, apresentou ao plenário o trabalho que realizou à frente da Secretaria Inovapoa criada em 2009. "Construímos ações e parcerias, realizamos eventos e seminários com o objetivo de implementar o conceito de cidade inovacora. Avançamos muito", completou. Segundo ele, a partir de uma base tecnológica, as ações da Inovapoa proporcionaram geração de emprego e renda, capacitação para competitividade de empresas locais, mais sustentabilidade e fortalecimento das tecnologias sociais. "Promovemos o Curso de Reciclagem de Equipamentos Eletrônicos para Moradores de Rua, o Fórum de Energia Autosustentável e as campanhas e ações de inclusão de jovens e adolescentes em situação de pobreza". Para o vereador, a inclusão social e a capacitação são duas das principais metas da Secretaria. Através do Programa Unipoa, a autarquia forneceu mais de 400 bolsas para estudantes carentes em universidades. (ES)
CURSOS - Sofia Cavedon (PT) falou do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Disse que em Porto Alegre estão á disposição 6 mil vagas em 120 cursos para jovens e adultos. São cursos oferecidos gratuitamente pelo governo federal, contratados através do Senai e do Senac, informou a vereadora. No entanto, ela criticou a forma de divulgação dos cursos pela prefeitura da Cidade. É lamentável, pois as pessoas não estão sabendo que podem usufruir deste benefício. A parlamentar alertou para o fato de que, se as vagas não forem preenchidas, os cursos podem ser suspensos. O projeto fica prejudicado. (RA)
ODONTÓLOGOS - Mario Manfro (PSDB) usou a tribuna para falar sobre a fusão de vários planos odontológicos em Porto Alegre. Disse que a proposta criou critérios que diminuiu a remuneração dos dentistas. Há dez anos a categoria não é contemplada com aumento, lamentou o vereador. O parlamentar disse que, através desta fusão, os dentistas recebem R$ 9,90 por uma extração dentária. Não tem cabimento, pois o profissional gasta com luvas cirúrgicas, anestesia e seringa. Manfro fez um alerta aos profissionais de odontologia para que não atendam mais através deste convênio. Faço aqui um apelo aos meus colegas. Disse que o Executivo Municipal vem tratando, através de projeto, da contratação de 30 novos profissionais para a Secretaria da Saúde. Porto Alegre é a 6ª pior cidade em termos de atendimento bucal no país. (RA)
JUSTIÇA - Adeli Sell (PT) anunciou que buscará a Justiça Eleitoral ou a Polícia para denunciar casos de falta de ética em ano eleitoral. Contou que, recentemente, esteve na Restinga para tratar de grave problema de água. Segundo Adeli, foi acertado com servidor do Dmae que haveria uma reunião sobre o assunto, mas, resolvido o problema, foi prometido um churrasco para quem apoiasse determinado candidato. Não tentem me pisar nos calos, sacanear, disse o vereador. Precisamos de ética, lisura. (CB)
SEDA - Bernardino Vendruscolo (PSD) elogiou o trabalho da Seda, da primeira-dama e da Câmara, esta por ter aprovado a criação da secretaria, que está fazendo um trabalho maravilhoso. Vendruscolo também disse que continuará a apoiar as iniciativas da prefeitura que considerar positivas para a cidade. Ainda mostrou foto de placa no entorno do aeroporto, que, na sua opinião, confunde as pessoas sobre que direção tomar para o Centro. Há muita falta de placa; as pessoas cobram, disse. (CB)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)
Regina Andrade (reg.prof. 8423)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)