Comissão Representativa: Lideranças / Comunicações
EMERGÊNCIAS Adeli Sell (PT) disse que apelaria por ações emergenciais da prefeitura na Vila dos Herdeiros por conta da ausência do Dmae e do DEP. Outra situação foi apontada no terminal Parobé. A imundície é vista por todos os lados e está tomado pelos moradores de rua, onde o cidadão tem de pegar ou descer do ônibus. Onde está o colega Kevin Krieger? É hora dele visitar o terminal para entender o que está acontecendo. Adeli declarou-se frustrado com o sistema de contêineres na cidade É um dos mais caros e atrasados do mundo. Em Caxias do Sul e Passo Fundo são mais modernos, mais baratos e dão conta do lixo orgânico e do seco, criticou. (FCC)
TEREZINHA João Antônio Dib (PP) disse que, no Dia dos Amigos, mandava um abraço a todos seus amigos que são muitos, em especial, declarou sua homenagem para a ex-servidora da Câmara Municipal Terezinha Casagrande que foi diretora geral e redigiu com ele a Lei Orgânica do Município. Passamos a noite toda na redação final e quando cheguei aqui pela manhã ela já estava pronta para votarmos. É uma homenagem que se amplia aos servidores da Casa, às taquigrafas em especial. Um abraço para os nossos servidores e minha homenagem especial à Terezinha, finalizou Dib. (FCC)
MISÉRIA Maria Celeste fez homenagem póstuma no Dia do Amigo ao comunicador Clóvis Duarte, que faleceu terça-feira (19/7). Ela ainda ressaltou o lançamento do programa Brasil sem Miséria um programa arrojado e audacioso lançado pelo governo federal e que será reforçado por ações do governo estadual. Dessa forma, solicitou à Casa que se some a essa iniciativa com propostas positivas a partir da leitura de que faltam políticas públicas nas vilas de Porto Alegre. (FCC)
PERIGO Mauro Pinheiro (PT) propôs manifestação pública sobre as grandes aquisições na indústria de transporte aéreo, pois 85% das linhas estão com a Gol e a TAM. O principal problema, assinala Pinheiro, é a manutenção das aeronaves por conta do crescimento do número de trajetos e citou como exemplo de perigo o avião da empresa Noar que explodiu em Recife. Para Pinheiro, a manutenção é precária e os organismos de fiscalização precisam ser acionados. De acordo com ele, a situação é de praticamente monopólio o que favorece a negligência da segurança aérea. As pessoas estão correndo risco nos voos e esperamos que a Anac tome providências, criticou. (FCC)
ESCOLAR Toni Proença (PPS) saudou a implementação de Lei aprovada na Casa, no final de 2010, que possibilitou fracionamento da compra do passe escolar. Segundo Toni, o processo iniciou na sexta-feira (15/7), e já no primeiro dia cem estudantes utilizaram este recurso, que tem mantido esta média diária. Quero louvar o acerto da proposta, que recebeu apoio dos técnicos, vereadores e ao prefeito municipal José Fortunati, agradeceu o parlamentar, que lamentou apenas o veto à emenda de Sofia Cavedon (PT) que possibilitava a compra com cartão de crédito. A decisão se mostrou acertada pelo acesso e uso que vem tendo nos primeiros dias de sua aplicação, elogiou Toni. (LO)
TESOURINHA - Professor Garcia (PMDB) disse ter recebido mensagem de um cidadão relatando drama vivido no Ginásio Tesourinha no domingo à noite, quando jovens tiveram bens saqueados por criminosos. O incidente acarretou o cancelamento do jogo final do Campeonato Metropolitano de Basquete, pois o carro dos atletas de um dos times finalistas foi saqueado e não havia mais condições para a realização do evento. Segundo o cidadão, esse tipo de crime acontece rotineiramente no local, gerando sentimento de impotência pela ausência total de segurança pública. Também reclamou que o estacionamento público gratuito localizado ao lado do Tesourinha fique fechado. (CS)
GESTÃO Mauro Pinheiro (PT) lembrou a falta de gestão que, segundo ele, ocasionam problemas na cidade. Relatou que a Carris demonstra esse problema quando faz pregão para contratar empresa para comprar e instalar um software de gerenciamento. Para que serve a Procempa? Para que contratar outra empresa? E a empresa vencedora que vai implantar um software de gestão é concorrente da Carris, a Sudeste, através do Consórcio Softbus, criticou. Mauro cobrou explicações sobre três pregões que foram realizados, e informou que no primeiro o valor previsto era de R$ 285 mil, mas só foi concretizado no terceiro por R$ 569 mil. Precisamos de explicação porque os valores foram aumentados, questionou. (LO)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)
Fernando Cibelli de Castro (reg. prof 6881)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)