Plenário

Sessão ordinária/ Lideranças

Na sessão ordinária desta segunda-feira (14/10), vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos no período destinado às comunicações de lideranças:

PROCEMPA - Mauro Pinheiro (PT) mostrou imagens do escritório da Fayet Advogados e lê o longo currículo de advogado Draiton Gonzaga de Souza, que defende a marcenaria AMG. “Este é o advogado desta empresa. E a pergunta que eu faço é: quanto custa este advogado? Será que esta marcenaria de fundo de quintal que recebeu mais de R$ 463 mil da Procempa tem recursos suficientes para pagar este escritório? Eu gostaria de entender”, questionou o vereador, dizendo que o representante da AMG ficou em silêncio durante a última sessão da CPI da Procempa, graças à orientação do advogado. “Eu queria saber quem está pagando esta conta?”, voltou a indagar.(GF)

VIOLÊNCIA - Elizandro Sabino (PTB) falou da surpresa com a ligação que recebeu no final da tarde de sexta-feira. Ele havia feito uma ocorrência, há 10 anos, em virtude de uma denúncia que havia recebido como conselheiro tutelar contra um motorista de uma van que “tocava nas partes íntimas das crianças que transportava”. O telefonema dizia respeito a um sujeito que estuprou uma criança de 9 anos na zona norte da cidade. “Qual a minha surpresa? Realizei, há 10 anos, uma denúncia contra este sujeito que, na semana passada, demonstrou ser um criminoso”, afirmou, dizendo que depois da sessão plenária irá para a Delegacia de Polícia para Crianças e Adolescentes (DECA) para ajudar nas investigações. (GF)

BURACOS - Bernardino Vendruscolo (PROS) apresentou fotografias das ruas da cidade tiradas nos últimos dias. O vereador questionou o excesso de buracos nas vias. “É um perigo!”, alertou, dizendo que os órgãos públicos “vão lá e botam cavaletes e vão embora, mas não resolvem o problema”. Ele fez duras críticas "ao descaso" da prefeitura e garantiu que vai continuar trazendo à tribuna imagens que demonstram o problema. “Nós temos é que contar com a sorte para que não tenhamos um acidente grave”, concluiu. (GF)

DESCASO – João Derly (PCdoB) afirmou que, muitas vezes, não recebe resposta sobre os seus pedidos de providência. “Não recebo notícias, não sei se estou sendo atendido ou se houve algum tipo de verificação”. O vereador criticou a falta de consideração das secretarias em relação aos vereadores. “Nós buscamos melhorias e encontramos descaso. Eu me comprometo com pessoas, digo que vou resolver, mas acabo sendo tratado assim pelo Executivo.”  João Derly afirmou que conseguir respostas do Executivo é o mínimo que se espera. “Muitos lugares que depositaram sua confiança em mim aguardam uma resposta, eu exijo uma resposta aos meus pedidos de providência.” (TA)

PROMESSAS – Tarciso Flecha Negra (PSD) falou sobre as promessas realizadas em época de campanha. “Nossa cidade merece coisas boas, no entanto, não vejo as promessas sendo cumpridas”, afirmou. Conforme o vereador, as promessas feitas devem ter data para acontecer. Sobre o metrô, Tarciso ressaltou que o povo é humilde e não entende quando que vai acontecer, se é para Copa ou Olimpíadas. “É tudo Mentira, vamos começar a falar verdade para o povo”, anunciou. De acordo com ele, deve-se tornar providencias quanto à Arena do Grêmio e as ruas mal cuidadas. “A Copa do Mundo é um momento de agir, de ajudar no desenvolvimento e na beleza da cidade”. (TA)

RECURSOS - Engenheiro Comassetto (PT) anunciou que usaria seu tempo na tribuna para falar  com a grande audiência da TV Câmara. “Com a vinda da presidenta Dilma Rousseff, nesta semana, se confirmou que Porto Alegre recebeu em torno de R$ 5,4 bilhões para investir em infraestrutrura.” Conforme o vereador, nunca na história do Brasil a capital gaúcha recebeu tanto dinheiro. Comassetto também falou sobre o projeto de ampliação da Protásio Alves e da revitalização da entrada de Porto Alegre. O vereador concluiu afirmando que a prefeitura tem que rever seus projetos. “Não é uma crítica mas, um alerta, o que não dá para acontecer é recebermos recursos e as obras estarem paradas, os recursos devem ser bem aplicados.” (TA)

ELEIÇÕES
- Nereu D’Avila (PDT) falou sobre as reuniões realizadas pelo PDT para discutir o  posicionamento que o partido irá tomar nas eleições de 2014. “Hoje será realizada a última reunião, nós ouvimos as bases até os rincões mais humildes, todos companheiros foram convocados a se expressar”. Conforme o vereador, hoje em Porto Alegre, a candidatura própria de Vieira da cunha é uma realidade para o partido. “Tudo leva a crer  que o  PDT está forte”, ressaltou. (TA)

ESTRADAS - Idenir Cecchim (PMDB) disse considerar ser uma tarefa difícil para os partidos da base do governador defender a candidatura à reeleição de Tarso Genro, "depois da desgraceira que ele fez com as estradas do RS". Segundo Cecchim, o governador forçou a saída do socialista Beto Albuquerque da Secretaria de Infraestrutura, pois o secretário estaria tendo muita visibilidade no governo. "Tarso criou a EGR para cuidar das rodovias, mas a única coisa que ela (empresa) não faz é cuidar de rodovias. Em pouco tempo, o governo de Tarso Genro conseguiu liquidar o Daer." Segundo ele, as estradas gaúchas precisam recuperar suas condições de trafegabilidade. "A EGR foi criada para dar empregos e cobrar dos gaúchos por serviços que não presta." (CS)

METRÔ - Reginaldo Pujol (DEM) comentou a repercussão envolvendo a aliança entre o PSB, de Eduardo Campos, e a Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, visando às eleições de 2014. "Essas negociações propiciaram uma reviravolta no processo eleitoral brasileiro." Pujol cumprimentou a presidente Dilma Rousseff pelos anúncios feitos no sábado, durante visita ao Estado, e elogiou "o entusiasmo e a pertinácia com que o prefeito José Fortunati persegue a ideia de construção do metrô". Em relação ao metrô, Pujol disse que adotará "a postura de São Tomé, do ver para crer". Ele lembrou o anúncio feito recentemente pela presidente Dilma garantindo recursos para a construção da segunda ponte do Guaíba. "Até hoje não existe projeto. Não quero entrar no oba-oba do discurso eleitoral, mas rogo que esse anúncio se concretize." (CS)


Texto: Gustavo Ferenci (reg. prof. 14.303)
          Thamiriz Amado (estagiária de Jornalismo)
  Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)