Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

Durante o período de Lideranças da sessão plenária desta quarta-feira (17/6), os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas:

GREVE - Fernanda Melchionna (PSOL) falou sobre a greve dos técnicos administrativos das universidades federais. "Quero parabenizar a iniciativa destes trabalhadores. Vemos diariamente descaso e desrespeito da parte do nosso governo para com os trabalhadores." Segundo Fernanda, o Brasil vive um período de crise, que tende a agravar cada vez mais. "Basta receber a conta de luz, comprar tomate na venda e abastecer o carro para vermos que estamos enfrentando uma crise econômica. E o governo continua andando em círculos.  (CPA)

INDIGNAÇÃO - Mônica Leal (PP) se mostrou contrária ao projeto apresentado na Assembleia Legislativa que dá passe livre aos detentos do regime semiaberto. "A sociedade clama por mais segurança, mais punição. É um absurdo que deputados fiquem ao lado de bandidos, apresentando este tipo de proposta." Conforme citou a vereadora, os parlamentares devem agir a favor dos trabalhadores e não incentivar que bandidos saiam impunes. Ao finalizar, destacou: "Penso o que passa na cabeça do cidadão de bem que paga seus impostos e não possui saúde, educação e segurança qualificada." (CPA)

EDUCAÇÃO - Sofia Cavedon (PT) destacou os problemas enfrentados pela educação no município de Porto Alegre. "Acredito que a nossa cidade necessite de um Plano Municipal de Educação." Segundo a vereadora, o plano chegou à Câmara Municipal no dia 9 de junho de 2015, realizado a partir da Conferência Municipal de Educação. "Sabemos que necessitamos de melhorias em diversas áreas e setores, mas a educação é passo principal para termos qualidade de vida." (CPA)

PROJETO - Jussara Cony (PCdoB) afirmou que Porto Alegre é uma cidade referência nas discussões políticas como a educação e a saúde. "Mas precisamos de mais democracia e para isto é preciso uma reforma política e educacional", disse. Jussara disse que Porto Alegre, no entanto, tem uma defasagem de escolas gigantesca, deixando diversas crianças sem ter onde estudar. "É importante lutar pela educação e vamos criar diretrizes e metas para o Plano Municipal de Educação", destacou. A vereadora também ressaltou que a Câmara deverá fiscalizar este Plano para garantir que ele seja executado. (JD)

FATOR – Clàudio Janta (SDD) disseque hoje é um dia muito importante para o país porque a presidente DilmaRoussef deve tomar a decisão sobre a regra de 85/95 anos para a aposentadoria.Segundo ele, há anos que os trabalhadores esperam que o governo “acabe com a escravidãodos aposentados brasileiros”, permitindo que as pessoas possam se aposentar. “Permiteque a gente volte a sonhar com uma aposentaria, ter um salário digno”, afirmou.Janta destacou que hoje é o prazo final para a presidente decidir se veta ounão a regra. “As centrais sindicais estão acampadas na frente do Palácio da Alvorada,e, no Congresso, todos os partidos estão pedindo que ela não vete”, informou. “Hojetoda casa tem um aposentado, que sente o sofrimento de ver sua aposentadoria corroída.”(CB)


Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
           Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
           Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)