Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Nos tempos de Liderança da sessão desta segunda-feira (20/8), os vereadores de Porto Alegre manifestaram-se sobre os seguintes temas: 

SOCIOAMBIENTAL - Adeli Sell (PT) cobrou do governo municipal a situação do Programa Integrado Socioambiental (Pisa), para o qual vêm sendo colocados tubos de canalização no Guaíba. “Quero saber como fica a retomada do volume de terra retirado do canal do Guaíba”, cobrou. Segundo o vereador criaram-se bancos de areia perigosos. “A Marinha tomou a atitude de sinalizar com taquarinhas, o que não é sinalização responsável porque poderá causar sérios acidentes”, disse. Adeli informou que, em Porto Alegre, existem cerca de 3 mil barcos. “Deveríamos ter uma marina pública para incentivar o esporte náutico, mas Porto Alegre continua de costas para o rio.” Disse ainda que serão gastos em torno de R$ 13 milhões para repor a areia no Guaíba. “Daria para fazer 30 creches comunitárias”, considerou. (RA)
OBRA - João Antonio Dib (PP) disse que não se pode fazer uma obra de grande porte, como o Pisa, sem que haja problemas no entorno. “Já foi esclarecido que, tão logo fique pronto, vamos começar a recuperar”, disse Dib, enfatizando que a Marinha sabe que a área foi interditada temporariamente. O vereador falou também a respeito de criticas feitas aos gastos com a Copa 2014 em Porto Alegre. “Não está sendo gasto um centavo do governo municipal com a Copa, pois o Grêmio e o Inter estão fazendo sua parte com recursos próprios”, garantiu, esclarecendo que as obras na cidade vão ficar para sempre. (RA) 
 
ÁGUA - Paulinho Rubem Berta (PPS) usou a tribuna para tranquilizar os moradores do Jardim dos Coqueiros e do Residencial Rubem Berta sobre a falta de água. Disse que falou com o diretor do Dmae, que esclareceu que, até o final da tarde, o problema será solucionado. “O que aconteceu é que algum objeto está trancando a passagem da água”, afirmou. O vereador disse ainda que foi distribuído comunicado para as comunidades alertando sobre a falta de água. “Para que armazenem água até a resolução do problema.” (RA) 
 
MOROSIDADE - Fernanda Melchionna (PSOL) criticou a morosidade da prefeitura de Porto Alegre para responder a uma necessidade latente da comunidade do Bairro Rubem Berta, que há quase uma semana sofre com a falta de água. "Sabemos das enormes dificuldades que o Dmae tem, mas conseguir um caminhão-pipa para atender a essas famílias é simples e rápido", argumentou. Para Fernanda, é impossível aceitar uma situação como essa já que a água é direito básico e fundamental do cidadão. "A população está angustiada. Infelizmente, faltam competência, planejamento e respeito por parte do Executivo." (ES)
 
SANEAMENTO - Engenheiro Comassetto (PT) disse que o que acontece na cidade referente ao saneamento básico e à falta de tratamento de esgoto é consequência da ausência de planejamento. Segundo Comassetto, foi feito um debate entre vereadores e Dmae, no início do ano e, na ocasião, revelou-se que o departamento não possui projeto de expansão da rede de tratamento para a Zona Sul. "Tampouco existe trabalho de monitoramento das atuais redes e estruturas prevendo possíveis acidentes e situações emergenciais. Falta gestão para o Dmae", afirmou, ao criticar também o Programa Socioambiental, que, segundo ele, exclui as vilas irregulares da coleta de esgoto. (ES)
 
RESPOSTA - João Dib (PP) não aceitou as críticas que Comassetto fez referentes ao Pisa - que prevê elevar o tratamento de esgotos para mais de 70%. Para o líder do governo municipal, é preciso saber reconhecer as coisas boas que as administrações estão fazendo. "Eu sei dar valor para o que é bem feito e também sei ser duro com os apontamentos sobre o que eu acho errado e danoso para a população", disse. "Todos os vereadores deveriam ter mais cautela para criticar o trabalho dos governantes." Para Dib, tentar diminuir a importância do Pisa é uma irresponsabilidade. (ES)
 
BRIGADA - Alceu Brasinha (PTB) parabenizou o comandante da Brigada Militar pelo bom trabalho que vem desempenhando com as barreiras na cidade, fiscalizando os atos de infração e os motoristas. "Quero reiterar aqui que o trabalho está sendo muito bem feito", disse. "A BM realmente tem fiscalizado e andado nas ruas, as viaturas estão circulando cada vez mais. A sensação é de mais segurança. Parabenizo o governador Tarso Genro pela iniciativa." De acordo com Brasinha, dessa maneira, com a presença da BM nas ruas, a população vai aprendendo o que pode ou não fazer. (ES)
 
ASFALTO - Nelcir Tessaro (PSD) disse que, no final de semana, andando pela cidade, constatou e ficou surpreso com o asfaltamento realizado em vias dos bairros Vila Dom Pedro e Jardim Leopoldina, na Zona Norte. Observou que, nessas mesmas vias por onde estão sendo feitas as obras, havia nas casas e nos carros placas de propaganda eleitoral de um único candidato. Anunciou que já fez um pedido de informações à prefeitura sobre as 42 ruas que estão sendo asfaltadas agora, 11 anos depois de serem pedidas pela população. Tessaro ainda apelou ao Ministério Público para verificar as irregularidades e os abusos. (VBM)
 
Textos: Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
            Regina Andrade (reg. prof. 8423)
            Ester Scotti (reg. prof. 13387)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)