Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Durante o período destinado às comunicações de Lideranças, na sessão ordinária desta quarta-feira (8/8), os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes temas:

ARROIO - Carlos Todeschini (PT) fez um apelo ao líder do governo, João Dib (PP), para que interceda junto à prefeitura para retirar uma árvore caída sobre o Arroio Moinho, no Partenon. O vereador mostrou fotos nas quais uma casa na Rua Angelo Barcelos, 419, teve o muro caído por conta da água da última chuva na cidade. "Desde quinta-feira procuro o DEP e o DMLU, e os órgãos estão fazendo jogo de empurra. Um passa a responsabilidade para o outro e o problema continua." (MAM)

DIQUE - Nelcir Tessaro (PSD) manifestou preocupação com dez famílias da Vila Dique que, segundo ele, estão vivendo em precárias condições à espera de remoção. O vereador relatou que os moradores estão sendo ameaçados de despejo, vivendo em meio a escombros, em barracos. "Foram avisados de que quem não sair até sexta-feira terá a casa demolida no sábado." Tessaro disse que já enviou e-mail ao prefeito solicitando a intervenção do Demhab para prestar assistência àquelas pessoas. (MAM)

PODA - Beto Moesch (PP) considerou imperdoável a poda de árvores na Avenida Ipiranga no final de semana pela CEEE. "A CEEE, que lucra milhares de reais por ano, que vá investir em cabos ecológicos e em redes subterrâneas", disse. Beto também destacou, como fato positivo, o tombamento da casa onde morou o ambientalista José Lutzenberger, no bairro Santana. "É uma casa que já tinha todos os atributos para ser patrimônio cultural e histórico da cidade e que agora será uma sede do ambientalismo brasileiro e mundial." (MAM)

CAMPANHA - Dr. Goulart (PTB) pediu ao Ministério Público Eleitoral que olhe com atenção para campanhas eleitorais que, segundo ele, destoam da média. Na sua avaliação, a desigualdade de recursos nas campanhas torna a disputa eleitoral antidemocrática. Sobre a preocupação de Nelcir Tessaro (PSD) com o despejo de famílias na Vila Dique, garantiu que todas serão devidamente transferidas. "Mas se alguém, da noite para o dia, avançar ilegalmente sobre o local, não há o que fazer", alertou. (MAM)

QUESTIONAMENTOS  - Adeli Sell (PT) pediu respostas do Executivo sobre o término das obras da Praça da Alfândega e sobre quando haverá nova licitação para a reforma e a reestruturação da Rua da Ladeira. O vereador questionou ainda o fato de contêineres de lixo obstruírem a passagem de cadeirantes e carrinhos de bebês. Adeli falou sobre a dificuldade enfrentada por cadeirantes e cegos para transitar pela cidade. “Fiquei chocado com a falta de acessibilidade em muitas calçadas e ruas de Porto Alegre”, enfatizou o vereador, pedindo que a prefeitura tenha um olhar especial em relação a essas situações. (RA)

RESPOSTAS - O líder do governo municipal, vereador João Antonio Dib (PP), respondeu a Adeli Sell (PT) dizendo que ontem esteve com o prefeito e encontrou, na ante-sala do gabinete, dois vereadores da oposição. “Por que não perguntaram a ele o que estão nos cobrando aqui da tribuna?”, questionou. Segundo Dib, alguns vereadores pensam que é mais fácil criticar da tribuna para aparecer na TV. Quanto a criticas feitas sobre o lixo no Arroio Moinho, Dib falou que tem de ser criticado quem coloca lixo. “Não tem que vir aqui e dizer que o Dmae é que deve limpar, e sim criticar quem deposita lixo nos arroios”, disse. (RA) 

Textos: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
            Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)