Plenário

Comissão Representativa / Lideranças

No período de Lideranças, na reunião desta quinta-feira (20/1) da Câmara Municipal de Porto Alegre, foram tratados os seguintes temas:

MUDANÇAS – Adeli Sell (PT) disse que o PMDB está incomodado com possíveis mudanças no governo José Fortunati. "A administração atual é continuidade do governo Fogaça ou é um novo governo”, questionou. Adeli ponderou que sempre apostou em uma nova administração, diferente do prefeito anterior, "marcado pelo atraso”. "Fortunati é um homem ágil e preparado para administrar", completou ao criticar o secretário Professor Garcia, titular da SMAM, que não estaria respeitando o vereador. “Sou perseguido por esta secretaria. Fortunati não pode deixar como está. Não precisamos de ranços e perseguição”. (LO)

FOGAÇA I - "Parlamento sem debate é como feijoada sem feijão". A afirmação foi feita por Sebastião Melo (PMDB) ao comentar pronucinamento de Adeli Sell (PT) sobre as obras de José Fogaça. "As obras que estão em andamento na cidade foram planejadas há muito tempo", disse ao citar o projeto Entrada da Cidade e o conjunto de obras do DEP. "Fortunati está dando seguimento, pois há apenas sete meses assumiu a prefeitura". Disse ainda estranhar que pessoas que hoje tanto elogiam Fortunati não pensaram nas suas qualidades quando da sua saída do PT. (VBM)

FOGAÇA II – Alceu Brasinha (PTB) defendeu José Fogaça: "ele mudou a cara da cidade". Ironizou críticas sobre os buracos, dizendo que na administração petista havia o "buraco participativo em toda cidade" e afirmou que problemas como o lixo ou com as praças sempre existiram. “Parece que antes não havia lixo na cidade, que tudo era perfeito”, declarou. Afirmou que o titular da Smam, Professor Garcia, tem sido muito atencioso e que o diretor do DMLU vem fazendo um trabalho extraordinário. “Há problemas sim, mas problemas como em todo governo”, encerrou. (VBM)
 
INUNDAÇÃO - Adeli Sell (PT) afirmou que “sejam água-pés ou marrequinhas é preciso encontrar uma solução para os moradores da Vila dos Herdeiros”, que fica na divisa da capital com Viamão. Lembrou que nove famílias estão recebendo o aluguel social, mas que outras seis estão passando por sérias dificuldades. "Sou defensor do meio ambiente, mas algo tem que ser feito com as algas que têm provocado as inundações". Também sugeriu maior rigor da prefeitura na fiscalização nas jornadas de trabalho dos médicos do município.  (VBM)

VICE - João Dib (PP) disse que pretende reapresentar este ano emenda à Lei Orgânia do Município (LOM) prevendo que, em caso de ausência do prefeito, tanto o presidente da Câmara quanto os demais integrantes da Mesa Diretora possam assumir o Executivo. Hoje, somente o presidente do Legislativo substitui o prefeito e, quando está impedido, quem assume é o procurador-geral do Município. "Todos os vereadores são eleitos com votos. O procurador não tem voto algum. Portanto, não pode substituir o prefeito." (MAM)

CONTINUIDADE - João Dib (PP) disse gostar da energia de Adeli Sell para criticar a prefeitura: "se eu fosse prefeito o levaria para o Executivo". “Adeli e o vereador Beto Moesch (PP) fizeram vários projetos juntos. Quando foi para a SMAM, Moesch virou alvo de críticas de Adeli”. Para Dib, o prefeito José Fogaça (PMDB) fez uma coisa muito importante: "o saneamento financeiro do Município”. Em sua opinião, o prefeito Fortunati (PDT) dará continuidade e irá impor seu estilo de governar. “Não tenho dúvidas que tanto Fogaça quanto Fortunati amam esta cidade e lutam por ela”.  (FCC)

PICHAÇÕES – Thiago Duarte (PDT) salientou que a questão ambiental tem sido debatida como prioridade por conta da tragédia verificada na região serrana do Rio de Janeiro. Ele ressaltou que não há problema em copiar boas soluções como o transporte fluvial com as adequações necessárias e informou que a Cosmam irá aprofundar o debate sobre a necessidade de melhorar a qualidade das praças. “É um espaço público que precisa ser devolvido e restaurado para a população”. O vereador pediu medidas mais drásticas para enfrentar as pichações. “Tem de investigar a ação dentro dos blogs, sites e redes sociais na internet”. (FCC)

LIMPEZA – Sofia Cavendon (PT) se disse honrada em ter substituido o prefeito Fortunati no comando do Executivo. "A experiência ajuda a oposição a exercer uma atuação mais propositiva" disse ao assinalar que foi possível trabalhar com o corpo técnico da SMAM e do DMLU. Para a vereadora, é preciso melhorar a limpeza de galhos e folhas, ajudar as comunidades e entender a importância da separação do lixo e cobrar mais dos prestadores de serviços terceirizados. Disse também que em breve deverá ser atendida solicitação ligada ao Projeto Vou à Escola que ampliará o acesso da população carente ao ensino médio, por convênios entre as secretaria Municipal e Estadual de Educação. “Foi uma construção da Câmara com os conselhos tutelares”, complementou.  (FCC)

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof 5495)
Marco Aurelio Marocco (reg. prof. 6062)
Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)