Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

No período destinado às comunicações de Lideranças, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (21/10), os vereadores da CâmaraMunicipal de Porto Alegre debateram os seguintes temas:

CULTURA - Fernanda Melchionna (PSOL) falou sobre aimportância do Plano Municipal de Cultura para o crescimento cultural domunicípio. Segundo Melchionna, o Governo burla as leis da Capital e desfavorece os grupos de artistas. “Estamos lutando para que haja a derrubada deste veto.Músicos, artistas plásticos, e artistas em geral devem e merecem serrespeitados. São profissionais, assim como um médico e um advogado.” Aofinalizar, Fernanda destacou a importância da coerência dentro da CâmaraMunicipal e citou: “Nós, do PSOL, não vamos mudar de ideia, estamos aqui com umpropósito e seremos coerentes nas nossas decisões.” (CPA)

PRIORIZAÇÃO - “Nós esperamos avançar naconstrução coletiva e prioridade para a cultura em Porto Alegre”, destacou Sofia Cavedon (PT). Conforme citou Sofia, o objetivo do Plano é valorizar e apoiar osprofissionais da área para que possuam benefícios e reconhecimento. “Esperamosque todos dentro desta Casa tenham consciência e derrubem oveto." Sofia falou também sobre os teatros e pontos culturais em Porto Alegre,destacando a precariedade que muitos destes espaços se encontram. “São muitos elementosque desafiam Porto Alegre e queremos que este plano de cultura se torne real,contendo metas, planos e uma direção positiva.” (CPA)

VETO - Kevin Krieger (PP) falou sobre a reunião realizadacom o vice-prefeito Sebastião Melo, sobre as emendas vetadas do Plano Municipalde Cultura. “A orientação do Governo é que mantenhamos o veto às emendas 1 e 10,para que os artistas não saiam prejudicados.” Krieger destacou ainda queacredita no trabalho deste profissionais e que os mesmos merecem ser valorizados.Ao finalizar, destacou: “Estaremos abertos para quaisquer tipo de diálogo referenteao Plano.” (CPA)

PLANO - Jussara Cony (PCdoB) ressaltou que a derrubada doveto do prefeito ao projeto que trata do Plano Municipal de Cultura mostrará a evolução e o crescimento de uma formação humana e cultura naCapital. “Nós, da oposição, temos a ideia de derrubar todos os vetos. Sei quetoda história há dois pontos, mas queremos enfatizar, aqui, que o principal focodo Plano é beneficiar o artesão, o músico, o artista.” Conforme falou avereadora, o diálogo entre a Prefeitura é essencial para que haja avanços. “Aemenda da vereadora Sofia é estratégica, mas temos que estabelecer um acordopolítico junto ao movimento cultural para que não tenhamos perdas de benefícios.”(CPA)

EXPOMILÃO - Engenheiro Comassetto (PT) prestou contas a respeito da viagem que realizou como representante da Câmara Municipal no mês de setembro à Expomilão 2015, feira realizada na cidade italiana. Comassetto relatou que o principal assunto discutido na cidade famosa pela indústria da moda foram as zonas rurais e a proteção ambiental nas grandes cidades do mundo. "Voltei de lá convencido de que nosso Plano Diretor está correto. Por aqui, já concebemos que rural e urbano devem estar integrados, o mesmo preconizado lá", afirmou. O parlamentar avalia que a política de Porto Alegre quanto às áreas agricultáveis é mais avançada do que a de Milão, onde não há incentivo tributário para produtores rurais ou mesmo recolhimento de lixo nesses locais. (CV)

Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
          Caio Venâncio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)