Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

Nos tempos de Lideranças, na tarde desta quarta-feira (9/3), na Câmara Municipal de Porto Alegre, os vereadores debateram os seguintes assuntos:

PROJETOS - Sofia Cavedon (PT) saudou grupo de recicladoras e recicladores nas galerias do Plenário Otávio Rocha e destacou a importância do projeto que beneficia a profissão. "Esta pauta é muito justa, é ambiental. Vocês exercem um trabalho essencial para Porto Alegre. E esperamos que hoje o dia seja de vitórias." Sofia falou ainda sobre o transporte público da Capital. "A bancada do PT protocolou um projeto de lei para contribuir de forma positiva para o transporte público. Trabalharemos em cima deste tema. O povo porto-alegrense merece condições dignas para ir trabalhar e estudar." (CPA)

ANIMAIS - Rodrigo Maroni (PCdoB) falou sobre a autorização para a construção do primeiro hospital público para animais. "São milhares de vidas que salvamos, e a realização deste hospital público é um passo gigante em prol desses animais." Maroni destacou a importância do hospital funcionar 24 horas e também disponibilizar maior número de leitos devido ao grande número de demandas. "Estou muito feliz com a iniciativa. Desejo muito que saia do papel, pois temos muitos projetos lindos no papel, que nunca foram realizados." (CPA)

TRANSPORTE - Clàudio Janta (SD) parabenizou a iniciativa dos recicladores da Capital, que marcaram presença no plenário para acompanhar a votação de projeto de lei. "Vocês servem de exemplo para todos nós, por contribuir com a reciclagem e a limpeza da nossa cidade. Presto minha solidariedade a vocês", disse. Vereador citou também o valor abusivo das passagens do transporte público. "Sabemos que Porto Alegre tem que melhorar em diversos aspectos, mas o transporte público faz parte da vida dos cidadãos, dos trabalhadores, dos estudantes. Precisamos dar visibilidade a este tema também." (CPA)

MANIFESTAÇÃO - "O maior programa habitacional já feito pelo Brasil deve ser bem administrado pela Prefeitura. Na Restinga, por exemplo, está apontado o despejo de várias famílias", citou Engenheiro Comassetto (PT), ao destacar os problemas enfrentados economicamente no país. O vereador citou as manifestações que ocorrerão no próximo domingo. "Peço a todos que manifestem suas ideias de forma respeitosa, sem invadir o espaço do outro. Vivemos em uma democracia, não podemos esquecer", disse. (CPA)

INCINERAÇÃO
- Fernanda Melchionna (PSOL) defendeu o projeto de lei que proíbe a utilização de incineração de resíduos recicláveis, dizendo que foi comprovado o aumento de incidência de câncer na Europa causado pela incineração, além de diminuir o número de empregos na cidade. "Proibir a incineração é garantir a saúde da população de Porto Alegre", afirmou. A vereadora acrescentou que 3% de todo o lixo coletado em Porto Alegre é, de fato, reciclado."Estão faltando educação ambiental e políticas públicas para coleta seletiva", alertou. (AZ)

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
          Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)