Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Na sessão ordinária da tarde desta quarta-feira (18/2), os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes temas nos discursos de Lideranças:

CARNAVAL I -
Engenheiro Comasseto (PT) destacou em seu discurso o feriado de carnaval e ressaltou que ele é a maior festa na qual os brasileiros participam
 todos os anos. "Tive o prazer de estar no complexo do Porto Seco, no espaço reservado à Câmara Municipal, e lá vi diversos colegas desfilando e participando dos festejos", disse. O vereador destacou ainda a reflexão que deve ser feita sobre o porquê de a imprensa do Rio Grande do Sul não ter transmitido o carnaval ao vivo pelo canal aberto. "Este ano o carnaval foi transmitido por um canal fechado e isso fez com que o evento ficasse em segundo plano para as famílias gaúchas", afirmou. Comasseto ressaltou que o carnaval gaúcho precisa de apoio em todos os âmbitos da sociedade e, principalmente, da mídia em geral. (JD)

LICITAÇÃO - Fernanda Melchionna (PSOL) falou sobre o andamento da licitação dos ônibus em Porto Alegre e repudiou as empresas, que estariam, segundo ela, repassando aos cidadãos um ônus que é resultado da corrupção interna das empresas e da falta de preparo dos líderes municipais para retirar o impacto do aumento do custo de vida dos braços dos porto-alegrenses. "Não é possível que mais uma vez quem vai pagar a conta da má administração pública e privada vai ser o cidadão", afirmou Fernanda, referindo-se ao iminente aumento da passagem de ônibus em Porto Alegre. A vereadora finalizou sua fala dizendo que os cidadãos não irão aceitar o aumento, assim como em 2013, e sairão para as ruas para conquistar "mais uma vitória". (JD)

CARNAVAL II - Sofia Cavedon (PT) destacou o camarote dos vereadores no carnaval de Porto Alegre, localizado dentro do complexo do Porto Seco. "Devemos celebrar estas manifestações culturais e exaltar a estrutura permanente do Porto Seco", disse. Sofia afirmou que a prefeitura deve, a partir de agora, melhorar o espaço do Complexo para que ele sirva como um centro cultural que abranja todas as comunidades que vivem no entorno dele. A vereadora destacou ainda o tema sobre o aumento da passagem em Porto Alegre. "Devemos ampliar a Carris para dar um serviço público de qualidade e não apenas repassar custos, penalizando mais uma vez a população", disse. (JD)

PASSAGEM - João Carlos Nedel (PP) afirmou que vivemos em um sistema econômico chamado capitalismo e este, sabidamente, visa sempre o lucro. Ao referir-se sobre o aumento no preço da passagem em Porto Alegre, o vereador destacou que há uma certa dificuldade da população em geral em entender a amplitude dos custos que uma empresa de transporte público possui. Como exemplo, destacou a empresa pública Carris, que no ano passado que teve de receber dinheiro para pagar as suas contas. "O transporte público não traz rentabilidade para o empresário, pois, não fosse isso, haveria diversas empresas incluídas na nova licitação dos ônibus", finalizou. (JD)

CARNAVAL III - Cláudio Janta (SDD) falou sobre o Carnaval de Porto Alegre e lamentou pela não transmissão dos desfiles das escolas pela TV e citou que o Complexo Cultural do Porto Seco deve ser palco de diversas atrações na cidade. Entre elas, citou os desfiles de carnaval, desfiles do dia 7 de Setembro e a Parada Gay. “Todos os desfiles devem ser feitos no Porto Seco. Foi construído para isso. Os desfiles de 7 de setembro, desfiles de carnaval e até mesmo desfile de Parada Gay devem acontecer lá.” disse. Janta mencionou o problema que os porto-alegrenses enfrentam: o congestionamento na cidade. E citou o transporte coletivo de Porto Alegre, que, segundo ele, é um "caos". Ao finalizar, se referiu às empresas de ônibus, que alegam não ter lucros.“Os empresários do transporte público de Porto Alegre, por favor, não se façam de vítimas." concluiu. (CPA)

TRANSPORTE - Delegado Cleiton (PDT)  falou sobre o transporte público e se referiu ao governo Fortunati: "Foi quem teve a coragem de enfrentar a discussão sobre a planilha dos lucros de empresas de ônibus da Capital”, disse. O vereador mencionou também o carnaval de Porto Alegre. Disse que a data festiva é cultura popular, traz renda e emprego. "Aqueles que não são a favor do carnaval, considero como preconceito. O carnaval vem da cultura negra e deve ser respeitado." Delegado Cleiton se referiu ao baixo orçamento da Prefeitura de Porto Alegre para as escolas de samba e terminou seu discurso parabenizando a escola campeã de 2015, Imperadores do Samba. (CPA)

Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
          Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)