Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

No período destinado a Lideranças, na sessão Plenária da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta quarta-feira (19/8), os vereadores debateram os seguintes temas:

MANIFESTAÇÃO - Jussara Cony (PCdoB) falou sobre a manifestação que será realizada amanhã em diversas cidades do Brasil. "Hoje chamo atenção de todas as forças patrióticas, não apenas as forças de esquerdas. A democracia corre riscos, há golpistas de plantão hoje no nosso país." Jussara ressaltou ainda que deve ser revertido o cenário atual de guerra política. "Vejo pessoas tomadas de ódio, partindo para uma violência sem razão. Novas eleições acontecerão, o Brasil não está perdido." Ao finalizar, citou a importância de um protesto pacífico e também a presença da população porto-alegrense nas ruas. (CPA)

CPI - "Hoje minha fala é direcionada ao vereador e colega Reginaldo Pujol", disse Bernardino Vendruscolo (PROS) em seu discurso na sessão Plenária. Segundo o vereador, há algum tempo vem ocorrendo desentendimentos por não concordarem com questões referentes à CPI para investigar os Festejos Farroupilha da Capital. "Estou aberto às críticas e sugestões, mas permita-me não presenciar mais alguns desconfortos dentro da Casa. Nós estamos aqui fazendo um trabalho árduo, pois trabalhar em uma CPI não é fácil." (CPA)

FARROUPILHA - Reginaldo Pujol (DEM) respondeu ao colega Bernardino Vendrusculo (PROS) e declarou que crítica o que está escrito no regimento da CPI presidida pelo mesmo. "Com todo o respeito, acho que ele tem muita dificuldade em administrar sua função de presidente, com sua função de acusador. Contudo, quero que continue a CPI, vamos adiante." (CPA)

LAVA-JATO - Paulinho Motorista (PSB) citou os envolvidos do esquema da Lava-jato no Brasil. "Vemos o cidadão preso hoje, sendo processado por situações passadas, e o que parece é que está tudo bem. Já vi muitos rindo, como se nada estivesse acontecendo. Enquanto trabalhadores passam por necessidades diariamente em transporte, saúde e segurança." Ao finalizar, ressaltou que trabalha diariamente para transformar Porto Alegre numa cidade melhor. (CPA)

EFERVESCÊNCIA - Marcelo Sgarbossa (PT) comentou os acontecimentos dos últimos dias, que, para ele, foram de "efervescência política". Para o parlamentar, a posição do governo estadual de extinguir a Fundação Zoobotânica é equivocada. "Privatização, venda, como queiram. Enfim, é algo que não dá nada, não traz economia real, apenas alimenta um discurso de que o governador fez esforço para pagar as contas", avaliou. Sobre a paralisação por três dias dos servidores públicos estaduais, definida nesta terça-feira, Sgarbossa acredita ter sido um "dia histórico de unidade". "Sartori fez Caravanas da Transparência. Foi ao interior apenas para dizer que o estado estava quebrado. Tarso (Genro) preferiu não perder energia se lamentando e foi buscar recursos para o estado ser capaz de investir", comparou. (CV)


Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
          Caio Venâncio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)