Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Na sessão ordinária desta quinta-feira (6/10), vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre trataram dos seguinte assuntos no período de Lideranças:

LIXO - Professor Garcia (PMDB) destacou veiculação no Jornal Nacional, da Rede Globo, nesta semana, sobre o novo processo de coleta de lixo em Porto Alegre."Fiquei feliz por ter visto isso ser divulgado para todo o Brasil. É um bom exemplo que a cidade dá ao País". O vereador lembrou que, no início, o processo de coleta mecanizada, com a instalação dos conteinêres, gerou algumas polêmicas."Agora, de uma forma geral, a população está satisfeita com essa iniciativa". Garcia disse ainda que o novo processo foi pensado pelo ex-prefeito José Fogaça e teve continuidade em sua implementação com José Fortunati. (HP)

ANIMAIS - Adeli Sell (PT) saudou a comemoração pelo Dia Mundial dos Animais, ocorrida no dia 4, e lembrou que lei de sua autoria instituiu o Dia Municipal de Proteção aos Animais em Porto Alegre. Observou que ainda existem muitos animais abandonados nas ruas da cidade, havendo crescimento vertiginoso dessa população. "É preciso cobrar ações da prefeitura para que a cidade seja digna dos seres humanos e animais." Também voltou a cobrar agilidade do Executivo para a concretização do projeto de reforma do mobiliário urbano. "É preciso cuidar do embelezamento e ajardinamento urbano." (CS)

ARENA - Maria Celeste (PT) disse que a Cedecondh está há 15 dias dialogando com os moradores do bairro Humaitá para uma visita ao local onde está sendo construída a Arena do Grêmio, bem como toda região do entorno. Informou que, quando lá estiveram, verificaram a ausência de serviços da Smov e do do DMLU e falta de estrutura para as creches. Criticou, também, o tratamento dado aos trabalhadores que estão executando a obra. Observou que o desrespeito a direitos trabalhistas é um dos problemas. Segundo ela, a garantia da criação de uma comissão de moradores para que a comunidade seja ouvida corre risco porque a OAS não esteve na reunião de hoje que selaria o acordo. (VBM)

COPA - Lurdes da Lomba (PSB) disse que, às vezes, parece que não há miséria em Porto Alegre. Destacou que o assunto predominante na cidade tem sido a Copa do Mundo de 2014. A vereadora afirmou que deseja que a Copa dê muitas alegrias aos turistas, mas que a população porto-alegrense não seja esquecida. Lembrou que moradia digna é um direito de todos, sejam ricos ou pobres, afirmando que alguns direitos, em vez de serem ampliados, são reduzidos, causando grande preocupação das pessoas menos favorecidas. (VBM)

TERCEIRIZADAS - Adeli Sell (PT) sugeriu um pente fino nas empresas terceirizadas pela Prefeitura da Capital. Disse que é preciso ter mais ações integradas dos órgãos do Executivo municipal. Observou que tudo é muito lento e, muitas vezes, inacabado. “Não existe fiscalização. As obras da Rua Jacinto Gomes estão inacabadas”, acrescentou. Também questionou as adoções de praça e citou o exemplo da Praça Garibaldi, adotada por uma empresa, mas que não tem feito quase nada. “Colocaram uma placa, mas não fizeram o ajardinamento e não arrumaram o monumento”, criticou. (VBM)

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)