Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças e Comunicações

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, na tarde desta quinta-feira (8/11), vereadores e vereadoras trataram dos seguintes assuntos nos períodos de Lideranças e de Comunicações:

SINDIPOA - Bernardino Vendruscolo (PSD) cumprimentou a diretoria do SindiPoa e os empresários do ramo gastronômico. Disse que o segmento foi o primeiro a apoiar o projeto, de sua autoria, que cria o Parque Temático da Cultura Gaúcha. Destacou que é de suma importância a cultura regional. “Não há povo inteligente que não valorize o que é seu”, acrescentou. Afirmou que chegou a hora da iniciativa privada participar ativamente das questões dos municípios, dos estados e da nação. Observou, ainda, que os impostos são muito elevados, obrigando a alguns cometerem a sonegação. (VBM)

INFRAERO - Idenir Cecchim (PMDB) saudou a diretoria do SindiPoa e os empresários do setor. Disse que são pessoas que se dedicam aos seus negócios mas que não esquecem da sua cidade. Salientou que tratam de questões onde não existe situação nem oposição, “pois todos comungam das mesmas ideias”. Nesse sentido, lastimou a inércia da Infraero. Afirmou que o órgão é nocivo ao desenvolvimento do turismo brasileiro e que está atrasando o Estado. “É preciso enfrentar essa situação e dar o nome aos bois para que a que a carroça comece a andar”, acrescentou. (VBM)

DINAMIZAR - Engenheiro Comassetto (PT) disse que existe um conjunto de fatores que precisam ser avaliados. Observou que Porto Alegre vem perdendo a sua capacidade de competitividade, salientando que “é inconcebível que uma Declaração Municipal possa levar até um ano para ser liberada pela Prefeitura”. Afirmou que é preciso uma reforma para dinamizar a aprovação de projetos. Lembrou que, pela demora, a Capital vem perdendo recursos para outras cidades. Também enfatizou a necessidade de uma reforma tributária para evitar a evasão de médias e pequenas empresas. (VBM)

BARES - Alceu Brasinha (PTB) disse que sabe quanto é difícil manter uma pequena empresa em Porto Alegre. Destacou que o pequeno e o médio empresário são muito corajosos. Observou que o setor contribui para a geração de emprego e do turismo. Criticou a restrição à vida noturna e conclamou o setor a mostrar a sua força, afirmando que um único dia de bares e restaurantes fechados em Porto Alegre geraria uma grande confusão na cidade. Afirmou, ainda, que a Copa está chegando e que é preciso avançar mais em relação ao funcionamento dos bares e restaurantes da cidade. (VBM)

Texto:  Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)