Vereadores avaliam novos projetos de lei
Estão tramitando na Câmara Municipal de Porto Alegre os seguintes projetos de lei:
CIDADÃO - João Derly (PCdoB) solicita o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a José Carlos Hruby. Natural de Porto Alegre, o homenageado começou a trabalhar aos 16 anos, em 1960, nas Organizações Renner. Em 1982, passou a integrar a diretoria da empresa e, em 2005, participou ativamente no processo de pulverização de seu capital, quando as Lojas Renner tornaram-se a primeira corporação brasileira. Por este processo recebeu o Prêmio Destaque do Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças (Ibef). Atualmente participa também dos conselhos de administração das Lojas Colombo S.A., Tumelero Materiais de Construção S.A. e Auxiliadora Predial Ltda.
VIADUTO - João Carlos Nedel (PP) apresenta o nome Viaduto São Jorge ao equipamento público localizado no cruzamento da III Perimetral com a Avenida Bento Gonçalves, no Bairro Partenon. O vereador lembra que, no Brasil, São Jorge é venerado não apenas pelos católicos, mas, de forma sincrética, também por religiões de linha afro-brasileira. Conforme Nedel, em Porto Alegre os católicos contam com a paróquia São Jorge, criada em 26 de dezembro de 1952. O Calendário Turístico de Porto Alegre tem como festividade oficial da cidade a Procissão de São Jorge, comemorada anualmente, sempre em data próxima ao dia 23 de abril.
BAMBAS - Márcio Bins Ely (PDT) propõe o Diploma de Honra ao Mérito à Sociedade Beneficente Cultural Bambas da Orgia. Campeã do carnaval de rua de Porto Alegre em 2013, a Bambas foi fundada em 6 de maio de 1940, sendo então denominada Grupo Carnavalesco Bambas da Orgia, adotando as cores azul e branco. Em 1973, a escola de samba passou a ocupar a sede do Grêmio Esportivo Força e Luz, no Bairro Rio Branco. Atualmente, a sede administrativa e a quadra dos ensaios ficam localizadas na Rua Voluntárias da Pátria, no Bairro Floresta.
PATRIOTA - Waldir Canal (PRB) defende a concessão do Diploma Honra ao Mérito ao Grêmio Esportivo Patriota. Fundado em 1º de janeiro de 1943, o Grêmio Esportivo Patriota, é o único clube de futebol amador da Capital que, desde sua fundação, nunca encerrou suas atividades esportivas e sociais. Patriota foi o nome escolhido por ser também a denominação da rua onde os jovens que fundaram o clube se reuniam. Esta rua ainda existe nos dias de hoje, porém com o nome de Taveira Júnior, no Bairro Teresópolis.
RUA Engenheiro Comassetto (PT) sugere o nome Rua Paulo Rubilar de Farias ao logradouro conhecido como Rua F Estrada Costa Gama , localizado no Bairro Restinga. Natural de Rio Grande, Farias veio para Porto Alegre com a família aos dois anos de idade. De origem humilde, desde cedo teve de trabalhar para ajudar a família, que morava na periferia da cidade. Era uma pessoa solidária e ajudava instituições de caridade, como o Hospital da Santa Casa. Faleceu aos 57 anos, em janeiro de 1999, quando era uma figura bastante popular no bairro, e muito querido por todos.
Textos: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)