Ato-show

Porto Alegre contra violência e exploração sexual de crianças

Celeste divulgou Disque 100 para denúncias de violência  Foto: Elson Sempé Pedroso
Celeste divulgou Disque 100 para denúncias de violência Foto: Elson Sempé Pedroso

Porto Alegre diz não à violência e à exploração sexual. Este foi o slogan de ato-show realizado nesta sexta-feira (18/5) para marcar o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A atividade ocorreu no estacionamento do Porto Seco, zona Norte da Capital.

 

Estiveram presentes, além de representantes do Ministério Público, entidades, movimentos sociais e comunidade, a presidenta da Câmara Municipal, vereadora Maria Celeste (PT), os vereadores Sebastião Melo (PMDB), Sofia Cavedon (PT), Alceu Brasinha (PTB) e Aldacir Oliboni (PT). Também compareceu a deputada federal Maria do Rosário (PT), coordenadora da Frente Nacional Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente.

 

Na oportunidade, Celeste disse que a escolha do local para a atividade foi simbólica. Ela lembrou que, no último carnaval, uma menina da comunidade foi abusada sexualmente e morta no estacionamento do Porto Seco. A vereadora também destacou a existência do Disque 100, um serviço do governo Federal, para denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

 

“Precisamos romper com o silêncio para manter a vida de nossos jovens”, declarou Maria Celeste. A vereadora disse ainda que Porto Alegre precisa ampliar a rede de proteção para atender os casos de abusos e  exploração sexual infanto-juvenil. 

 

A coordenadora do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Leci Matos, salientou ser preciso levar a questão da violência e do abuso sexual para as instituições educacionais, com objetivo de prevenir jovens e crianças, através da informação. Leci também reclamou do Estado uma melhor estrutura para poder atender os casos de violência contra a infância.

 

O representante da Associação dos Proprietários e Usuários do Porto Seco (APS), Elso Krueger, disse que a entidade fará campanha em repúdio ao ato criminoso ocorrido no local, além de promover a divulgação do Disque-Denúncia (Disque 100), em selos adesivos para caminhões.

 

DISQUE - Conforme dados do Disque-Denúncia, no Rio Grande do Sul, nos três primeiros meses de 2006, foram registradas 185 denúncias de violência e exploração sexual. Em 2007, no mesmo período, esse número aumentou para 221.

 

No dia 23 de maio será realizado, no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal, a exibição do filme Canto de Cicatriz, de Laís Chaffe. Logo após haverá uma mesa redonda com Laís e Helena de Castilhos, Márcia Santana e Elisandro Sabino. A atividade está prevista para às 19h.

 

Alessandra Obem (reg. prof. 6784)