ARTIGO

Porto Alegre precisa de paz

Comandante Nádia*

Sessão para apreciação do projeto de lei complementar do Executivo que cria e funde secretarias municipais. Na foto, vereadora Comandante Nádia
Sessão para apreciação do projeto de lei complementar do Executivo que cria e funde secretarias municipais. Na foto, vereadora Comandante Nádia (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Segurança Pública é um dos temas que mais preocupam os gaúchos. E os recentes acontecimentos no Espírito Santo – onde o caos se instalou desde o dia 4, quando os policiais militares iniciaram uma mobilização por reajuste salarial e cumprimento do cronograma de promoções – só contribuem para aumentar ainda mais a inquietação em relação ao assunto.

Com a experiência de quem trabalhou durante 28 anos na BM posso afirmar que nenhuma instituição substitui a importância da presença da polícia militar para a manutenção da segurança e da ordem pública. 

E como vereadora da Capital, estou determinada a realizar um trabalho diferenciado, promovendo debates com propriedade e conhecimento técnico a respeito de ações efetivas para fortalecer a segurança pública e ajudar Porto Alegre a ser mais humana.

Nesse sentido, esta semana protocolei requerimento de criação da Frente Parlamentar da Segurança Pública Municipal. O objetivo da Frente é aproximar as comunidades das agências de segurança para que elas apresentem suas reais demandas nesta área e, desta forma, o parlamento sirva de canal eficiente de aproximação entre as instituições públicas e a população.

Devolver a segurança para nossa Capital exige responsabilidade compartilhada entre a sociedade, os governos municipal e estadual, e as instituições de Estado. Temos de nos unir de forma que nossa ação seja capaz de neutralizar as mais variadas frentes que contribuem para a disseminação da violência, como o tráfico de drogas, a impunidade do crime organizado, a falência do sistema carcerário, a desestruturação das famílias, entre outras.

Além disso, quero enaltecer o trabalho ininterrupto e amplo realizado pela Brigada Militar em todas as modalidades de serviços que presta ao povo gaúcho e por que não dizer ao povo brasileiro. Porto Alegre precisa de paz!

*Comandante Nádia é Vereadora pelo PMDB.