Presidência

Porto Alegre quer sediar feira regional da CeBIT

Antonioni pediu apoio dos vereadores para a realização da feira em Porto Alegre Foto: Kaiser Konrad
Antonioni pediu apoio dos vereadores para a realização da feira em Porto Alegre Foto: Kaiser Konrad

Porto Alegre recebeu a informação de que pode agendar visita à Feira de Hannover (CeBIT), onde será recebida  pelo presidente e pelo diretor do mais importante e lucrativo evento mundial de soluções digitais do setor de tecnologias da informação. A divulgação partiu do representante da Hannover Fairs do Brasil, Luciano Rufatto, durante a instituição do comitê encarregado de atrair para Porto Alegre a realização de uma das feiras regionais do CeBIT, que será realizado de  15 a 21 de março, na Alemanha. A formação do grupo de Porto Alegre, que tem como objetivo formalizar o convite aos coordenadores do evento para trazer uma das próximas edições regionais da CeBIT para Porto Alegre, aconteceu nesta segunda-feira (22/01), na Sala da Presidência da Câmara Municipal da capital gaúcha. Estiveram presentes empresários e representantes dos segmentos político, empresarial e da área de ciência e tecnologia.

A presidenta da Câmara, vereadora Maria Celeste (PT), pretende contar com o apoio da governadora Yeda Crusius, do prefeito José Fogaça e do governo federal para viabilizar a realização do evento em Porto Alegre. “Esta é uma iniciativa da Casa, compartilhada por todos vereadores, e possibilitará o ingresso, novamente, de Porto Alegre no cenário mundial, a exemplo do Fórum Social Mundial”, disse. Celeste considera fundamental que o comitê tenha a presença de representantes governamentais do Município, Estado e União, bem como da Assembléia Legislativa.

O diretor-presidente da Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software (Softsul), José Antônio Antonioni, ressaltou que a iniciativa representa “trazer o mundo até Porto Alegre”, ao invés de levar as empresas do setor até o evento. “Ainda não temos a dimensão exata da realização da Feira em Porto Alegre, mas, com certeza, significa a presença de países e a ampliação de mercado e de oportunidades de negócios.” O representante  da Hannover Fairs do Brasil, Luciano Rufatto, explicou que a ida da comitiva à Alemanha tem como objetivo também fornecer dados e informações para viabilizar as estruturas de Porto Alegre para sediar o evento.

O vereador Carlos Comassetto (PT), que lidera o movimento na Câmara, considera muito importante a instituição do comitê, principalmente porque se trata de uma articulação política plural. “Além disso, a iniciativa também será capaz de atrair e beneficiar outros setores da economia, colocando Porto Alegre no mapa da tecnologia da informação”, avaliou.

Também estiveram presentes  à instituição do comitê o vice-presidente da Assespro-RS; Márcio Morelli, o presidente da Sucesu nacional e regional e do Comitê Municipal de Ciência e Tecnologia da Informação (Comceti), Roberto Petry, e os representantes do gabinete do deputado estadual Adão Villaverde (PT), Nelson Fugimoto, e da Full Gauge, Antônio Gobbi.

Alexandre Costa (reg. prof. 7587)